Pesquisar neste blog

domingo, 31 de julho de 2011

Dynamic soaring

"Dynamic soaring", estou pesquisando sobre planadores e encontrei explicações sobre esse efeito.

Observe as imagens abaixo. Na figura 1, temos uma vista lateral de um morro. O vento vem da esquerda para a direita, depois de passar pelo cume do morro criam-se duas zonas de vento:
a. uma na linha do cume de alta velocidade (representada pelas setas pretas à direita); 
b. outra zona de ar parado ou de baixa velocidade, abaixo do cume.
O
 truque é aproveitar a diferença de velocidades entre a separação de camadas, passando entre elas alternadamente.

Figura 1
- Fonte: RCsail.com


Passos da manobra: (observe a figura 2)
1) Lança-se o modelo à sotavento (vento a favor ou de cauda) para incrementar a velocidade do planador.
2) Apos desce o modelo para a camada de ar parado virando em sua direção cabrando o modelo (aqui o modelo estaria contra o vento se estivesse na camada rápida acima)
3) Quando o modelo chega próximo ao cume do morro e entrando novamente na zona de vento rápido, o modelo é virado rápido voltando-se à sotavento e reiniciando a manobra.
O modelo descreve a curva em vermelho da figura 1. A repetição da manobra conserva o modelo voando e com cada vez mais velocidade!

Malha Soaring dinâmica
Figura 2
Fonte: Wikipedia.org

 Lembrando airspeed é velocidade do ar e groundspeed é a velocidade de solo, também é importante notar que o ar mais rápido é representado pelas barra azuis claras em movimento e a zona de ar parada pelas barras azuis escuras paradas.

O resultado é do vídeo abaixo, velocidades extraordinárias para planador ou mesmo para modelos esportes motorizados. Lembrando que o lado do morro que o modelo está voando é o lado direito da figura 1 (parte de trás do morro).




Nenhum comentário:

Postar um comentário