Pesquisar neste blog

sábado, 23 de julho de 2011

Teste do método de corta asa trapezoidal - para o Fly

Hércules e eu estamos projetando (inventando) um modelo desmontável o "fly-in-work", doravante chamado de Fly (é mais fácil), o desenho básico que estamos usando a asa é trapezoidal, seguindo o método do meu último post consegui esse resultado.

Há, como em tudo, uma curva de aprendizado, tive muito trabalho para determinar o ponto de referência para ancorar o fio quente, a melhor forma que encontrei foi arbitrar um ponto qualquer afastado na mesa de trabalho, traçando uma linha reta para referência, e usando um gabarito de cartolina no formato da asa, aproximei-o e o afastei-o até encontrar o ponto certo de por a placa, marquei, pus a placa da asa e mandei ver, deu certo.

Mas tive alguns problemas, anotei errado onde ficava o bordo de ataque e cortei a asa ao contrário, quer dizer, o enflexamento da asa era para ser menor (a do bordo de fuga). Pelo menos usando as marcas não cortei duas asas direitas ou esquerdas (tome cuidado isto acontece muito). Outro conselho é usar como teste isopor p0 (de papelaria).



Até que gostei da qualidade do corte, mas a próxima ficará melhor.


Notei, também, após analisar bem as asas, que numa asa fiz um washout e na outra fiz um washin (quer dizer a torção da ponta da asa ficou para cima). Para cortar a segunda semi asa eu não reposicionei o ponto de ancoragem do fio, nem o calço, eu simplesmente cortei a asa com o gabarito invertido, não deu certo, é necessário fazer modificações para cada semi asa. Na próxima eu acerto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário