Prólogo - A forma correta para iniciar no aeromodelismo
Quando iniciei no hobby do aeromodelismo, tentei fazer da forma mais correta possível, então, pesquisei em fóruns da internete sobre o assunto e de lá recebi o conselho que deveria primeiro visitar um clube de aeromodelismo, procurar um instrutor e me informar quais equipamentos comprar.
Quando iniciei no hobby do aeromodelismo, tentei fazer da forma mais correta possível, então, pesquisei em fóruns da internete sobre o assunto e de lá recebi o conselho que deveria primeiro visitar um clube de aeromodelismo, procurar um instrutor e me informar quais equipamentos comprar.
No Aero-Nova Iguaçu, que atualmente voa no CMVM (Clube Militar da Vila Militar em Deodoro/RJ) conheci Ferreirinha ex-piloto de asa delta, aeromodelista R/C e U-control, atualmente instrutor com mais de 30 anos de experiência no hobby:
Lá ele me apresentou a seguinte lista de equipamentos básicos:
Essa lista é rígida, ele não muda, nem a adapta por nada. Ele prescreve esta receita de sucesso para todos os aspirantes a aeromodelistas (e são muitos, há sempre fila para voar no aero-escola dele). Ele afirma algo assim: "Você precisa de um bom equipamento. Senão não saberá se é você que não sabe voar ou é o modelo que está com problemas...".
1 - O caminho correto e seguro
Este é o OS MAX .55 BE, que comprei seguindo a lista dele:
É indiscutível, um bom motor, confiável, durável, aceita bem erros na hora de amaciar. É só montar no modelo e dar partida. Por ser movido a álcool de cana é muito econômico (da para voar mais de 15 minutos e voltar com combustível no tanque, isto usando tanque normal de 260 c/c).
Eu poderia ter usado os confiáveis e já bem testados OS xxAX movidos à metanol, mas confesso que tenho medo desse combustível por ser tóxico, então recorri ao combustível mais seguro. Os de metanol custam US$ 200,00 (sem frete) na HobbyKing.com. No Brasil é um pouco caro.
2- Há outro caminho?
Até agora nenhuma novidade, não é? Usar um motor de primeira linha para não ter dores de cabeça, mas o quanto isto é uma verdade absoluta se compararmos esse motor a uma solução baixo custo como os corajosos motores ASP:
a) Propaganda boca á boca
Ouvi falar desse motor pela primeira vez na pista da boca de outros aeromodelistas mais experientes do que eu. Eu acho que sempre começa assim, a inserção de um produto novo de qualidade não reconhecida e preço atrativo, alguém com alguma experiência ou muita coragem, lê ou pesquisa algo na internete, lê um review positivo em uma revista especializada e decidi fazer um teste, compra e põe em teste o produto e começa a expor suas experiências, fazendo uma "propaganda boca à boca" do produto, todos que confiam nele ou vêem os bons resultados ficam tentados a seguir aquele caminho. Até porque qual aeromodelista que tem um motor só?
No caso dos motores ASP tenho certeza que foi assim que se deu. Muitas pessoas falando bem desse motor, realmente mostrando o desempenho do "bicinho" berrando num rassante pela pista! Ai muitas outros pessoas começaram a comprar e testar e falarem bem.
b) Relação de custo e benefício e economia versus economicidade
Com certeza no momento em decidimos adquirir um produto o preço é fator essencial, mas o preço em relação ao tempo de utilização do produto, também, é outro fator importante.
Isto é fácil de entender se o motor do nosso aeromodelo puder ser usado por vintes anos em vários aeromodelos diferentes, mesmo se custar bastante o uso prolongado fará valer a pena.
Quanto a isto, a escolha de um motor de primeira linha está bem, um motor mais caro que dure muito se paga ao longo do tempo, mas o que dizer de um motor barato como um ASP (~US$ 80,00 já com frete)? Na minha opinião poderá valer também. Um motor barato que pode durar alguns anos pode valer a pena, usando um raciocínio invertido, gastar pouco agora e depois, quando for o caso, gastar um pouco novamente. No caso, a vantagem é a diferença entre economia e economicidade.
Economicidade é termo ouvido na administração pública para demonstrar a necessidade de economizar com inteligência acima de tudo, mais que simplesmente economizar, é fazer isto com método.
Por exemplo, se alguém comprar uma impressora barata, mas de má qualidade, o tempo que perderá operando/reparando a impressora, não valerá a economia de dinheiro. Por isso afirmo que há a necessidade de usar o raciocínio frio e lógico para sopesar se a decisão de adquirir um motor barato pode ser viável como primeiro motor, ou um motor para um novo modelo.
Qual a primeira lição em aeromodelismo? "Só existem dois tipos de aeromodelos os que caíram e os que vão cair..." Então a lenha é algo quase esperado, em caso de uma lenha mais grave a possibilidade de um dano ao bloco do motor ou coisa mais grave é possível, apesar de raro, então pois, trocar tais peças, é mais caro e tão trabalhoso, como comprar outro motor barato e amaciá-lo, ai está a tal economicidade, a tal economia com método e com raciocínio, gastar pouco para gastar pouco novamente em futuro a médio prazo.
Não havendo uma lenha grave comum um motor ASP, este vai durar alguns anos em relação ao motor de primeira linha, e nada prova que os motores antigos de marca que duravam trinta anos na época dos nossos pais, ainda hoje, duraram tanto tempo assim, as fábricas de motores de primeira linha estão se mudando para a China e perdendo qualidade por uma questão econômica, porque o fabricante faria um motor que durasse para sempre? Não é melhor fazer um produto que quebre com o tempo, isto se chama obsolescência prevista.
3- Opiniões dos que testaram e aprovaram
As opiniões dos que testaram sempre é muito positiva, até um pouco exagerada, talvez haja algum aumento de percepção em relação as boas qualidades do motorzinho guerreiro. É óbvio, se você gostar de algo, tenderá a falar muito bem daquilo, dirá que é "muito bom", então com nossa sensibilidade vamos tirar o "muito" e ficar com o "bom" que este é mais certo. Não quero depreciar o motor, muito menos quem os elogia, somente quero chamar atenção para uma questão de percepção da realidade sobre as coisas que nos cercam, até entrei para o clube e comprei um também, testarei em novo modelo em um futuro próximo e com muito alegria.
Do portal E-voo.com extrai os seguintes comentários emblemáticos:
"muito bom motor, tenho 2 os e 2 asp, sinceramente não vejo diferença!!!" (bilibira )
-------------------------------------------
"Olá pessoal
Tenho voado meu T-34 Mentor da Radar/TWM com esse excelente motor ASP .52, com hélice APC 11x6, vela OS A8 e glow 10/18%... Ficou muito rápido!!!
O segredo deste motor é o amaciamento, depois é só ajustar a alta e ser feliz!!! Diversão garantida!!!
Tenho um OS 55AX amaciado e lubrificado na caixa e nem penso em tirá-lo de lá tão cedo....
Melhor do que ASP 2 tempos só ASP 4T. O ASP .61FS também é fantástico.
Para mim ASP é o melhor motor na avaliação de custo-benefício!!!" (Ricardo Kruger)
---------------------------------------------
"ricardo , no meu não foi só regular a alta e ser feliz não , tambem foi preciso mexer no parafuso da lenta...
eu regulei da seguinte forma :
agulha de alta 1 volta e meia , liga o motor , acelera devagar até o fim pra limpar o motor , depois deixa na lenta por uns 10 segundos e acelera tudo de uma vez. se o motor engasgar , feche 1/4 do parafuso da lenta.... liga denovo , acelera pra limpar , deixa 10 seg na lenta , e acelera tudo , se engasgar , fexa a lenta mais um pouco. ... liga denovo , mesmo procedimento , espera 10 segundos , acelera. se morrer de forma brusca , fexou a lenta demais , abre 1/8...
quando o tempo de resposta ficar 100% , acelere e coloque o modelo a 90º , motor pra cima , e ajuste a agulha da alta (se morrer quando colocado a 90º , abra a agulha da alta.)colocado 90º , acelera , se voce ve que o motor não apita , e sai muita fumaça pelo escapamento , está afogado , fexe a agulha ( com o motor acelerado ) até apitar.
SEMPRE regule a agulha da alta com o motor pra cima , a 90º
NUNCA regule o parafuso da lenta com o motor em funcionamento
SEMPRE tenha alguem segurando o modelo pra fazer as regulagens
FICA PERFEITO. RECOMENDO." (sylviocrazypilot)
--------------------------------------------------------------
4- Problemas/defeitos atribuídos ao motor
Como qualquer peça de produção em massa há relatos de defeitos ou impropriedades de fábrica, são três as principais queixas:
i) Limalhas e cavados de metal deixados em várias partes dentro do motor, causam grandes danos ao motor quando dada a partida. A solução é desmontar o motor por inteiro e limpá-lo cuidadosamente, tomando o cuidado de montá-lo da mesmo forma que foi desmontado com as peças na mesma posição e alinhamento.
ii) Camisa do pistão muito justa na pasta superior do pistão causando atrito exagerado no final do curso. Isto causa dificuldades ao girar o virabrequim principalmente quando o pistão atinge aquele ponto, barulho e vibrações ao ligar o motor. Segundo relatos há praticamente um degrau, onde deveria haver uma conicidade no pistão (esta conicidade faz parte da engenharia do motor que é feito como uma espécie "defeito" na geometria do cilindro para quando as peças se ajustarem no amaciamento tudo acabe totalmente alinhado e funcionando bem). Isto se resolve enriquecendo a mistura e mandando ver no amaciamento. No vídeo abaixo o problema apesar de sério foi resolvido assim:
iii) Problemas de regulagem entre testes no chão e vôos e problemas com a regulagem na agulha de lenta. Alguns atribuíram este defeito ao fato do motor se portar um pouco diferente ao voar de quando está no solo. A solução está deixá-lo aquecer em marcha lenta e regulá-lo usando o expediente de inclinar o bico do avião para cima na vertical(a posição modifica a mistura) e ver se o motor apaga, verificando o sistema de alimentação de combustível como um todo, mangueiras de combustível, mangueira de pressão, pescador, etc. Há um relato de que a vibração exagerada causaria a desregulagem da agulha de lenta. De modo geral alguns tiveram que mexer na agulha de lenta para alcançar bons resultados.
Os links para referência:
http://200.155.12.89/forum/viewtopic.php?p=1115886
http://200.155.12.89/forum/viewtopic.php?p=1073913
http://www.hangar3d.com/index.php?option=com_fireboard&Itemid=47&func=view&id=3657&catid=9
5- Conselho se você quiser iniciar com esse motor
Acompanhando o raciocínio dos 3B (bom, bonito e barato) este valente motor é uma boa e viável escolha para motorização de um treinador baixo custo e ótimo opção para quem começa e não quer/não pode gastar muito. Mas siga um pequeno conselho: Procure alguém com experiência ou acumule conhecimento necessário através de bastante leitura, de preferência ambos, antes de tirá-lo da caixa! Minha dica é encomendá-lo na HobbyKing.com e enquanto aguarda os 40 dias para a entrega (e a demora dos nossos Correios) procurar ajuda e ler muito sobre o assunto.
6- Manual de amaciamento
O E-voo.com maior portal de aeromodelismo elétrico do Brasil, também, é manancial de conhecimentos para nós do glow, no link abaixo há um manual simples em português de um motor com as mesmas caraterísticas do ASP:
Manual de amacimento do motor ASP 2T 52A
Leiam isto, vai ajudá-los. Quanto a isto um motor de primeira linha não fará melhor, para amaciar o meu (OS MAX 55AX-BE) tentei usar as instruções manual em português e simplesmente o motor não funcionava e nem funcionaria com a regulagem indicada lá, o problema é que os motores a etanol são mal lubrificados e têm que funcionar um pouco gordos naturalmente em comparação aos de metanol, amaciando com a mistura muito gorda (rica) e a mistura indicada como ideal no manual era por demais pobre.
7- Dúvidas, peculiaridades e vendas
Algo bem simples com referências ao motores ASP é que são vendidos dois tipos de cada cubagem (dois .52 e dois .61), um com e outro sem a agulha de alta acoplada ao carburador. Não há diferença no desempenho apreciável, somente a peça é separada para ser acoplada na carenagem e no outro não.
Esses motores costuram chegar juntos na distribuidora da loja virtual da HobbyKing.com e costumam acabar logo, o suprimento é abastecido a cada duas semanas e devem ser encomendados logo, então peçam que a loja que avise por email, é lógico se optarem comprar naquela loja virtual.
No Brasil em rápida pesquisa vi o motor 52 sendo vendido a preços entre R$190,00 à R$ 280,00 (pesquisa 06/12/2011).
Conclusão - Os motores ASP não bons, bonitos e baratos, mas não são perfeitos
Estes motores parecem ser feitos com materiais de excelentes qualidades e excelente engenharia, não deve nada aos motores de primeira linha, tenho certeza que o "gargalo" esta no controle de qualidade, não é incomum que os motores virem com cavacos de metal até no cilindro, obrigando todos os felizes proprietários a desmontarem os motores para fazer uma boa inspeção.
São mais difíceis de amaciar e dependem muito de um bom processo de amaciamento para terem um excelente desempenho, ponto que todos destacam como muito positivo nesse motor.
Tido isto, o motor possui mais virtudes do que defeitos.
Instrutor Ferreirinha segurando um modelinho elétrico - foto da minha coleção |
Rádio Futaba 6 canais 2.4 GHz, Avião (Avistar) .40, Motor OS Max .40 a .55 (letra do próprio Ferreirinha) |
1 - O caminho correto e seguro
Este é o OS MAX .55 BE, que comprei seguindo a lista dele:
OS MAX 55AX-BE - Bio ethanol - R$ 557,00 numa loja do Rio de Janeiro, pesquisa realizada em 06/12/11. |
É indiscutível, um bom motor, confiável, durável, aceita bem erros na hora de amaciar. É só montar no modelo e dar partida. Por ser movido a álcool de cana é muito econômico (da para voar mais de 15 minutos e voltar com combustível no tanque, isto usando tanque normal de 260 c/c).
Eu poderia ter usado os confiáveis e já bem testados OS xxAX movidos à metanol, mas confesso que tenho medo desse combustível por ser tóxico, então recorri ao combustível mais seguro. Os de metanol custam US$ 200,00 (sem frete) na HobbyKing.com. No Brasil é um pouco caro.
2- Há outro caminho?
Até agora nenhuma novidade, não é? Usar um motor de primeira linha para não ter dores de cabeça, mas o quanto isto é uma verdade absoluta se compararmos esse motor a uma solução baixo custo como os corajosos motores ASP:
2T - ASP S52A - US$ 76,00 (produto + frete para o Brasil) - Hobbyking.com |
a) Propaganda boca á boca
Ouvi falar desse motor pela primeira vez na pista da boca de outros aeromodelistas mais experientes do que eu. Eu acho que sempre começa assim, a inserção de um produto novo de qualidade não reconhecida e preço atrativo, alguém com alguma experiência ou muita coragem, lê ou pesquisa algo na internete, lê um review positivo em uma revista especializada e decidi fazer um teste, compra e põe em teste o produto e começa a expor suas experiências, fazendo uma "propaganda boca à boca" do produto, todos que confiam nele ou vêem os bons resultados ficam tentados a seguir aquele caminho. Até porque qual aeromodelista que tem um motor só?
No caso dos motores ASP tenho certeza que foi assim que se deu. Muitas pessoas falando bem desse motor, realmente mostrando o desempenho do "bicinho" berrando num rassante pela pista! Ai muitas outros pessoas começaram a comprar e testar e falarem bem.
b) Relação de custo e benefício e economia versus economicidade
Com certeza no momento em decidimos adquirir um produto o preço é fator essencial, mas o preço em relação ao tempo de utilização do produto, também, é outro fator importante.
Isto é fácil de entender se o motor do nosso aeromodelo puder ser usado por vintes anos em vários aeromodelos diferentes, mesmo se custar bastante o uso prolongado fará valer a pena.
Quanto a isto, a escolha de um motor de primeira linha está bem, um motor mais caro que dure muito se paga ao longo do tempo, mas o que dizer de um motor barato como um ASP (~US$ 80,00 já com frete)? Na minha opinião poderá valer também. Um motor barato que pode durar alguns anos pode valer a pena, usando um raciocínio invertido, gastar pouco agora e depois, quando for o caso, gastar um pouco novamente. No caso, a vantagem é a diferença entre economia e economicidade.
Economicidade é termo ouvido na administração pública para demonstrar a necessidade de economizar com inteligência acima de tudo, mais que simplesmente economizar, é fazer isto com método.
Por exemplo, se alguém comprar uma impressora barata, mas de má qualidade, o tempo que perderá operando/reparando a impressora, não valerá a economia de dinheiro. Por isso afirmo que há a necessidade de usar o raciocínio frio e lógico para sopesar se a decisão de adquirir um motor barato pode ser viável como primeiro motor, ou um motor para um novo modelo.
Qual a primeira lição em aeromodelismo? "Só existem dois tipos de aeromodelos os que caíram e os que vão cair..." Então a lenha é algo quase esperado, em caso de uma lenha mais grave a possibilidade de um dano ao bloco do motor ou coisa mais grave é possível, apesar de raro, então pois, trocar tais peças, é mais caro e tão trabalhoso, como comprar outro motor barato e amaciá-lo, ai está a tal economicidade, a tal economia com método e com raciocínio, gastar pouco para gastar pouco novamente em futuro a médio prazo.
Não havendo uma lenha grave comum um motor ASP, este vai durar alguns anos em relação ao motor de primeira linha, e nada prova que os motores antigos de marca que duravam trinta anos na época dos nossos pais, ainda hoje, duraram tanto tempo assim, as fábricas de motores de primeira linha estão se mudando para a China e perdendo qualidade por uma questão econômica, porque o fabricante faria um motor que durasse para sempre? Não é melhor fazer um produto que quebre com o tempo, isto se chama obsolescência prevista.
3- Opiniões dos que testaram e aprovaram
As opiniões dos que testaram sempre é muito positiva, até um pouco exagerada, talvez haja algum aumento de percepção em relação as boas qualidades do motorzinho guerreiro. É óbvio, se você gostar de algo, tenderá a falar muito bem daquilo, dirá que é "muito bom", então com nossa sensibilidade vamos tirar o "muito" e ficar com o "bom" que este é mais certo. Não quero depreciar o motor, muito menos quem os elogia, somente quero chamar atenção para uma questão de percepção da realidade sobre as coisas que nos cercam, até entrei para o clube e comprei um também, testarei em novo modelo em um futuro próximo e com muito alegria.
Do portal E-voo.com extrai os seguintes comentários emblemáticos:
"muito bom motor, tenho 2 os e 2 asp, sinceramente não vejo diferença!!!" (bilibira )
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"Olá pessoal
Tenho voado meu T-34 Mentor da Radar/TWM com esse excelente motor ASP .52, com hélice APC 11x6, vela OS A8 e glow 10/18%... Ficou muito rápido!!!
O segredo deste motor é o amaciamento, depois é só ajustar a alta e ser feliz!!! Diversão garantida!!!
Tenho um OS 55AX amaciado e lubrificado na caixa e nem penso em tirá-lo de lá tão cedo....
Melhor do que ASP 2 tempos só ASP 4T. O ASP .61FS também é fantástico.
Para mim ASP é o melhor motor na avaliação de custo-benefício!!!" (Ricardo Kruger)
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"ricardo , no meu não foi só regular a alta e ser feliz não , tambem foi preciso mexer no parafuso da lenta...
eu regulei da seguinte forma :
agulha de alta 1 volta e meia , liga o motor , acelera devagar até o fim pra limpar o motor , depois deixa na lenta por uns 10 segundos e acelera tudo de uma vez. se o motor engasgar , feche 1/4 do parafuso da lenta.... liga denovo , acelera pra limpar , deixa 10 seg na lenta , e acelera tudo , se engasgar , fexa a lenta mais um pouco. ... liga denovo , mesmo procedimento , espera 10 segundos , acelera. se morrer de forma brusca , fexou a lenta demais , abre 1/8...
quando o tempo de resposta ficar 100% , acelere e coloque o modelo a 90º , motor pra cima , e ajuste a agulha da alta (se morrer quando colocado a 90º , abra a agulha da alta.)colocado 90º , acelera , se voce ve que o motor não apita , e sai muita fumaça pelo escapamento , está afogado , fexe a agulha ( com o motor acelerado ) até apitar.
SEMPRE regule a agulha da alta com o motor pra cima , a 90º
NUNCA regule o parafuso da lenta com o motor em funcionamento
SEMPRE tenha alguem segurando o modelo pra fazer as regulagens
FICA PERFEITO. RECOMENDO." (sylviocrazypilot)
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4- Problemas/defeitos atribuídos ao motor
Como qualquer peça de produção em massa há relatos de defeitos ou impropriedades de fábrica, são três as principais queixas:
i) Limalhas e cavados de metal deixados em várias partes dentro do motor, causam grandes danos ao motor quando dada a partida. A solução é desmontar o motor por inteiro e limpá-lo cuidadosamente, tomando o cuidado de montá-lo da mesmo forma que foi desmontado com as peças na mesma posição e alinhamento.
ii) Camisa do pistão muito justa na pasta superior do pistão causando atrito exagerado no final do curso. Isto causa dificuldades ao girar o virabrequim principalmente quando o pistão atinge aquele ponto, barulho e vibrações ao ligar o motor. Segundo relatos há praticamente um degrau, onde deveria haver uma conicidade no pistão (esta conicidade faz parte da engenharia do motor que é feito como uma espécie "defeito" na geometria do cilindro para quando as peças se ajustarem no amaciamento tudo acabe totalmente alinhado e funcionando bem). Isto se resolve enriquecendo a mistura e mandando ver no amaciamento. No vídeo abaixo o problema apesar de sério foi resolvido assim:
iii) Problemas de regulagem entre testes no chão e vôos e problemas com a regulagem na agulha de lenta. Alguns atribuíram este defeito ao fato do motor se portar um pouco diferente ao voar de quando está no solo. A solução está deixá-lo aquecer em marcha lenta e regulá-lo usando o expediente de inclinar o bico do avião para cima na vertical(a posição modifica a mistura) e ver se o motor apaga, verificando o sistema de alimentação de combustível como um todo, mangueiras de combustível, mangueira de pressão, pescador, etc. Há um relato de que a vibração exagerada causaria a desregulagem da agulha de lenta. De modo geral alguns tiveram que mexer na agulha de lenta para alcançar bons resultados.
Os links para referência:
http://200.155.12.89/forum/viewtopic.php?p=1115886
http://200.155.12.89/forum/viewtopic.php?p=1073913
http://www.hangar3d.com/index.php?option=com_fireboard&Itemid=47&func=view&id=3657&catid=9
5- Conselho se você quiser iniciar com esse motor
Acompanhando o raciocínio dos 3B (bom, bonito e barato) este valente motor é uma boa e viável escolha para motorização de um treinador baixo custo e ótimo opção para quem começa e não quer/não pode gastar muito. Mas siga um pequeno conselho: Procure alguém com experiência ou acumule conhecimento necessário através de bastante leitura, de preferência ambos, antes de tirá-lo da caixa! Minha dica é encomendá-lo na HobbyKing.com e enquanto aguarda os 40 dias para a entrega (e a demora dos nossos Correios) procurar ajuda e ler muito sobre o assunto.
6- Manual de amaciamento
O E-voo.com maior portal de aeromodelismo elétrico do Brasil, também, é manancial de conhecimentos para nós do glow, no link abaixo há um manual simples em português de um motor com as mesmas caraterísticas do ASP:
Manual de amacimento do motor ASP 2T 52A
Leiam isto, vai ajudá-los. Quanto a isto um motor de primeira linha não fará melhor, para amaciar o meu (OS MAX 55AX-BE) tentei usar as instruções manual em português e simplesmente o motor não funcionava e nem funcionaria com a regulagem indicada lá, o problema é que os motores a etanol são mal lubrificados e têm que funcionar um pouco gordos naturalmente em comparação aos de metanol, amaciando com a mistura muito gorda (rica) e a mistura indicada como ideal no manual era por demais pobre.
7- Dúvidas, peculiaridades e vendas
Algo bem simples com referências ao motores ASP é que são vendidos dois tipos de cada cubagem (dois .52 e dois .61), um com e outro sem a agulha de alta acoplada ao carburador. Não há diferença no desempenho apreciável, somente a peça é separada para ser acoplada na carenagem e no outro não.
Esses motores costuram chegar juntos na distribuidora da loja virtual da HobbyKing.com e costumam acabar logo, o suprimento é abastecido a cada duas semanas e devem ser encomendados logo, então peçam que a loja que avise por email, é lógico se optarem comprar naquela loja virtual.
No Brasil em rápida pesquisa vi o motor 52 sendo vendido a preços entre R$190,00 à R$ 280,00 (pesquisa 06/12/2011).
Conclusão - Os motores ASP não bons, bonitos e baratos, mas não são perfeitos
Estes motores parecem ser feitos com materiais de excelentes qualidades e excelente engenharia, não deve nada aos motores de primeira linha, tenho certeza que o "gargalo" esta no controle de qualidade, não é incomum que os motores virem com cavacos de metal até no cilindro, obrigando todos os felizes proprietários a desmontarem os motores para fazer uma boa inspeção.
São mais difíceis de amaciar e dependem muito de um bom processo de amaciamento para terem um excelente desempenho, ponto que todos destacam como muito positivo nesse motor.
Tido isto, o motor possui mais virtudes do que defeitos.
Olá Rivaldo,
ResponderExcluirSou aeromodelista do CMVM, fui aluno do Ferreira e o cara é fera... Ainda não tenho um ano(apenas 9 meses) voando glow, mas para quem quer aprender, o Hobbico Avistar é um avião fantástico, e ainda dar base para você migrar para outro aeromodelos(em breve estarei na gasolina).
Neste período já testei algumas marcas de motor, tais como OS, JBA, EVOLUTION e ASP... Concordo com você quando diz que o ASP é bom, bonito e barato, mas nada se compara com o OS MAX 55 AX, pois esse foi o único motor que suporta meu estilo de vôo, testei um ASP e detonei ele em 45 dias.
Também tem os problemas de regulagem, o ASP tem sempre que ficar regulando(chamando o Ferreira), enquanto os OS é só colocar o starter, girar o bichinho e gritar PISTAAA!!!
Respeito a opinião do bom, bonito e barato, mas mesmo sendo mais caro, o OS será sempre infinitamente superior. Quer tirar uma dúvida, veja meu Avistar voando no CMVM...
Grande Abraço,
Heleno Mattoso
Opa Heleno, obrigado pelo comentário.
ResponderExcluirNão preciso tirar qualquer dúvida com relação ao OS MAX ser superior ao ASP, pois eu tenho um 55 BE. Você usa starter? Eu dou partida na mão mesmo! Voa que é uma beleza!
Se leu o post por completo sabe que sou partidário de sua opinião. Pode ver no prólogo como eu falo que o Ferreirinha dá "a receita do sucesso"... Indicando o motor OS MAX.
Com meu post o que fiz foi apresentar uma realidade do hobby: muitos aeromodelistas usando "este outro motor" ou no CMVM não voam com motores ASP?
Grande abraço,
PS: Retornarei ao CMVM para ter o prazer de conhecer o senhor e ver que estilo de voo é este que destruiu um motor ASP em 45 dias.(risos)
Amigo como faço pra entrar em contato com o ferreira, me indicaram ele numa loja aqui no rio de janeiro para instrução de voo.
ResponderExcluirDesde ja agradeço abraço a todos e sucesso.
Senhor Luiz, pelo que saiba, era assim até um ano atrás, ele dá instrução nos sábados e domingos, o dia inteiro a partir das 10h, mais ou menos.
ExcluirEle usa o campo do CMVM-Deodoro. Se não souber onde fica, a esquerda no menu "Destaques/ Link úteis" acesse o post "Principais locais de voo da Região metropolitana do Rio de Janeiro".
Na minha época não era necessário associar-se ao clube para receber instrução, bastava apenas pagar as aulas.
Demora uns dois meses até ser liberado ao voo solo, nas primeiras instruções ela usa o aeromodelo escola dele, para treinar decolagem e pouso ele pede que adquira seu próprio equipamento/avião.
Ele é bem rígido quanto ao equipamento, então, só compre o equipamento, depois de falar com ele.
Ele é o máximo, formou muitos aeromodelistas ao longo do tempo, não vai se arrepender.
To feliz na escolha do meu aero, um avistar elite com motor OS 46 AX (um classico) em tds os sentidos. Muito legal o topico, aliás o blog inteiro. Parabens Rivaldo. Sou praticante de helimodelismo há pelo menos 1 ano e resolvi testar o aeromodelismo. Confesso que não tem igual!
ResponderExcluirBom, quanto ao BBB não significa sinônimo de qualidade. As vzs o barato sai caro. Sempre existirá o de segunda linha, o genérico. O que as pessoas não entendem é que ter um produto de QUALIDADE custa o preço do seu investimento. Irei ser bem enfático fazendo essa comparação. É a mesma coisa que comparar um motor Honda com um Dafra. Não tem comparação !
OS é uma marca consolidada no mercado faz anos. Isso não se ganha da noite para o dia são anos de pesquisas e investimento.
Outro fator é a questão preço, um motor OS 46 AXII ABL custa $140 enquanto um ASP S46AII $55. É gritante a diferença de preços. Não da pra desconfiar que tem algo errado. Olha ela aí de novo, qualidade !!!
Sim, o O.S. é superior, não há dúvidas. Inclusive tenho um O.S., também.
ExcluirO ASP tem se mostrado muito bom, também, ninguém que conheço reclama dele. Há até muito exagero quanto as "qualidades" desse motor.
A engenharia dele é roubada de motores Magnum e se não me engano de Super Tigre. É sensivelmente mais baratos pela jogadas comerciais que a China faz (câmbio baixo da moeda chinesa, etc).
Já desmontei, tentei montar, dei "porrada", consegui montar, pus para funcionar! O motor é bem feito (pelo menos o meu) posso lhe garantir.
Fala amigão Rivaldo....Muito bom seu blog...parabéns e sucesso nas suas informações importantes para os iniciantes em aeromodelismo. se quiser qualquer informação sobre regulagens e ajustes em motores de aeromodelos estou a disposição....para detalhes....A instrução de aeromodelismo em elétricos...glow (a combustível) e jatos a querosene....configuração de rádios....estou no CMVM ao lado da Av. Brasil saída 27 sentido campo Grande depois de Deodoro...
ResponderExcluirNão compre equipamentos...antes dar um voo com meu próprio aparelho com rádio duplo para sua segurança......para depois passar a lista de equipamentos ideal para iniciantes no aeromodelismo.....aulas sábados e domingos das apartir 9:00
e-mail...ferreirinhaflay@yahoo.com.br
21-81801429
Fala mestre!, verdadeira honra receber um comentário teu.
ExcluirVou fazer um post exclusivo com instrutores do Rio de Janeiro, obviamente, meu mestre, estará na cabeça do post.
Continue com o grande sucesso, mestre.
olá rapaziada, tenho um motor asp 52 2t e não mi arrependi 1 segundo de ter comprado este motor,eu não duvido também que os motores OS são superiores e duram mais,,,,aqui em cima neste vídeo que o rapaz mostra e acha que motor veio com defeito de fabricação,( falo com respeito)ele esta enganado,porque??? na parte superior cilindro a + ou - 2 mm do final do curso do pistão o cilindro se afunila, porque?? este não tem anel para compressão do ar e combustível como os motores quatro tempos,então o pistão foi projetado para ter ressalto na parte superio dele imitando um anel só que fixo no pistão e assim que virar o motor(partida) e o pistão chega a parte superior e encontra a parte afunilada ou côneca e junto comprimindo ar e combustível pronto para a explosão e compressão o motor já em funcionamento a temperatura vai subindo e consequentemente a camisa vai se delatando e pistão vai passando mais livre,,,este sintoma de que o motor não gira a volta inteira é quando novo, só até os 3 primeiros tanques,até o fim do amaciamento do motor,,,vou deixa uma ideia sobre como dar as primeiras viradas no motor novo antes do amaciamento sem que fique engripando no final do curso do pistão,,,é simples use um secador de cabelo forte ou um assoprador térmico(aqueles que o pessoal instala ensulfilme em carro,,,,aqueça até chegar uns 50,60 graus e de a partida no motor,faça isso até o terceiro ou quarto tanque(espere esfriar o motor em intervalos de um tanque para outro e repita novamente) e boa o resto é só alegria,,,,,,só lembrando que esta dica só vale para motores abc ou abl motores que não tem anel no pistão ou o melhor não se separa do pistão ex.os motores 4 tempos etc. Rivaldo desculpa envadir,mas ou gostaria de deixa minha ideia pra ajudar os amigos aeromodelistas,,,,abraços amigo tudo de bom...
ResponderExcluirOlá amigo,
ExcluirObrigado pela contribuição.
Forte abraço.
desculpa rapaziada,no final do meu texto eu escrevi motor 4 tempos e esta errado consertando eu quis dizer 2 tempos ex. motores asp 52 etc.
ResponderExcluirboa noite vcs podem me ajudar não estou conseguindo compra pela hobby king!!!
ResponderExcluirOlá Herverton Moser,
ExcluirTe respondo no próximo comentário.
Piloto da Pavuna
ExcluirBom dia caro Heverton!
ESQUECA A HOUBA KING! Eles compram dos chineses e remarcam para revender. Veja o caso dos rádio FLYSKY FS CT6B e HKT6A, são os mesmos, mas com adesivação personalizada! Além disso cobram FRETE, que muitas vezes sai mais caro do que o item. Vou te dar uma dica, compre um modelo que você vai se divertir muito, com quedas quase indestritíveis! Eu particularmente adoro essa marca: WL Toys, tem uma variedade de "brinquedos" de controle remoto. Um bom aviãozinho é o F929 (http://www.banggood.com/Wltoys-F929-Or-F939-2_4G-4CH-RC-Airplane-p-914001.html). Se você comprar na BANGGOOD eles te entregam "DE GRÁTIS", na sua porta e pagando no BOLETO BANCÁRIO! Você vai começando a se "INFECTAR" devagarzinho, com o "AEROVÍRUS MODELISTICUS". Quando der conta, vai estar montando o seu da planta! (http://187.109.78.106/forum/viewtopic.php?t=160490&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=). Um abraço e bons voos!
como faço para fazer o pagamento pois eu não tenho cartão de credito querro pagar avista!!
ResponderExcluirHeverton, para fazer o pagamento você precisa ter cartão de crédito internacional e conta no Paypal.com.br.
ExcluirPelo que saiba não tem outra maneira de comprar, pelo menos a partir do Brasil.
É preciso abrir conta no Paypal (demora alguns dias para liberar), cadastrar teu cartão de créditos e autorizar o débito para pegar o código de liberação na fatura do cartão.
O que quer dizer pagar a vista? Em dinheiro não dá, pelo que saiba não tem como pagar com fatura. Não sei se há transferência bancária.
Obrigado pela visita e boa sorte na compra.
obrigado pela dica vou fazer esse procedimento, vc já compro por lá e confiável as compras? obrigado pelas dicas !!!
ResponderExcluirHeverton,
ExcluirHobbyking.com é confiável sim. Em mais de cem encomendei tive muito pouco problemas com a loja.
bom dia estou aqui de nova pra pedir mais informação a respeito de compras pela hobbyking não conheço muito bem mas deve ter impostos já que o BR gosta disso eu vou pagar os imposto que vem de lá pela receita? mais uma tem como vc me informar já que vcs tem mais conheçimento do que eu quais a peças eu devo comprar pra mim montar uma ero modelo Turbo Raven 3d Motor 30cc de boa qualidade eu to querendo comprar ele na hobbyking tbm oque vcs me diss, tem como vcs passar pra mim quais peças vou presçisar pra montar ele detalhadas fazendo favor me desculpa pela minha incapacidade pois sou leigo no asunto de aeromodelo tou querendo começar agora e abrigado desde já !!!
ResponderExcluirHeverton,
Excluir1- Tu compra normal e eles mandam pelo Correios deles. Quando o produto chega ao Brasil passa pela Aduaneira para cobrar o imposto de importação de 60% do valor do produto + frete (o que acontece é que nem todos os produtos são taxados, pois os auditores não dão conta de taxar devido a própria burocracia deles e sempre cobram o valor que eles querem), então, SE TAXAR, tu paga na boca do caixa dos Correios da tua cidade, ai retira o produto. SE NÃO TAXAR, eles entregam na tua casa.
2- Esse modelo só é adequado para um aeromodelista bastante experiente. Tu, se for novata, não voa nem 3 segundos com ele. É CHÃO NÃO CERTA.
Procure um clube de aeromodelismo ou procure algum aeromodelista experiente para lhe ajudar a comprar um bom aeromodelo treinador (Eu recomendo o Avistar .40), bons equipamentos e PRINCIPALMENTE para lhe dar instrução. Via de regra é muito pouco prático uma pessoa tentar aprender a voar sozinho.
Siga meu conselho e seja feliz.
obrigado pela dica e que na minha cidade não tem niguem que curt aeromodelo mas vou procurar msm assim obrigado !! a e mais qual desse radio e melhoe o turnigy 9xou o 9xr !!!agradeço desde já
ExcluirHeverton, sempre tem alguém voando na tua cidade ou proximidades. Vale a pena aprender corretamente para não desistir prematuramente do hobby.
ExcluirOs dois rádios são basicamente os mesmos, muda a aparência e o módulo de rádio frequência. O 9x já vem com o módulo e receptor, então é plugar e voar. Já o 9XR não vem com módulo e deverá ser adquirido separadamente, isto se deve a falta de confiança dos aeromodelistas com o módulo "original" que vem junto com o 9X, é tanto que o pessoal mesmo no 9X joga aquele módulo fora e põe um outro.
Basicamente esses rádios da Turnigy são baseados no FrSky.
Boa sorte.
Piloto da Pavuna
ExcluirCara! Tú tem certeza absoluta que vai gastar mais de R$ 1.000,00 para começar a voar!? TE INVEJO PROFUNDAMENTE! Imagino quantos modelos em DEPRON eu poderia fazer e me divertir com essa fortuna! Veja no YOUTUBE o canal FLITE TESTE, para desviar o seu "foco" em pensar como todo novato pensa!
olha eu aqui de novo eu descobri que tem uma maneira de recarregar a sua conta do paypal via boleto já com o iof incruso e nem presiça de cartão de credito agora eu não estou sabendo como preencher o numero do meu telefone para completar o pedido vcs podem me ajudar !!!! desde já agradeço pois vcs já compraram lá vcs devem saber como é !!!1
ResponderExcluirHeverton, pode me explicar melhor a tua dúvida.
ExcluirSeria algo assim 55215555-5555. O "55" é o código do Brasil "21" o código da tua área, pus o meu, é óbvio e "5555-5555" é o teu número, é isso?
ha e mais fiz um pedido errado como faço pra cancelar ele ainda não paguei ele ainda esta na minha conta pode me ajudar!!!
ResponderExcluirHeverton, já vi que resolveu não seguir meu conselho e comprar os equipamentos sem orientação. Tomará que se dê bem, mas cuidado na escolha do local um aeromodelo pode voar sem controle por quilômetros de distância e vira um míssil balístico.
ExcluirÉ só não pagar e fazer outra compra. Se quiser cancelar é só logar e acessar "Orders" lá terá opção de cancelar.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirnão meu brother estou ouvindo o seu concelho vou montar o aero que e mai dificil e depois eu vou procurar alguem pra me ensinar não estou saindo fora do seu conselho não estou seguindo ele !!!
ExcluirHeverton, okay
ExcluirMas tem que pegar um modelo treinador. Não adiantará ter aulas em um modelo acrobático ou esporte, porque eles são menos estável do que o treinador.
Há muitas questões envolvidas motorização, servos, etc. Essa parte, também, é complicada para um novato resolver, mesmo que ele leia bastante sobre o assunto.
Deveria procurar o instrutor primeiro. Só para ter uma ideia um instrutor profissional tem os equipamentos de treino, incluindo o aeromodelo e só ir tomar aulas.
Qual modelo que pretende montar na Hobbyking?
bom dia Rivaldo vou encomendar um eletrico pra mim treinar mas já vou usar nele um radio melhor pra ir me acustomando com ele, vou comprar um avião treinador asa alta e um radio turnigy 9xr com modulo frsky! obrigado pelas dicas eu pesquisei e encontrei uma turma grande de aeromodelista na minha cidade eles tem ate um aeroporto particular numa chacarra pra ele se divertir hoje atarde eu vou ir ver eles voando!!!
ExcluirOlá Heverton, tu deve ser muito bem recebido no clube.
ExcluirTenha paciência, não queira resultados imediatos; escute os mais velhos no hobby.
Muito boa sorte.
obrigado Rivaldo pelas dicas vc ajudou muito nas minhas pesquisa de aeromodelos !!!!
ExcluirHeverton, disponha.
ExcluirPiloto da Pavuna
ResponderExcluirBem, gosto é gosto!
Quando comecei, o melhor custo benefício era um TX de 4 canais.
Meu primeiro equipamento em meados de 1998, e ainda uso até hoje, foi um Tx Futaba Skysport T4VF (FM 72MHz 4 canais) atualmente com 5 canais; um motor OS Max 40 LA e um aeromodelo Kadet Seniorita SIG. Posso dizer que era o padrão, pois além de um 6 canais ser absurdamente caro, o que eu faria com os outros canais?
CustoXBenefícioXAprendizagem= Um elétrico, o que voo atualmente. http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=160490
Piloto da Pavuna,
ExcluirSou de Belford Roxo
Sim, hoje é questão de gosto a questão elétrico vs glow.
Ótimo equipamento que começou (até hoje é bom). Tenho um TX Futaba Conquest 4 canais.
Esse shock é bom para aprender a voar? Muito interessante o projeto.
Piloto da Pavuna
ExcluirSou um entusiasta do Tucano, juntei o útil ao agradável, já que o Shock é "pau pra toda obra", guardando os cuidados de não abusar das quedas! Ele é rápido e fácil de fazer, a eletrônica é "padrão" dos aeros basicões. Voa Muuuuiito bem! Escolhi o shock pelo fato de que no local que voo, Morro do Milagres (Parque Barreto), atrás do Shopping Grande Rio, São João de Meriti, (https://maps.google.com.br/?ll=-22.796222,-43.347352&spn=0.008338,0.013937&t=h&z=17) , ser um terreno ruim para aviões com trem de pouso. Dê uma olhada no YOUTUBE - Tucano Shockflyer com Mísseis - Pavuna
http://youtu.be/6lqg17U17FI
Muito interessante o aeromodelo. O lançamento é muito legal.
ExcluirPreciso conhecer esse point de voo, já passei próximos várias vezes. Só não entendi por onde se sobe até esse morrote aí.
Tem três acessos:
Excluira) Um pela Rua Anastácio Corrêa;
b) Um pela Rua Senhor do Bonfim; e
c) O que mais uso, pela Rua Maria Soares Sendas (entrada pelo estacionamento ao lado da Casa Show).
Para quem gosta de voar tranquilamente, é um ótimo lugar!
BOA TARDE RIVALDO. GOSTARIA DE SABER COMO COMPRAR UM RADIO FUTABA DE 4 OU 5 CANAIS, COM RECEPTOR E CARREGADOR, PARA O MEU TIO, QUE SEJA MAIS BARATO NOVO NAO ENTENDO MUITO, ESTOU NA PAVUNA RJ. OBRIGADO
ResponderExcluirOlá, quer Futaba novo ou usado? Quer comprar no Brasil ou no exterior?
ExcluirAmigo, gostei muito do seu blog, parabéns. Mas verdade seja dita, o motorzinho ASP não vai durar nem 5 anos, mas quantos aeromodelistas você conhece que desistiram nos primeiros 5 anos? Com relação ao Motor ASP eu estou usando o meu primeiro e estou achando incrível. Tenho um monte de motor glow, mas um monte mesmo, quase 20 motores, e os que me deram mais dor de cabeça foi o Evolution, Saito e Super Tigre Chinês. Sou aeromodelista desde 1997 mas não sou viciado no hobby. Abraço!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Rivaldo Voador...Vai ser inaugurado dia 06 e 07 dezembro em Tingúa-Nova Iguaçu o CLUBE ASAS DO TINGUÁ....o Primeiro Clube particular homologado pela Federação de Aeromodelismo (COBRA), com estrutura de primeiro mundo, com pista de 300 metros, para voos de jatos a querosene, aviões de grande escala....área para helicopteros.....área para carros off-road...e lago de 100 metros para barcos e veleiros rc...com restaurante e salas climatizadas com televisão para esposas e convidados que não quiserem ficar pela pista,,,,berçario para os pimpolhos....grande área de estacionamento...cobertura e segurança paa os visitantes padrão internacional....vale a pena ver...com preços acessiveis para quem quer se divertir.. para quem tem helicoptero real, o clube possui 2 heliponto.......falar direto com o presidente....99866-8376 Sidey
ResponderExcluirFerreira
Instrutor de Voo Aeromodelo RC
Muito bom mestre Ferreirinha, Asas de Tinguá despontando como um dos melhores clubes de modelismo do Brasil...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Rivaldo tudo bem!
ResponderExcluirGostaria de uma informação por sua.
Quero colocar um motor no meu albatroz para motor .60 a .90, só queria comprar um asp .61 2t, porém tem um amigo querendo me vender um os .55ax usado, e disse que dá certo também, e até mais pegada que o asp .61 2t, Será que vale a pena?
Grato
GILMAR
gostaria de saber o nome do fabricante dos motores OS.
ResponderExcluiratenciosamente,
joab fabricio de oliveira
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Ola tenho um um avião Desi com motor tem que fazer uma revisão e estou a venda para desocupar lugar na minha casa
ResponderExcluirTel e 11967257356 quem teve interesse chama no WhatsApp que mando a foto
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