Estou apresentando este humilde tutorial com o fito de ajudar de aeromodelistas que estão adquirindo motores O.S. MAX BE (bio-ethanol) e não encontram na internete muito material se suporte sobre amaciamento desses motores.
O.S MAX .55AX-BE (bio-ethanol) |
Este pequeno tutorial é dedicado a novatos como eu, então vamos presumir que você não tem nenhuma experiência nesse assunto, então, se faz importante algumas ponderações:
a) Amaciar é uma tarefa para ser feita com tempo de sobra;
b) Com a mente voltada a tarefa e vazia de outras preocupações;
c) É para ser feito com calma e requer muita paciência e persistência;
d) Por pequenos erros/enganos pode não funcionar nas primeiras tentativas;
e) É melhor executado por apoio de uma pessoa;
f) Nenhum manual/tutorial, vídeo explicativo pode substituir completamente a experimentação, então há muito a aprender com a pratica;
f) Nenhum manual/tutorial, vídeo explicativo pode substituir completamente a experimentação, então há muito a aprender com a pratica;
Se você não for uma pessoa paciente, não gostar de passar raiva, for muito ocupado, ou sem tempo disponível, talvez deva estudar a possibilidade de pagar alguém com experiência para amaciá-lo para você.
Lembre-se que o hobby é para diverti-lo e não para irritá-lo mais.
Lembre-se que o hobby é para diverti-lo e não para irritá-lo mais.
Divirta-se não se irrite com o aeromodelismo |
Mas se gosta de desafios, gosta de tarefas DIY (faça você mesmo) e não se importa em "perder tempo" para aprender algo novo, então valerá a pena continuar.
Prólogo - Conhecimentos básicos:
b) O que é amaciar um motor?
Amaciar são os processos que permitem que as partes móveis de um motor se ajustem visando prolongar a vida útil e o correto funcionamento de um motor novo.
b) Geometria da camisa do pistão do O.S MAX BE:
Geometria do motor O.S MAX AX-BE - camisa cônica |
A camisa é cônica (tipo ABC, pistão de Alumínio, cilindro de Brass ou latão e superfícies de Cromo), então este motor não pode ser amaciado completamente frio, para que a camisa se ajuste é preciso que ele esteja quente.
Isto quer dizer que o motor é muito duro para girar quando chega ao curso final superior, é óbvio que depois de amaciado esta característica diminui embora nunca fique completamente amacio naquele ponto.
Isto quer dizer que o motor é muito duro para girar quando chega ao curso final superior, é óbvio que depois de amaciado esta característica diminui embora nunca fique completamente amacio naquele ponto.
c) Posição correta da hélice
Isto é muito importante, se você for dar partida à mão. A hélice tem que ser instalada de tal forma que quando o curso final superior do pistão (o ponto que há resistência para girar o virabrequim) é alcançado a hélice deve estar na posição do ponteiro pequeno do relógio como se estivesse às 2 horas, tal posição facilita bater manualmente o motor para pô-lo em funcionamento.
Veja a foto abaixo:
Imagem mostra a posição correta da hélice para dar partida (às 2h) - A partir desse ponto há uma certa resistência ao giro. |
Se for usar stater elétrico como sugerido no manual acho que tal preocupação seja desnecessária.
d) Agulha de alta rotação
O único ajuste que é necessário fazer ao amaciar o motor é na agulha de alta rotação, abrindo e fechando para pôr o motor em regimes de funcionamentos diferentes (quatro e dois tempos) e para enriquecer e empobrecer a mistura, o que diminui e aumenta a rotação máxima, esfriar e aquecer o motor, então saber usá-la é essencial, treine com o motor desligado para não cometer erros no momento do amaciamento.
O termo "mistura" refere-se a quanto de combustível entra no carburador para misturar-se com o ar. O termo "pobre" refere-se a pouco combustível e "rico" para muito combustível que entra no carburador para se misturar a mesma medida de ar.
1- O que é necessário dar partida/usar o motor glow (especialmente em motores O.S BE):
Para usar um motor glow é necessário ter alguns aparatos simples e indispensáveis. Quase tudo é muito óbvio, mas é bom passá-los em lista:
a) Acendedor de vela ou ni-starter: Usado para aquecer a vela no momento da partida no motor;
b) Starter elétrico ou um bastão para bater a hélice: usados para produzir o movimento inicial no motor no momento da partida;
c) Chave de vela: É a 5/16, a padrão da Hobbico serve. É usada para tirar e colocar a vela do cabeçote.
d) Bomba de combustível: Usado para abastecer e desabastecer o tanque de combustível do aeromodelo. Para motores BE é a bomba usada para metanol.
e) Filtro de combustível: Usado para reter alguma partícula ou impureza antes de chegar ao carburador e evita entupimentos.
f) Tubo de silicone: Usados como manqueiras de combustível e pressão no aeromodelo e usado na bomba de combustível.
g) Vela para O.S BE: Lembre-se que a vela é diferente das O.S para metanol.
Controles da mistura dos motores O.S MAX AX-BE |
O termo "mistura" refere-se a quanto de combustível entra no carburador para misturar-se com o ar. O termo "pobre" refere-se a pouco combustível e "rico" para muito combustível que entra no carburador para se misturar a mesma medida de ar.
A agulha de alta rotação se aperta (fecha) como um parafuso padrão. |
1- O que é necessário dar partida/usar o motor glow (especialmente em motores O.S BE):
Para usar um motor glow é necessário ter alguns aparatos simples e indispensáveis. Quase tudo é muito óbvio, mas é bom passá-los em lista:
a) Acendedor de vela ou ni-starter: Usado para aquecer a vela no momento da partida no motor;
b) Starter elétrico ou um bastão para bater a hélice: usados para produzir o movimento inicial no motor no momento da partida;
c) Chave de vela: É a 5/16, a padrão da Hobbico serve. É usada para tirar e colocar a vela do cabeçote.
d) Bomba de combustível: Usado para abastecer e desabastecer o tanque de combustível do aeromodelo. Para motores BE é a bomba usada para metanol.
e) Filtro de combustível: Usado para reter alguma partícula ou impureza antes de chegar ao carburador e evita entupimentos.
f) Tubo de silicone: Usados como manqueiras de combustível e pressão no aeromodelo e usado na bomba de combustível.
g) Vela para O.S BE: Lembre-se que a vela é diferente das O.S para metanol.
2- Manual dos motores BE em português com possível erro
Está amplamente divulgado na internete, mas acho importante deixar o link para o manual em português: http://www.bioetanolfuel.com.br/Manual/Manuais_OS-BE_35_55_75_120.pdf
Como qualquer manual, tem informações de menos, é um pouco confuso, mas leiam o manual, porque, mesmo assim ele possui informações importantes!
Com todo o respeito aos redatores do manual, mas acho que ele tem pelo menos uma impropriedade ou erro importante que dificultou muito nossas vidas de novatos (Hércules e eu).
Não tenho certeza se é um erro ou uma pequena confusão, mas deixou ao meu sobrinho e eu muito atrapalhados, mesmo lendo e relendo o manual e tentando segui-lo precisamente.
O erro ou a confusão está na página 30, item 3, refere-se a tabela de posições de fábrica da agulha de alta:
3 voltas e meia (55BE, o motor que nós amaciamos) é por demais "podre", pelo menos para meu .55BE. O nosso O.S BE hoje com o motor já amaciado e funcionando que é uma maravilha está com 4 voltas, meia volta mais rico!
O que me levou a pensar que seria um erro no manaul foi a afirmação que segue no segundo parágrafo da página 31:
"A regulagem de fábrica assegura mistura rica", seriam 3 voltas e meia a partir da agulha toda fechada para o 55BE, mas regulado assim o motor apitava, esquentava e apagava em 30 segundos, bom pelo menos o nosso! Estávamos na época usando o combustível comercial para amaciá-lo.
ME INDAGO: Será que há alguma coisa errada com meu .55BE??? Que o faz funcionar com a mistura mais pobre do que o normal??? Se o seu motor .55BE ficar com a mistura rica com 3,5 voltas na agulha de alta, por favor, me informe por email (está em "Quem sou eu") para acrescentar esta informação aqui.
IMPORTANTE: Para conseguir a tal "mistura rica" no meu .55BE, depois de passar muita raiva, achar que tinha estragado o motor, pensado que o motor estava com defeito, eu fui abrindo a agulha até chegar a 6 voltas, então o motor funcionou de forma estável em "regime de quatro tempos".
Será que eu entendi algo errado? Abaixo tem um vídeo tutorial muito bom do usuário cjsninojr, na verdade o vídeo tutorial tão simples e didático que praticamente dispensa o trabalho que subscrevo, naquele vídeo ele repete o mesmo valor, mas no vídeo propriamente dito quando o motor é ligado está funcionando bem "gordo" (termo comum no campo, igual a mistura rica) e em "quatro tempos".
Meu conselho é USE A REGULAGEM APONTADO NO MANUAL PRIMEIRO, MAS fique atento ao som do motor, ao ligar ele deve ter este som:
É bom treinar o ouvido, então ouça várias vezes. Regule a agulha (abra) até chegar a este ponto.
Como treinamento escute, também, o som de "dois tempos" do motor quando a agulha de alta está mais fechada:
3- O amaciamento
Pensei em fazer um vídeo tutorial mostrando o processo, mas encontrei este ótimo no Youtube do usuário cjsninojr:
O autor está de parabéns pela iniciativa.
O processo todo é, resumidamente, dar partida no motor com a mistura muito rica e som de "quatro tempo" e deixá-lo assim por 1 minuto, depois fechar a agulha até o som ficar de "dois tempo" por 10 segundos, abrir a agulha para voltar ao som de "quatro tempo" por mais 10 segundos e assim por diante até o tanque acabar (página 33, item 2 do manual).
O que posso acrescentar que é bom ter alguém para cantar o tempo de mudança dos regimes de quatro para dois tempos e vice e versa. O processo todo demora bem mais tempo do que mostrado no vídeo, tudo deve demorar uns 10 minutos (o motor com mistura rica gasta bem mais combustível).
O motor demora meio segundo para responder ao ajuste da agulha, então feche/abra meia volta e espere o resultado, depois se percebe o ponto certo de cada mudança ("quatro" ou "dois tempos") e ficará fácil.
O que fiz a mais, mas foi da minha cabeça e não dou garantias, foi repetir com mais dois tanques esta última parte do processo de trocar os regimes de quatro para dois tempo a cada 10 segundos, mas pensando como o motor foi concebido para funcionar melhor em voo, isto deve ter sido desnecessário.
Para finalizar o amaciamento, já pronto para voo, deve dar partida no motor, empobrecer a mistura até chegar ao regime "dois tempos", mas sem exageros, quer dizer, a mistura deve continuar rica e a máxima rotação não deve ser alcançada (o fenômeno conhecido por "apitar" não deve acontecer) fazer alguns vôos assim e sem levantar muito o bico do modelo em voo (isto empobrece a mistura), e ir fechando um pouco (1/8 de volta) por voo para alcançar a potência máxima.
-----------------------------------------------------------------------------
Ultima observação: Requer paciência, mas dá para amaciar sem starter elétrico, batendo na mão mesmo.
-----------------------------------------------------------------------------
Bom amaciamento e excelentes vôos.
Como qualquer manual, tem informações de menos, é um pouco confuso, mas leiam o manual, porque, mesmo assim ele possui informações importantes!
Com todo o respeito aos redatores do manual, mas acho que ele tem pelo menos uma impropriedade ou erro importante que dificultou muito nossas vidas de novatos (Hércules e eu).
Não tenho certeza se é um erro ou uma pequena confusão, mas deixou ao meu sobrinho e eu muito atrapalhados, mesmo lendo e relendo o manual e tentando segui-lo precisamente.
O erro ou a confusão está na página 30, item 3, refere-se a tabela de posições de fábrica da agulha de alta:
Cerca de 3,5 voltas (35BE e 55BE) |
3 voltas e meia (55BE, o motor que nós amaciamos) é por demais "podre", pelo menos para meu .55BE. O nosso O.S BE hoje com o motor já amaciado e funcionando que é uma maravilha está com 4 voltas, meia volta mais rico!
O que me levou a pensar que seria um erro no manaul foi a afirmação que segue no segundo parágrafo da página 31:
"A regulagem de fábrica assegura mistura rica", seriam 3 voltas e meia a partir da agulha toda fechada para o 55BE, mas regulado assim o motor apitava, esquentava e apagava em 30 segundos, bom pelo menos o nosso! Estávamos na época usando o combustível comercial para amaciá-lo.
ME INDAGO: Será que há alguma coisa errada com meu .55BE??? Que o faz funcionar com a mistura mais pobre do que o normal??? Se o seu motor .55BE ficar com a mistura rica com 3,5 voltas na agulha de alta, por favor, me informe por email (está em "Quem sou eu") para acrescentar esta informação aqui.
IMPORTANTE: Para conseguir a tal "mistura rica" no meu .55BE, depois de passar muita raiva, achar que tinha estragado o motor, pensado que o motor estava com defeito, eu fui abrindo a agulha até chegar a 6 voltas, então o motor funcionou de forma estável em "regime de quatro tempos".
Será que eu entendi algo errado? Abaixo tem um vídeo tutorial muito bom do usuário cjsninojr, na verdade o vídeo tutorial tão simples e didático que praticamente dispensa o trabalho que subscrevo, naquele vídeo ele repete o mesmo valor, mas no vídeo propriamente dito quando o motor é ligado está funcionando bem "gordo" (termo comum no campo, igual a mistura rica) e em "quatro tempos".
Meu conselho é USE A REGULAGEM APONTADO NO MANUAL PRIMEIRO, MAS fique atento ao som do motor, ao ligar ele deve ter este som:
É bom treinar o ouvido, então ouça várias vezes. Regule a agulha (abra) até chegar a este ponto.
Como treinamento escute, também, o som de "dois tempos" do motor quando a agulha de alta está mais fechada:
3- O amaciamento
Pensei em fazer um vídeo tutorial mostrando o processo, mas encontrei este ótimo no Youtube do usuário cjsninojr:
O autor está de parabéns pela iniciativa.
O processo todo é, resumidamente, dar partida no motor com a mistura muito rica e som de "quatro tempo" e deixá-lo assim por 1 minuto, depois fechar a agulha até o som ficar de "dois tempo" por 10 segundos, abrir a agulha para voltar ao som de "quatro tempo" por mais 10 segundos e assim por diante até o tanque acabar (página 33, item 2 do manual).
O que posso acrescentar que é bom ter alguém para cantar o tempo de mudança dos regimes de quatro para dois tempos e vice e versa. O processo todo demora bem mais tempo do que mostrado no vídeo, tudo deve demorar uns 10 minutos (o motor com mistura rica gasta bem mais combustível).
O motor demora meio segundo para responder ao ajuste da agulha, então feche/abra meia volta e espere o resultado, depois se percebe o ponto certo de cada mudança ("quatro" ou "dois tempos") e ficará fácil.
O que fiz a mais, mas foi da minha cabeça e não dou garantias, foi repetir com mais dois tanques esta última parte do processo de trocar os regimes de quatro para dois tempo a cada 10 segundos, mas pensando como o motor foi concebido para funcionar melhor em voo, isto deve ter sido desnecessário.
Para finalizar o amaciamento, já pronto para voo, deve dar partida no motor, empobrecer a mistura até chegar ao regime "dois tempos", mas sem exageros, quer dizer, a mistura deve continuar rica e a máxima rotação não deve ser alcançada (o fenômeno conhecido por "apitar" não deve acontecer) fazer alguns vôos assim e sem levantar muito o bico do modelo em voo (isto empobrece a mistura), e ir fechando um pouco (1/8 de volta) por voo para alcançar a potência máxima.
-----------------------------------------------------------------------------
Ultima observação: Requer paciência, mas dá para amaciar sem starter elétrico, batendo na mão mesmo.
-----------------------------------------------------------------------------
Bom amaciamento e excelentes vôos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário