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segunda-feira, 16 de abril de 2012
Evento de aeromodelismo elétrico no Aero-Xerém em 15/04/2012
Tive a felicidade de visitar o 1º evento de aeromodelos elétricos dos amigos do Aero-Xerém em 15/04/2012.
O dia estava bonito e quente, com ventos de fracos a moderados.
Já às 9h haviam muitos visitantes, o clube estava bem cheio, mas tudo ocorreu em perfeita ordem.
Quando cheguei já me deparei com este lindo planador do Raul:
Graupner Candida de 3 metros de envergadura e seu respectivo carrinho para rolar pela pista
Graupner Candida de 3m - outra perspectiva
Este modelo é incrível, voou maravilhosamente. Este planador rende tanto no planeio que é necessário um freio aerodinâmico para fazê-lo pousar corretamente:
Detalhe do freio aerodinâmico - Graupner Candida
Este modelo ficou no céu por muito tempo e quando estava circulando uma térmica, tive o prazer de tomar esta fotografia.
A lua - Graupner Candida de 3m e um urubu na térmica
O planador estava circulando na térmica, perto da lua por coincidência, então esperei o momento certo e disparei o obturador, o urubu veio de prêmio na fotografia.
Graupner Candida 3m e um urubu na térmica
Haviam muito modelos elétricos no clube, tantos que mal consegui fotografá-los todos.
Alguns aeromodelos que participaram do evento
Pilha de aeromodelos
Aeromodelos alinhados
Muitos outros aeromodelos
Outro destaque, que muito nos divertiu e fez a festa foi o Bob Esponja voador:
Bob Esponja voador - detalhe da latinha de refrigerante na mão do boneco.
Ou modelo interessante foi este B-17 quadrimotor totalmente escala, muito bonito:
B-17 - modelo quadrimotor elétrico
O modelo voou bem, a princípio, aparentemente teve problemas com a motorização e sofreu um pouso forçado.
B-17 - o piloto está verificando um dos motores que ficou frouxo com o pouso forçado
Outro planador que me chamou a atenção foi este do pessoal do Asas Elétricas:
Veleiro que não identifiquei do Asas Elétricas
O modelo fez várias passagens e pude tomar estas fotografias, inclusive esta do momento do lançamento:
Momento do lançamento do veleiro do Asas Elétricas
Veleiro do Asas Elétricas
Veleiro em uma passagem baixa
Pequenos modelos elétricos, também, deram seu show:
F-22 ou outro modelo perfilado em depron
Modelo perfilado em depron
Asinha com voo maravilhoso
Dois vídeos de modelos realmente pequenos que enfrentaram muito bem os ventos moderados daquela manhã:
Um ponto alto do evento foi o combate de zagis:
Combate de asas voadoras
Primeira baixa - a zagi foi arietada por outra e partida ao meio.
Outra baixa - observe a raposa uma asa branca caindo no meio da imagem - também mostra o vencedor do combate, o menino sem camisa à esquerda da imagem
Uma das últimas vítimas - a asa tomou uma trombada e caiu de bico.
Quadricópteros voaram no evento.
Quadricóptero FPV - note a antena do receptor no capacete do piloto
Quadricóptero FPV - note a câmera em baixo do aparelho
Vídeo do voo de um quadricoptero.
A tarde houve liberação para voo glow, este modelo .60 ou maior perdeu metade do estabilizador horizontal em pleno voo e acabou caindo espetacularmente:
Levando a sério a questão de aeromodelos à explosão, este modelo foi sacrificado para dar um belo show.
Se eu deixei de pôr aqui alguma coisa interessante que ocorreu no evento, se eu deixar de registrar algum modelo interessante, se cometi algum erro na descrição de algo, me perdoem, mas simplesmente não dei conta de tudo que estava acontecendo ao mesmo tempo no evento. Quase sempre o céu estava coberto de aeromodelos de todos os tamanhos e feitios. Disparei fotografias até quando pude, a bateria da minha câmera descarregou de tantas fotografias que tirei.
Olá, "vai se abaixo" quer dizer que o modelo cai ao solo ou que o modelo baixa o bico?
Se o modelo tende a baixar o bico quando se acelera, muito provavelmente o motor está muito inclinado para baixo, então, solte o motor do montante e recoloque-o com um pequeno calço (arruelas) em baixo, de modo que o motor fique virado um pouco para o alto. Não exagere no calço para não criar uma tendência do aeromodelo levantar o bico, porque vai estolar e o avião vai cair mesmo!
desculpe enganeime quis dizer antriormente o que quero explicar e o seguinte quando acelero com o comando a acelaracao do motor vai diminuindo ate parar e para fazer funcionar outra vez tenho que puchar a manete para traz e acelarar o motor nao consegue ficar acelarado muito tempo.
Olá, o comando de aceleração não está invertido não?
Digo isso, porque, pelo que entendi, quando você empurra a manete de aceleração o motor diminui a potência, e quando você puxa a manete para trás o motor aumenta a potência, é isso?
Se não for isso, me explique melhor com calma todos os sintomas apresentados. Me dê detalhes como a marca e modelo do motor, do ESC, da bateria, etc.
Desculpa pelo incomodo caro amigo. O problema é o seguinte: quando empurro a manete para a frente o motor acelera e devia continuar a trabalhar mas ao fim de dois segundos ele pára. Para o pôr a trabalhar novamente tenho que puxar a manete para trás. O avião é um pequeno Decathlon RTF os servos e ESC estão incorporados num circuito integrado. obrigado
tenho um aviao eletrico quando acelero muito vai se abaixo porqe ?
ResponderExcluirOlá, "vai se abaixo" quer dizer que o modelo cai ao solo ou que o modelo baixa o bico?
ExcluirSe o modelo tende a baixar o bico quando se acelera, muito provavelmente o motor está muito inclinado para baixo, então, solte o motor do montante e recoloque-o com um pequeno calço (arruelas) em baixo, de modo que o motor fique virado um pouco para o alto. Não exagere no calço para não criar uma tendência do aeromodelo levantar o bico, porque vai estolar e o avião vai cair mesmo!
Faça isso e vê se melhora a tendência
e porqe
ResponderExcluirnao desligasse deve ser um problema dentro do aviao
ResponderExcluirdesculpe enganeime quis dizer antriormente o que quero explicar e o seguinte quando acelero com o comando a acelaracao do motor vai diminuindo ate parar e para fazer funcionar outra vez tenho que puchar a manete para traz e acelarar o motor nao consegue ficar acelarado muito tempo.
ResponderExcluirOlá, o comando de aceleração não está invertido não?
ExcluirDigo isso, porque, pelo que entendi, quando você empurra a manete de aceleração o motor diminui a potência, e quando você puxa a manete para trás o motor aumenta a potência, é isso?
Se não for isso, me explique melhor com calma todos os sintomas apresentados. Me dê detalhes como a marca e modelo do motor, do ESC, da bateria, etc.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDesculpa pelo incomodo caro amigo. O problema é o seguinte: quando empurro a manete para a frente o motor acelera e devia continuar a trabalhar mas ao fim de dois segundos ele pára. Para o pôr a trabalhar novamente tenho que puxar a manete para trás.
ResponderExcluirO avião é um pequeno Decathlon RTF os servos e ESC estão incorporados num circuito integrado.
obrigado
Olá amigo, agora entendi tudo certo.
ExcluirNão sei lhe responder (ainda), estou pesquisando.
Me manda um email. O meu é rivaldoluiz@gmail.com
Assim que tiver alguma coisa lhe envio a resposta.
Forte abraço.