Pesquisar neste blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Visitas ao Aero Clube de Nova Iguaçu julho/agosto

Tem pouco tempo comecei a visitar um espaço antigo no aeromodelismo de Nova Iguaçu, o ex Aero Clube de Nova Iguaçu, depois, Aeroporto de Nova Iguaçu, agora pista fechada pela ANAC.

Muita gente está voando lá, sem dias e horários definidos, sem muitas regras também.


1- Como entrar

Muitos me perguntam sobre como entrar lá, já que o portão da entrada principal fica fechado. Na verdade é muito simples, a população dos arredores tem franco acesso a pista, usando como local de lazer, na mesma medida os aeromodelistas das proximidades (e de longe também) aproveitam o IMENSO espaço para voar de tudo, elétricos, glow, giant scale, ouvi falar que voaram jato R/C lá.

Então, é só entrar mesmo, sem pedir licença ou permissão. A única restrição é quanto por carro na pista, já houve quem fosse chamado atenção por isso, a explicação é pela possibilidade minima de alguém precisar pousar alguma aeronave grande lá.

Mas, como efetivamente entrar na pista? Vou mostrar os acessos
Principais pontos e acessos do Aero Clube/Aeroporto de Nova Iguaçu

Observe a imagem de satélite do em torno do Aero Clube/Aeroporto de Nova Iguaçu. Vou presumir que você sabe como chegar lá via Dutra ou Centro de Nova Iguaçu e só esteja confuso como acessar a pista. Observe no canto superior direito uma estrutura em azul, apontada como "Rural" lá é a faculdade Rural.

O melhor meio de entrar a pé é pela rua lateral  ao campus da Rural no ponto em a rua faz uma curva fechada em 90º à direita (marcado como "Acesso 1"), ali dá para entrar a pé, andando até a frente do heliponto ("local de voo").

Se for de carro tem algumas ruas um pouco confusas por lá, por sorte, para encontrar a entrada da pista é só seguir as placas que indicam o heliponto e estacionar do lado, perto de um campo de futebol (marcado como "Acesso 2"), dali são uns 100 metros até a pista.

Caso não saiba onde fica acesse o mapa abaixo:

Ver mapa maior

2- É bom voar lá?

O local é muito amplo, com uma pista enorme (1200 x 30 metros) com excelente asfalto. Tem uma galera boa, gente simples e simpática, então, é ótimo voar lá.

A desvantagem está na falta de infraestrutura, não tem água, banheiro, nem sombras, então vá preparado. 

Não poder por o carro na pista, atrapalha, também.

Não é uma pista regular, então, é possível passar em um sábado e não encontrar ninguém, outros dias vai ter aeromodelistas de todo os lugares.

Não tem qualquer regra de voo, número máximo de pilotos por vez, não tem área de exclusão de voo, não tem sentido de voo obrigatório, quase ninguém voa na "caixa de voo", ficam girando em torno de si, como no VCC! Deve ser falta de costume em voar em lugares com menos espaço e com área de restrição de voo.

Tem um vento de fraco a médio, quase sempre alinhado com a pista, as vezes venta forte.

Fora isto é muito bom voar pelo espaço de voo e o tamanho da pista.

3- Fotos/vídeos

Pelas fotos dá para ver que tem uma galera boa, com modelos variados:
Eduardo voando La Flyer


Antonio Lázaro (versão cyborg) com seu equipamento de FPV de longo alcance - nesse dia ele foi até a pista de salto na serra do vulcão

Senhor muito simpático com sua zagi motor .10 glow - asa é de planeio, sobe motorizada até a pane seca e volta planando

Pitts 40 glow

Asa voadora Falcon

Vários modelos - FW-109, zagui e aeromodelo elétrico

c
Paraglider R/C com triciclo da Catatal Hobby

Aeromodelos elétricos

Super Decatholon

Super Decatholon para soltar paraquedas

HK-450

Modelo sport


Nenhum comentário:

Postar um comentário