Eu, meu sobrinho e meu primo Pedro visitamos o Aero-Xerém, voamos, fotografamos e conversamos muito sobre assuntos relacionados ao aeromodelismo.
Nosso Avistar .40 com o superdimensionado motor O.S MAX .55AX-BE está bem rápido e está nos deixando muito orgulhosos quanto a isto, apesar de ser um treinador e não ser o forte dele.
Em determinado momento meu primo perguntou se tínhamos ideia qual era a velocidade máxima que nosso modelo alcançava, respondemos que não sabíamos, então ele perguntou qual era a capacidade útil de carga do modelo, o que ele queria saber era se daria para o modelo carregar o GPS dele para sabermos a velocidade.
Em determinado momento meu primo perguntou se tínhamos ideia qual era a velocidade máxima que nosso modelo alcançava, respondemos que não sabíamos, então ele perguntou qual era a capacidade útil de carga do modelo, o que ele queria saber era se daria para o modelo carregar o GPS dele para sabermos a velocidade.
Avistar .40 com GPS Data Logger instalado embaixo do trem de pouso |
O aparelho que ele tem não lembra em nada um GPS comum, o aparelho é do tamanho de uma caixa de filme fotográfico, deve pesar uns 60 g. Ele armazena em um chip a cada período de tempo pré-programado (1s ou 10 s, por exemplo) a posição geoespacial de pontos formando um caminho. Medindo a distância entre aqueles pontos e calculando usando por referência o tempo pré-programado dá para estimar a velocidade média entre cada ponto, e, também, permite visualizar a trajetória percorrida usando o Google Earth.
Segundo meu primo, após a experiência, ele atualizou o firmware (programa que controla o dispositivo) e agora ele, também, grava a velocidade em Km/h, facilitando muito o trabalho, pois não há necessidade de cálculos.
Na prática cria um rastreamento completo dos movimentos do aeromodelo, conforme a imagem abaixo:
Observem que as curvas convergem para uma linha que é a pista onde estava fazendo as passagens. |
O GPS Data Logger grava o dia, mês, ano, hora e segundos de cada ponto permitindo saber qual é a ordem em que eles se sucedem. |
Esta imagem mostra as redondezas do Aero-Xerém:
O clube fica onde está o marcador - dá para ver uma estrutura vertical que é a cobertura, a pista é a grama mais clara do lado esquerdo da estrutura |
Clique aqui para fazer o download do tracker logger que gravamos naquele dia (Vá em "Arquivos", depois "Fazer download") - É visualizável com o Google Earth (clique aqui para baixá-lo)
O vídeo do voo em que gravamos o GPS logger:
Resultado calculado pelo meu sobrinho das velocidades do modelo:
- Taxiando: 6 a 10 Km/h
- Decolando: 27 a 52 Km/h
- Primeira volta com motor com regulagem ruim: 81 a 100 Km/h
- Pouso para ajustar a agulha de alta: Alça da curva: 50 km/h; aproximação final: 37 Km/h e toque: 25 Km/h
- Melhor volta: 105 a 132 Km/h!
Este modelo é muito parecido com o GPS Data Logger usado na experiência que realizamos e pode ser comprado por menos de R$ 200,00 no MercadoLivre.com:
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