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terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fazendo combustível para motores O.S. BE (bio-ethanol) - parte II


Continuando o artigo sobre como fazer combustível para motores O.S. bio-ethanol, destacando que o "bio" é óbvio, pois o álcool etílico é feito de cana-de-açúcar.


Bio-Ethanol - combustível comercial
OS MAX .55 AX-BE
1- Como foi  a experiência de usar um combustível caseiro:

Quero compartilhar minha experiencia com o combustível "feito em casa" para este excelente e econômico motor O.S. MAX BE, FOI EXCELENTE! Não pude notar qualquer diferença entre o combustível comercial (de excelente qualidade, isto é inegável) e o made by Rivaldo Voador. O motor mostrou a mesma potência, torque, rotação, confiabilidade e economia, também, mostrou os mesmos problemas, ou melhor, as mesmas peculiaridades em relação a gostar de rodar um pouco "gordo", não gostar de "pegar" quando o motor está muito quente e "apitar" menos na hora de regular a mistura, quer dizer, se ficar muito pobre a mistura o motor começa a variar a aceleração e morre. Neste caso quando se mede a temperatura passa dos 90º C e não pega até ficar morno novamente.

Resumindo: Depois de quase seis meses de uso do combustível "feito em casa", usando a receita dada pela própria distribuída do combustível comercial e usando os produtos da qualidade recomendada, não dá para perceber diferença no desempenho do motor entre o combustível comercial e o caseiro.

2- Onde comprar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro:

Os dois produtos químicos necessários para preparar o combustível são vendidos da Distribuidora de Produtos Químicos São Lázaro, situada na Rua Conde Agrolongo, 1092 - Penha, Rio de Janeiro - RJ, telefone: (21) 3592-6774. Para acessar o sítio eletrônico (clique aqui), mas não há muitas informações no sítio eletrônico, além da lista de produtos e o contato por formulário/email.

Para comprar é necessário fazer um cadastro na loja, é necessário apresentar o CPFCarteira de identidade, um comprovante de residência (se não me engano) e eles pedem o número do BRAmas não o exigem, então leve estes documentos. Nas próximas vezes basta se identificar para comprar.

Abaixo a localização no Google Maps da Loja:

Exibir mapa ampliado

3- O que comprar:

Para preparar o combustível, é importante ter alguns aparatos simples de química como uma provetacopo de Becker e um funil. Podem ser comuns e feitos de plásticos, poderíamos fazer o combustível sem eles, mas tê-los facilita muito e podem ser adquiridos na própria loja e são baratos.

É lógico que deve ser adquirido o álcool absoluto (99,5%) que é vendido em embalagens de 5 litros (custa ~R$ 5,00 o litro) e o óleo de rícino, que na loja é chamado de óleo de mamona, que é a mesma coisa, é vendido em embalagens de 1 litro (custa ~R$ 15,00 o litro). Importante ressalva que deve ser feita é que o óleo vendido lá NÃO É o óleo de rícino purificado para analise ou PA. O óleo tem cheiro muito forte, mas não parece  com o cheiro de óleo de rícino que sobra na queima nos motores, mas apesar disso é  cristalino. 

Li em alguns fóruns de discussões que este óleo é bom o suficiente para usar. E usar um óleo para PA seria considerado um exagero, todos do meu clube, que fazem combustível caseiro usam este óleo com diversas marcas de motores sem reclamações.

Li, também, em fóruns que alguns filtravam com dois filtros de papel para coar café o óleo de mamona antes de misturar ao álcool para reter impurezas invisíveis a olho nu, o que segundo quem postouaumentaria a qualidade do óleo.


4- Passos para preparar o combustível:


É muito simples preparar o combustível basta seguir alguns passos e prestar atenção em algumas coisas. Sequer as substâncias são tóxicas, o álcool não deve ser bebido, mas não é venenoso. O rícino do óleo de mamona é destruído no processo de produção, então, também, não é venenoso, não beba, pois deve dar diarreia, evite coçar os olhos, pois dá uma pequena coceira, mas como qualquer substância química deve-se ter cautela. Há risco sério de incêndio. NÃO FUMEM PERTO!

a- Coar o óleo de mamona

Se você, como eu, acreditar nas tais partículas invisíveis no óleo de mamona não purificado ou querer seguir os mesmo passos que eu faça o seguinte: 

Use o copo de Becker:
Copo de Becker

E um suporte para filtro de café grande comprado em qualquer supermercado:

Suporte de filtro de papel para café - grande

Ponha dois filtros de papel no suporte e acomode o suporte no copo de Becker de modo seguro e despeje devagar o óleo que é relativamente viscoso dentro do filtro até enchê-lo. Isto é um exercício de paciência, pois demora de dois a três dias para coar 1 litro de óleo, mas para coar uns 100 ml o suficiente para fazer 1,1 litro de combustível deve levar só umas quatro a seis horas, o que dará para fazer uns bons vôos.  

b- O quanto fazer de combustível por vez:

Um conselho, não faça mais combustível do que necessário para voar em um ou dois finais de semana, pois a umidade do ar degrada o combustível, como ficamos abrindo e fechando a garrafa de combustível no campo em condições adversas isto o contamina invariavelmente com água, é lógico que em um dia isto não fará mal, mas em vários dias causaria impacto na qualidade do combustível, então NÃO FAÇA 5 LITROS de combustível e leve ao campo. Talvez o tal antioxidante do combustível comercial faça falta, se você acreditar que isto seja verdade.

Também, um importante argumento é que da primeira vez que fizer o combustível você pode errar algo, se estragar um litro de combustível sobrara mais quatro para tentar.

c- Como preparar o combustível

Relembrando a receita 1 parte de óleo de rícino para 10 partes de álcool absoluto (99,5%).


INFORMAÇÃO ADICIONADA EM 17/04/2012:
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DICA IMPORTANTE DO MOURA, experiente aeromodelista e que faz combustível há muito anos: a receita correta seria 1 parte de óleo de rícino para 9 partes de álcool absoluto, isto faria que a razão entre óleo/álcool ficasse exatamente 10 e 90%, respectivamente. Usando a receita que uso, a razão seria de 9.1% de óleo para 90.9% de álcool.

Segundo ele, a porcentagem correta de óleo para combustível etanol é 10%.

A receita dele é correta e segura, porém, muito conservadora. É sabido que os atuais motores são construídos a partir de uma metalurgia muito superior aos motores da época dos nossos pais e avós, de modo que os atuais motores suportam uma menor lubrificação sem maiores problemas.

A dica do Moura não deve ser desmerecida, nem eu a desmereço, é tanto que estou a incluindo aqui com destaque, mas acho para mim a minha receita está funcionando muito. Então use seu critério para decidir.

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Então usando a proveta, pois é mais fácil de visualizar e dosar e  não sujará o álcool (veja o texto abaixo), mas pode ser usado o próprio copo de Becker:

Proveta - melhor que seja de pelo 500 ml

Usando o funil posto dentro da proveta despeje devagar (senão entorna tudo!) o álcool até a marca desejada, por exemplo, 500 ml, ponha numa mesa para ver a marca com precisão (a proveta funciona com um nível de pedreiro) se tiver passado um pouco da marca desejada, despeje com a própria proveta de volta no recipiente de álcool (por isto é bom começar pelo álcool e usar a proveta para não sujá-lo com óleo). Ponha o álcool medido no vasilhame de combustível que você levará ao campo com ajuda do funil. Repita tantas vezes quanto for necessário para completar o combustível que você quiser fazer, por exemplo, se for fazer um mais ou menos um 1 litro, serão duas vezes, se for fazer  ~1,5 litro, serão três vezes. Lembrando que sempre dará um pouco mais de combustível, pois entrará mais uma parte de óleo para cada 10 partes de álcool.

Depois usando o copo de Becker para não misturar o álcool com o óleo, caso seja necessário despejar de volta ao recipiente o óleo, se você passar um pouco da marca desejada, ponha a décima parte do que pôs de álcool, por exemplo, para um 1 litro de álcool, meça 100 ml de óleo, ou para 1,5 litro de álcool meça 150 ml de óleo e despeje no vasilhame de combustível que levará ao campo. Mexa um pouco, você perceberá que o óleo de mamona se dissolverá muito bem ao álcool e não decantará, bom eu não consegui perceber isto e o próprio movimento da viajam ao campo de voo deve remisturar muito bem o combustível.

O COMBUSTÍVEL ESTARÁ PRONTO!

d- Tingir o combustível

O combustível fica praticamente incolor, então fica difícil enxergá-lo na mangueira do motor, então para tingir o combustível é muito fácil, pegue celofane colorido, destes vendidos em papelaria, corte um pedaço do tamanho da metade de uma folha de papel e ponha dentro do combustível balance um pouco e tire o plástico e estará tingido.

18 comentários:

  1. Ola Rivaldo.
    Desculpas por dar um pitaco em seu combustivel.
    Tenho pesquizado varios anos sobre combustiveis,e também fasso o meu proprio para glow,e para BIO.
    Normalmente o bio,o recomendado de oleo é 10%
    de preferencia Mamona(ricino).
    Então seria neste caso 900ml etanol 100ml oleo.
    Abraços.
    Moura.
    Cascavel,PR

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    1. Senhor Moura, obrigado pela dica, realmente da maneira que eu faço (1 parte de óleo para 10 de álcool)fica, então, 9.1% de óleo para 90.9% de álcool. Vou até acrescentar sua valiosa experiência no corpo do post, mas continuarei fazendo e recomendando da maneira que faço, porque para mim está funcionando muito bem.

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    2. Ok Rivaldo time que esta ganhando realmente não deve ser mudado.
      Eu tenho 53anos comecei no u-control.
      Conheço o pessoal da Dimetil que faz o combustivel oficial
      os tipos de oleo que voce imaginar já testei.
      hoje uso Motul Micro como sintetico,e oleo de ricino degomado
      como lubrificantes,já usei Klotz,Raid,Dimetil,etc...
      O oleo sendo de boa qualidade voce pode continuar usando este percentual sem problemas,e le digo mais o combustivel oficial do BE não é lá estas coisas,o motor não pode passar
      de 8500 rpm que já aquece,eu voo direto com um dos primeiros
      BE do Brasil,nunca tive problemas,porém só uso como lubrificante e 10% oleo de ricino de boa qualidade,e etanol
      termometro e tacometro,para monitorar.
      É isto.
      Abraços.
      Moura.

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    3. Puxa vida senhor Moura, que bom que tem, também, um O.S BE é um excelente motor.

      Se o senhor quisesse poderia dividir toda essa experiência com a fabricação de combustível com conosco.

      O senhor tem algum tutorial ou post em blog ou fórum de discussões, explicando técnicas?
      Se quiser/puder me escreva, meu email esta no lado esquerdo, em "Quem sou eu", que eu monto um post com fotos, croquis, esquemas necessários. Daria todo crédito ao senhor, é obvio.
      Por exemplo, o senhor poderia nos explicar que óleo Motul Micro é esse e para que serve, ou o que é óleo de rícino degomado e qual é vantagem de usá-lo.

      Novamente, obrigado pelas dicas.

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  2. Ok Rivaldo.
    Estou tentando enviar alguns dados a voce pelo seu e-mail
    do gmail,mas estao retornado.
    Abracos.
    Moura.

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    1. Senhor Moura, recebi duas mensagens eletrônicas provenientes do seu email.

      Uma mensagem com texto e outra com duas imagens.

      Agradecido.

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  3. ola rivaldo, meu nme é cesar, meu email é cesarapblanco@hotmail.com. tenho uma duvida, espero que possa me ajudar.
    voce usou etanol ou metanol? pois na minha cidade nao tem metanol, entao gostaria de saber se tem como fazer o combustivel com etanol e se vc tem como mepassarpor favor as medidas. espero sua resposta.deixei acima meu email. obrigado e parabens pelo blog

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    1. Olá César, usei ETANOL (álcool de cana) porque meu motor pede esse combustível.

      Caso seu motor seja um dois tempos normal ele vai usar METANOL (álcool normalmente sintético).

      Pelo que sei pode usar etanal ao invés de metanol, mas aí tem que experimentar as proporções e por UMA LEVA MAIS QUENTE.

      Nunca tentei fazer isso, mas se você fosse fazer a experiência começaria com uma média entre a proporção clássica para metanol (1 para 5) e a proporção do etanol (1 para 10), sei lá 1 para 7? E veria o que dá.

      Tu vai arrumar o óleo de rícino onde?

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  4. Olá Rivaldo, qual a regulagem das agulhas (alta e baixa), quantas voltas em media? Tenho um e esta desconfigurado as agulhas, e não consigo colocar mais para funcionar. Me da um help.
    meu email. emersonpmatos@gmail.com

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    1. Olá Emerson, qual é o teu motor. Cada motor tipo de motor tem uma quantidade de voltas para começar a regulagem.

      Estou mandando uma cópia desta resposta para teu email.

      Aguardo tua resposta.

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    2. Olá Rivaldo, estou fazendo uma experiencia com o motor asp 46, troquei a vela original pela BE, tive que refazer a rosca. O motor funcionou beleza no primeiro tanque , deixei meio gordo, mas fui mexer na agulha de baixa, e agora não sei a configuração original. Se vc tiver qualquer informação sobre regulagem das agulhas, me passe. agradeço sua atenção. Vou postar um video do motor em funcionamento.

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  5. Pessoal, estou com uma dúvida que foje um pouco do assunto por ser sobre automodelo... preciso muito tirar uma dúvida... ao misturar metanol junto com a acetona, o próximo passo para adicionar o oleo de ricino seria filtrá-lo antes? desde já agradeço.

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  6. Ola Tiani, se esta conseguindo o ricino 100% puro, não precisa filtrar, mas se não ou não tem certeza do oleo, deverá filtra-lo por segurança, assim como descreve o nosso amigo Rivaldo, apenas aconselho a aumentar o numero de buracos no coador pode produzir varios furos em toda a base assim diminuirá o tempo de filtragem. meu email maujferreira@hotmail,com

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  7. Ola Tiani, se esta conseguindo o ricino 100% puro, não precisa filtrar, mas se não ou não tem certeza do oleo, deverá filtra-lo por segurança, assim como descreve o nosso amigo Rivaldo, apenas aconselho a aumentar o numero de buracos no coador pode produzir varios furos em toda a base assim diminuirá o tempo de filtragem. meu email maujferreira@hotmail,com

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  8. Ola bom dia senhores pilotos, o motivo do meu contato e para saber como faso para preparar o combustivel bioetanol. pois tenho um OS55 Bioetanol!!! Tenho em maos, o Alcool absoluto 95,5% O Oleo de rinço E a proveta, Meus E-MAIL De contatos, bambuebambu@hotmail.com e apsoliapsol@gmail.com Obrigado!!! Agnaldo,

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    1. Alessiana, no corpo do post já explica como fazer, dê uma olhada.

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  9. parabens pela materia, qual seria o combustivel ideal para este http://www.aliexpress.com/item/TAIYO-15-Methanol-Engine-full-set-for-Model-Airplane-100-New-Japanese-Original-Engine-Aircraft-Sets/32380734550.html ? obrigado

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  10. Essas medidas (metanol e óleo de ricino) também servem para motor de 15 - auto modelo?

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