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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Guinada adversa - guinada do lado errado ao da rolagem

Comecei a pesquisar na Web sobre aeromodelismo em inglês, há muita coisa,
muitas matérias interessantes, muito conhecimento condessado.

Nestas pesquisas li, sobre algo que nunca havia percebido antes, nem em vôo, um fenômeno chamado GUINADA ADVERSA.

Quando um modelo rola para direita, por exemplo, há uma tendência do modelo para guinar para esquerda (virar para o lado errado, ops!) atrapalhando a manobra.





Observe a imagem acima, eu traduzi  os principais comentários, mas é só ver para onde apontam as setas, por exemplo, seta para baixo, menor sustenção, seta para trás, mais arrasto, etc.

O exemplo do desenho vemos uma manobra de rolagem à direita, analisando os efeitos da manabra poderemos entender o que ocorre (confesso que nunca pensei como isto se dava).

1) O aileron da direita sobe e o da esquerda desce;
2) O aileron da direita para cima causa dois efeitos: a) diminui a sustentação da asa direita, baixando-a; b) diminui o arrasto da mesma asa, "puxando" ela para frente;
3) O aileron da esquerda para baixo causa dois efeitos: a) aumenta a sustentação da asa esquerda, levantando-a; b) aumenta o arrasto da mesma asa, "empurando" ela para trás;
4) A atuação desses quatro fatores (maior sustentação de uma asa, menor sustentação da outra, menor arrasto de uma e maior arrasto da outra), provoca a guinada adversa, quer dizer, ao contrário do movimento da rolagem, fazendo o avião guinar para a esquerda (lembrando que a rolagem é para a direita.

Obtive tais explicações neste site: Aerospaceweb.org (em inglês)


Lá o articulista acrescentou que tal efeito é produzido principalmente pela diferença de arrasto entre as duas asas, quer dizer, o efeito indesejado no comando do ailerons é a diferença do arrasto entre a asa direita e a esquerda,
segundo ele por dois efeitos de arrasto:
1) Arrasto do perfil: Quando a curvatura do perfil muda, pela mudança da
posição do aileron (para baixo ou cima) isto muda o próprio perfil alar e suas características com relação ao escoamento do ar sobre a superfície da asa (aumentando e diminuindo o arrasto)
2) Arrasto induzindo: Gerado por qualquer superfície que gere sustentação e diretamene proporcional a ela (Quando o aileron baixado gera mais sustentação, também, gera maior arrasto induzindo).

Como solucionar: (propostas do articulista)


1) Frise aileron (não sei a tradução): Quando o aileron esta levantando é o momento em que gera menos arrasto (menos arrasto de perfil e menor sustentação gera menor arrasto induzido), então o truque é fazer articulação do aileron de forma que quando levantado gere maior arrasto de perfil, observe a segunda figura abaixo, o "biquinho" que se forma gera maior arrasto é logico, também, segundo ele, quando o aileron baixado a suavidade da articulação tende diminuir ao máximo o arrasto de perfil. Este expediente tenta diminuir o
arrasto geral, diminuindo ou aumentando o arrasto de perfil. Só ameniza o problema.


2) Aileron diferencial: Este método diminui o arrasto de perfil e o induzindo, simplesmente fazendo com que, um dos ailerons (o que desce) descer o mínimo possível, enquanto o outro aileron (sempre o que levanta) levante de forma normal, então o maior arrasto é gerado do lado certo. Observe que a segunda figura abaixo o aileron sobe bastante; na terceira figura o aileron quase não desce. São necessários dois servos na asa e um recurso especial no rádio chamado "aileron dif.". 


3) Spoilers: Já havia ouvido falar desse bicho, mas nunca tinha visto, igual caviar, a idéia é simples uma placa nada aerodinâmica bem estreita sobe no lado para qual a rolagem será realizada estolando a asa, quer dizer "quebrando" a sustentação e aumentando muito o arrasto, conservando o arrasto no lado certo para ajudar a rolagem. Observe a figura abaixo.





4) Mixagem: O último recurso que parece ser o mais efetivo é a mixagem entre os comandos de aileron e o leme*, o rádio precisa ter este recurso, mas deve haver alguma forma de mixá-lo de outra forma.
 *Aileron->Leme: mixagem em que a aplicação de aileron automaticamente movimenta o leme, compensando guinada reversa ou coordenando curvas abertas; (E-voo)

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