Comecei uma construção de um planador HLG (Hand launch glider - Planador lançado a mão). Na verdade foi inspirado no HLG de isopor e bambu do Raphael Rigote (canal Youtube: http://www.youtube.com/user/rapharigoti).
O vídeo o planimodelo abaixo, observe como voa bem.
A princípio achei a idéia um pouco antipática e fiquei desconfiado, usar faca para cortar o perfil alar da asa e bambu com cola quente como reforço, mas fiquei impressionado com os resultados desse moço e resolvi montar um planador baseado na técnica dele.
A diferença é que, usando uma técnica parecida, cortei com cortador elétrico e dei acabamento lixando bem a asa. Curvei os bambus com calor para formar um pequeno poliedro (devo fazer outra sem poliedro para testar uma asa mais semelhante à original). O isopor é o mesmo P0 (de papelaria) com 15 mm de espessura. Usei bambu arredondado no bordo de ataque, bambu afilado no bordo de fuga e dois bambus quadrados como longarinas no parte mais grossa do perfil. O meio da asa foi entelado com cefofane (ficaria com um resultado melhor, acho eu, se eu usasse um soprador térmico para encolher mais o celofane - estou para comprá-lo) e as pontas da asa com fita adesiva colorida para enfeitar mais. A envergadura é um pouco mais de 120 Cm de envergadura e 12 Cm de corda.
Vou instalar dois servos de 9g (não sei como ainda) para usar o esquema de flaperon, isto é muito útil num planador lançado à mão, porque com pouco flaps se aremessa o modelo para com muita penetração subir muito e quando chega lá em cima dá mais flaps e garante mais tempo de planeio. Vou montar a fuselagem mais próximo do original, de isopor P0 e varetas de bambu com cola quente e empenagem de depron.
Asa de isopor de um planador HLG (sem os flaperon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário