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domingo, 26 de fevereiro de 2012

Visita ao Aero-Xerém em 25/02/2012

Em um dia muito quente eu, meu primo Pedro e meu sobrinho Hércules fomos ao Clube de Aeromodelismo Aero-Xerém. Não foram muitos aeromodelistas, acho que pela proximidade com o final do carnaval.

Tucano T-27 simplesmente maravilhoso. Pena que não tive a oportunidade de gravá-lo em vídeo em voo:
Tucano T-27 - observe o detalhe do co-piloto.
Ligando o motor:
Tucano T-27  dando partida 
O modelo foi posto em aceleração e deixado na base até o fim do tanque, talvez para algum teste:
Tucano T-27 - em aceleração máxima

Este Piper Cherokee elétrico voou bastante lá, infelizmente não o gravei em vídeo.
Piper Cherokke elétrico em passagem em baixa altitude
O Piper Cherokke elétrico não tinha trem de pouso, mas era munido de peças que protegem a asa ao tocar o solo:
Piper Cherokke elétrico - detalhe de abas de segurança abaixo das asas
Piper Cherokee vindo para pouso:
Piper Cherokee - quase tocando o solo.


Este Funtana X estava ótimo e foi magistralmente pilotado, deveria ter captado o voo em vídeo.
Funtana X - belo modelo.

Mayhem 40 com excelente motorização fez belo voo.
Mayhem 40
Mayhem 40

Fizemos experiência com o GPS Data Logger como forma de gravar a velocidade e o caminho percorrido pelo aeromodelo em voo.

Estava vendo um vídeo do Antônio Lázaro que entrou na era do voo FPV (first person view - ou visão em primeira pessoa) com OSD (telemetria) que informava em tempo real a velocidade do modelo. Muito maravilhoso, mas acho que para modelos no-FPV nossa solução mais simples seja mais recomendada, porque não agrega peso nada e não cria arrasto.
No notebook em primeira mão vimos o caminho percorrido pelo modelo e podemos até reconhecer que foi aquilo mesmo que o modelo fez.
O GPS Data Logger gera um arquivo que no Google Earth fica assim:
Tracker log com waypoints gerado pelo GPS Data Logger - note que ele informa a velocidade do modelo a cada ponto.
Com os waypoints (os pontos com as informações) a imagem fica muito poluída, mas se desabilitá-los na "Barra lateral" do Google Earth e afinarmos a linha do tracker log (caminho) obteremos o seguinte resultado:
Tacker log (caminho) do voo do Avistar no teste realizada naquela manhã.
Na "Barra lateral" do Google Earth desabilitando o tracker log (caminho) e desmarcando todos os waypoints e depois manualmente marcando os waypoints que nos interessam e usando a aba "Caminho" da ferramenta "Régua" podemos traçar uma manobra específica. Abaixo eu tracei a manobra de decolagem:
Caminho extraído do tracker log na decolagem - observe que meu sobrinho ao decolar foi levemente para esquerda e depois virou para a direita.
Se quiser ver o tracker log que gerou as imagens acima clique aqui para baixá-lo (acesse "Arquivo", depois "Fazer download"). O arquivo é aberto com o Google Earth.

Fiz há pouco um post sobre o assunto: GPS Data Logger usado em aeromodelos para medir velocidade


Peripécias no nosso Avistar .40
Avistar .40 - observe a câmera embaixo do trem de pouso.
Este é o vídeo resumo dos vôos do Avistar pilotado por meu sobrinho:


Ele errou no pouso (final do vídeo acima) e amassou o trem de pouso:
Avistar .40 com trem de pouso amassado - detalhe da câmera em cima da asa. 
Infelizmente a mini câmera HK não funcionou corretamente e não captou vídeos onboard. Estamos desconfiados que seja vibração em excesso, vamos estudar mais o problema e postarei o resultado depois.  

O Funder & Lightning KFm2 com 110 Cm de envergadura fez um voo seguro:
Funder & Lightning KFm2
Vídeo do voo do Funder & Lightning KFm2:

A motorização estava fraca, o modelo era mantido no ar por causa da baixíssima velocidade de estol, mas não era possível fazer acrobacias com segurança.

Parecia um modelo para velhinhas! Isto me desagradou muito porque a proposta do modelo é outra, que tem um potencial de acrobacia muito bom. Voltaremos a bancada e testaremos outros conjuntos motorizações/hélices. Se quiser ver detalhes do modelo acesse o post: Funder & Lightning KFm2 - voo e queda

Slideshow das fotografias do dia:

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