Pesquisar neste blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Visita ao Aero-Xerém em 28/04/2012

Eu e Hércules, meu sobrinho, fomos voar na tarde de sábado (28/04/2012) no Aero-Xerém. 

O céu estava nublado e não estava quente. 

Não compareceram muitos aeromodelistas como esperado, por causa do feriadão.

PARAQUEDAS NA TÉRMICA?

Naquele dia o Gilvan usando um modelo elétrico soltou um paraquedas bastante simples, um sacola grande de lixo e alguns fios de linha de pipa.


Assistindo o vídeo, verá que o paraquedas cai como esperado, mas em determinado ponto ele simplesmente pára por cerca de 1m53s. Ficando parado em um ponto. Dá para se certificar disso usando o céu como ponto de referência.

Será que o paraquedas pegou uma térmica? Lá no Aero-Xerém tem muitas térmicas, pelo que já me disseram alguns planadoristas que visitaram o clube. MAS esteva um dia relativamente frio e sem sol. A ascensão orográfica (lift), acho eu, que está descartado, já que o paraquedas estava muito algo e longe do morro, ademais, o lift vem com o vento, não estava ventando e se estivesse o paraquedas teria sido empurrado para longe.

SPOT ON

Um destaque foi o Bruno, apenas 13 anos de idade, ele pilotou este Spot on e como sempre deu um show:
World Models Spot on - modelo F3A - detalhe do voo em faca

Este modelo é da modalidade F3A, modelo de acrobacia, note que o momento de cauda é bem longo para facilitar as acrobacias.
World Models Spot on - modelo de acrobacia ou F3A - detalhe da bequilha traseira e a roda esquerda ainda não tocaram o solo

COBRA CORAL

Este modelo foi construído por meu sobrinho Hércules. Ele se baseou em um Ugly Stick asa baixa, mas fez diversas modificações, usou perfil KFm4 e asa elíptica. Entelei-o com cores vibrantes  e ficou bem legal.

Infelizmente o arame do profundor soltou,  perdi o controle,  cai e este foi o resultado:
Cobra Coral - Ugly Stick asa baixa - caiu de bico.

COMBATE DE ZAGI - aeromodelismo de demolição

Outra coisa que esta virando febre no clube é o combate entre zagis. Algumas fotos e vídeos.
Zagi ou asa voadora do Ney perseguindo a zagi do Samir

Zagi ou asa voadora em combate ou dogfight
Quatro asas voando uma contra a outra:

O combate é muito legal, mas cobra seu preço:


OUTROS DESTAQUES

Modelo asa alta do Alexandre. Ele quase sempre voa com modelos com motorização bem potente. Em vídeo contido em outro post, ele até perde o estabilizador em pleno voo por causa da força G.

Ainda bem que dessa vez correu tudo bem.

CAVEIRÃO DO GILVAN 

Um Extra 300 com uma entelagem muito bonita e diferente. Eu acho muito bonito o modelo e seu voo.



Avistar

Nosso Avistar (Meu e do Hércules) voou pouco naquela tarde.
Avistar .40 com motor O.S MAX .55 AX-BE

Este vídeo mostra o pouso em que o motor apagou na aproximação final do pouso.


O problema estava na regulagem da agulha de lenta do nosso O.S MAX .55 AX-BE. Enfrentamos problemas ao ligar o motor na primeira vez naquele, primeiro foi o filtro que estava entupido, Alexandre descobriu o problema pela falta de combustível no carburador.

Havia uma sensível diferença de temperatura entre o último dia em que voamos e aquela data, o Alexandre, tem experiência suficiente e muita boa vontade, tentou regular a agulha de lenta, mas não conseguiu, ele foi ajustando o trim do acelerador até -120 e mesmo assim a lenta estava muito ruim e instável. O resultado foi que ficamos em uma situação em que se o acelerador do motor fosse posto alguns dentes abaixo da metade da aceleração o motor ratiava e apagava, e se acelerado um pouco a mais do meio, praticamente, ia a toda aceleração.

Ainda bem que consegui, usando uma busca aleatória em espiral, encontrar o ponto em que o motor foi ficando mais estável e com a lenta na condição normal, precisei só -16 de ajuste no trim para deixar o motor com a lenta baixa suficiente e muito estável, mas foi preciso fechar a agulha de lenta em 2,5 voltas, quer dizer, estava muito fora.

Apesar da experiência, acho que Alexandre, acostumado com os motores a metanol, sentiu muito diferença ao ajustar o etanol. Preciso conversar com ele sobre as impressões que ele teve.

Slideshow das fotografias tomadas naquele dia:



7 comentários:

  1. Uma bela queda do Cobra Coral...
    Um dia de poucos voos...
    Mas foi ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada poderia ser mais verdadeiro. O ambiente bom, ótimos colegas e belos modelos e vôos.

      Excluir
  2. Meus parabens RIVALDO e HERCULES pelo blog....fico feliz em ver meus alunos evoluindo no aeromodelismo.....

    Abr@
    Ferreira
    Instrutor em Aeromodelismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Ferreirinha, que prazer receber um comentário tão prestigioso assim.
      Estamos evoluindo bem devagar, mas constantemente.
      Forte abraço.

      Excluir
  3. ola amigo tenho um motor rcg 15cc voei com ele umas 10 vezes e n pegou mais me de uma dica como eu faço para regular ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, resposta difícil. Tente o básico: a) O combustível está bom, é novo? b) A bateria está carregada,a vela está boa, se está centelhando; c) tentou tirar a vela e derramar bastante combustível e virar a máquina para ser se algo está preso, incluindo o carburador, está muito tempo parado?

      Vê se ajuda. Qualquer coisa me contate.

      Excluir
    2. isso ai ta ok ele pega quando eu acelero ele apaga como eu faço para deixa na regulagem certa.

      Excluir