Pesquisar neste blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Calculadora de C.G.

Para todos os aeromodelistas quer sejam os que somente pilotam, os que constroem ou projetam seus próprios modelos uma das coisas mais importantes é descobrir o Centro de gravidade do seu aeromodelo. 

No glossário do E-voo.com encontramos a seguinte definição para centro de gravidade é o ponto onde o peso do aeromodelo se concentra, que deve ser ajustado durante a montagem para deixá-lo estável em vôo. (SIC)

Numa asa reta é fácil calcular o ponto em que deverá ficar o centro de gravidade (C.G.), porque a corda média se confunde com a própria corda da asa (largura da asa).

Mas em asas trapezoidais e com enflexamento fica um pouco mais difícil, há métodos bastantes práticos e equações para se descobrir isso na internet.

O método mais prático é usar uma calculadora de C.G. como essa (click na imagem a abaixo para acessá-la)

Percebi duas coisas, a primeira, é óbvia o texto está em inglês, e a segunda é para quem não conhece bem os termos fica muito confuso entender o que é necessário informar e o que o programa retorna.
Aqui vão algumas dicas:
Observe as letras nos parenteses, elas indicam o que representam no desenho da asa à direita, por exemplo, Root Chord (A) é a largura da asa no meio dela; Tip Chord (B) é a largura da ponta da asa; Sweep Distance (S) é a distância entre a frente da asa e a frente da corda na ponta da asa (B), quanto maior esse número for maior é o enflexamento (quer dizer mais para trás a asa é); Half Span (Y) é o tamanho da semi-asa (metade da envergadura). O última dado a ser preenchido é a porcentagem do balanço do MAC (corda média aerodinâmica, em outro post falarei sobre isto), um número conservador é de 25%.
 O botão "Click Me to Compute:" calcula tudo.
 O dado mais importante retornado é o Balance Point Root Chord (CG), que é o próprio ponto do C.G medido a partir da frente da corda da raiz (A). no caso do desenho acima ficou um pouco mais de 6 cm.

Outra ferramenta útil encontra-se nesse link do E-voo, é mais simples e está em português

Outra ferramenta interessante em português é esta, segundo a dica de um anônimo, calcula enflexamento positivo, e até asas complexas  (até 6 paneis distintos).
Wing CG Calc - calculadora de CG

Note no label "Panel x" os botões "+1" (verde) e "-1" (vermelho),  permitem adicionar/retirar paneis em asas que pela complexidade de sua geometria exija isto.

Link da ferramenta: WingCGCalc



2 comentários:

  1. Propaganda:

    Para uma calculadora de CG em português e que ainda suporta asas com enflechamento negativo e asas complexas (até 6 painéis distintos): http://wingcgcalc.bruder.com.br/

    ResponderExcluir