Parte II - Modelos elétricos: Uma solução mais barata.
Foto: Parke Flay - Hobbyservice.com.br
Na adolescência já haviam desenvolvido os primeiros aeromodelos elétricos. Vi os primeiros modelos na A.C.A. em Marechal Hermes, ainda não haviam baterias Lipos e motores brushless (duas tecnologias que facilitaram muito as coisas para os aeromodelos elétricos).
Nos anos 90, eu comprava uma revista, não lembro o nome, que preconizava a vulgarização do vôo elétrico, então quando resolvi que ia me dedicar ao hobby, fui com isso na cabeça: voar com aeromodelos elétricos, nada de combustíveis tóxicos e altamente inflamáveis, só plugar a bateria e voar.
Nos anos 90, eu comprava uma revista, não lembro o nome, que preconizava a vulgarização do vôo elétrico, então quando resolvi que ia me dedicar ao hobby, fui com isso na cabeça: voar com aeromodelos elétricos, nada de combustíveis tóxicos e altamente inflamáveis, só plugar a bateria e voar.
Quando cheguei ao Clube o meu instrutor logo me demoveu desta ideia afirmando que eu deveria aprender voar primeiro em Glow (modelo com motor a combustível), porque quem voa em Glow, sabe voar em elétrico.
Não sei se isso realmente é uma regra muito válida, não quero criar polêmica. Nos fóruns de aeromodelismo é uma eterna guerra: Glow x elétrico, qual é o melhor?
Não sei se isso realmente é uma regra muito válida, não quero criar polêmica. Nos fóruns de aeromodelismo é uma eterna guerra: Glow x elétrico, qual é o melhor?
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O que é certo: (pelo menos para o modelo aqui proposto)
a) Aeromodelo elétrico é menor, é mais difícil de ver e mais fácil de perder de vista (isto acontece de verdade, já vi muito gente gritando: -cadê meu modelo!);
b) O modelo é mais leve e apanha mais do vento e da turbulência; (o modelo vira contra a vontade do dono, mas dá para voar de boa, com alguma reserva)
c) A potência que sai do motor é menor, então brigar contra o vento, às vezes é impossível;
b) A carga alar é menor, o que é bom à princípio, porque o modelo plana melhor, tem velocidade de estol menor, mas dá características de vôo irreais em comparação com modelos glow, que desagrada alguns. A maioria não tem trem de pouso e dá para pousar em qualquer matinho, sendo a aterragem muito mais fácil do que com um glow. (meu instrutor chama os elétricos de brinquedinho, como todo respeito ao meu mestre Ferreirinha, acho que é exagero dele!)
Dito tudo isso vamos a pesquisa de preço: (realizada em 16/09/2011)
Item | Preço |
Rádio Turnigy 9x 2.4 Ghz (Brasil) | R$349 (em média) |
Rádio Turnigy 9x 2.4 Ghz (exterior) | US$ 70,00 |
Fuselagem # (Brasil) | R$120,00 a 160,00 |
Eletrônica* (Brasil) | R$ 205,00 |
Eletrônica** (exterior, incluído o frete) | US$ 62,00 |
Carregador/balanceador Turnigy (Brasil) | R$ 90,00 |
***Adicionado em 08/03/2012: No Rio de Janeiro há fabricantes que vendem aeromodelo, eletrônica, bateria e rádio controle por valores entre R$ 400,00 a R$ 600,00. - pesquise ***
Equipamento adquirido todo no Brasil: R$ 755,00 a R$ 800,00
Algumas coisas dá para parcelar no cartão. O rádio escolhido é um Turginy 9x 2.4 Ghz de 9 canais, de razoável qualidade, baseado no FrSky, com muitos recursos e mixagens, dá para voar com helicópteros, planadores e aeromodelos, tem memória para 8 modelos, se não me engano, o receptor custa certa de US$ 9,00, então se você for criar uma esquadrilha de aeromodelos, dá facilmente para por um em cada modelo. O carregador vi no Mercadolivre.
Parte do equipamento adquirido no exterior: R$ 460,00 a 480,00 (dólar à R$ 1,79, está caro)
É necessário cartão internacional e possuir conta no Paypal.com.br, então, se estiver pensando nisso, já pode se inscrever nesse serviço (é seguro), pois demora uns quatro dias para a operadora do cartão liberar. Não parcela.
# A fuselagem que pesquisei são da Baixada Fluminense com 1 metro de envergadura (pode substituí-la por qualquer avião elétrico vendidos nos clubes ou na internete). O primeiro o Cessna da Maishobby.com.br, modelinho em isopor e depron bem simples, bonito e com excelente vôo. O bichinho é guerreiro. Foi muito bem projetado pelo Ney do Aero-Xerem. O segundo modelo, é o da foto acima, do meste Leivan feito em balsa, muito bonito, muito bem construído, voa muito bem. São dois modelos que eu compraria e recomendo.
*A eletrônica é composta de três servos de 9g, bateria 3S 2200 mAh, motor Emax 2822 e ESC apropriado, preço tomado com o Leivan como referência, o preço pode variar para baixo ou para cima, e foi tomado como base para o cálculo aqui presente, acesse o site dele o link está abaixo da foto, entre em contato com ele para confirmar valores se pretende fechar negócio com ele.
**A eletrônica no exterior tomei o preço no site que eu compro Hobbyking.com e a seguinte:
Rádio: Turnigy 9X 9Ch
3 Servos: HXT900
Bateria: Turnigy 20C 3S 2200mAh Lipo
Motor: Turnigy Aerodrive SK3 2826 980kv Brushless Outrunner
ESC: Turnigy ESC 25A Plush
Não está satisfeito em voar com elétrico, quer voar com Glow, quer sentir cheiro de óleo de rícino, então dê uma olhada: Parte I: Glow
Não quer gastar tanto e seu negócio é sujeita e barulho, então acesse a Parte III, Quanto custa voar com modelos usados?
Rádio: Turnigy 9X 9Ch
3 Servos: HXT900
Bateria: Turnigy 20C 3S 2200mAh Lipo
Motor: Turnigy Aerodrive SK3 2826 980kv Brushless Outrunner
ESC: Turnigy ESC 25A Plush
Não está satisfeito em voar com elétrico, quer voar com Glow, quer sentir cheiro de óleo de rícino, então dê uma olhada: Parte I: Glow
Não quer gastar tanto e seu negócio é sujeita e barulho, então acesse a Parte III, Quanto custa voar com modelos usados?
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