Pesquisar neste blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Método de cortar asa de isopor usando um gabarito e com washout

ASA RETANGULAR

Para cortar asas de isopor retas é fácil. É só usar um cortador elétrico em arco como este:



Fonte: E-voo.com/forum

Nesse caso usa-se dois gabaritos com o formato do perfil alar, cada um de um dos lados da asa e passa-se o cortador, como na imagem e o vídeo abaixo:

Gabaritos com o formato do perfil alar (airfoil) presos em cada lado do bloco de isopor (EPS)



Um vídeo que descreve bem este método:


Um excelente tutorial, bem detalhado com fotos e em português encontra-se aqui: E-voo.com/tutoriais/asa
Usei este método como base e com algumas modificações cortei a asa do Coiso Stick.

Quando se trata de cortar uma asa de isopor em formato trapezoidal, quer dizer, no meio da asa mais largo do que a ponta, a coisa é bem mais complicada.
Note-se que tutorial do E-voo o autor propõe cortar uma asa nesse formato à mão livre usando o próprio cortador em arco, mas requer muita habilidade e não me dei bem com esse método para cortar asa trapezoidal, na verdade, antes do Coiso Stick, havia estragado umas dez asas na tentativa de fazer uma Zagi.

ASA TRAPEZOIDAL

Para cortar asas nesse formato é melhor usar o método do ponto fixo como nesta imagem:


Prende-se a placa de isopor já no formato da asa na mesa de trabalho. O ponto fixo é posto onde se encontram as linhas tangentes aos bordos de ataque e fuga da semi-asa, e o fio é ancorado ali. Isto é necessário porque fio quente deve começar no bordo de ataque e terminar no bordo de fuga ao mesmo tempo. Este vídeo descreve muito bem o método:

Assistindo o vídeo fica fácil entender o método. O fio quente fica ancorado num ponto específico e do outro lado do fio há uma manopla para conduzi-lo, colado à lateral da placa está o perfil alar (o que dá a forma aerodinâmica da asa) e serve como guia. Começa-se pelo bordo de fuga, com cuidado seguindo a curvatura do gabarito, até o bordo de ataque e depois volta. Importante perceber quando se corta a asa, de propósito, o final do bordo de fuga do perfil fica sem cortar, normalmente se completa com bordo de fuga de balsa ou depron, ou o próprio aileron.
Há vários métodos com variações. Particularmente gosto desse, porque só usa um gabarito. A princípio, não dá para fazer um washout (torção de poucos graus na ponta da asa que confere a ela uma característica muito desejável, diminui a estolagem de ponta de asa).

MAS, pesquisando no RCGroups achei esta solução fantástica, que é descrito na imagem abaixo:

Fonte da imagem: RCGroups.com/forums

É usado o mesmo método do vídeo anterior, mas com pequena e significativa mudança, a placa de isopor é posta numa tábua em cima da mesa de trabalho e com um pequeno calço se faz a torção desejada, o calço vai na parte onde fica o bordo de fuga da ponta da asa, na verdade fica no bordo de ataque da ponta da asa (na foto é mostrada como uma seta para cima). O autor da matéria manda ancorar a tábua na mesa de trabalho com dois parafusos como mostrado na imagem para permitir que a tábua torça de forma correta. Ele manda, também, por peso em cima da placa de isopor o que fará ela se adaptar a torção.
A grande vantagem, é o uso de menos gabaritos, o que descomplica muito o processo, dá para usar um somente, enquanto o método descrito no E-voo, há necessidade de usar quatro.
O tutorial do E-voo é muito bom e dá para fazer asas com ele, não deixe de lê-lo, nem que seja para estudá-lo. Se tiver uma mão firme, talvez seja mais fácil usá-lo.

Altura do ponto fixo

Não havia mencionado isto por esquecimento, um comentário feito pelo senhor Alan me alertou.

Dá para regular a altura em que se deve fixar o fio pelo olho, com alguma experiência, mas acredito que o método mais indicado seria medir da seguinte maneira:

Principais componentes geométricos de um perfil alar - Imagem retirada de um posto do Eletricosdosul.com

Usando como referência a "linha média", que nada mais é do que uma linha plotada a partir dos pontos que ficam equidistantes entre o extradorso e o intradorso, na espessura máxima do perfil, eu meço a altura que este ponto fica em relação a base (mesa de trabalho, tábua, etc). Essa altura é que devemos fixar o fio. 

Simplificando, é a altura do "meio" do gabarito em relação a base:
Esquema mostrando a altura de fixação do fio de corte - a mesma altura do "meio" do gabarito deve ser a altura do ponto fixo

24 comentários:

  1. meu amigo como consegui o perfil pw121 e MH 130 pois o profili nao tem
    agradeço ajuda deosilva1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PU4FBI, não seria o perfil PW1211? Quanto a adicionar um perfil ao Profili, depende da sua versão, é só procurar "airfoil coordinates" junto com o nome do perfil na internete e copiar/colar as coordenadas em um bloco de notas e salvá-las como "NNNNNN.dat" (Onde NNNNNN é o nome do perfil). Com o Profili registrado importar o arquivo *.dat.

      A versão gratuita (1.0) só poderá usar os perfis, além dos já instalados, os disponíveis neste link: http://www.profili2.com/eng/lista_profili.asp.
      Tem que baixar o arquivo respectivo (*.PRO) e pô-la na pasta "profili/archivio" (pasta do programa).

      O pessoal nos fóruns está recomendando muito o Tracfoil, versão trial de 45 dias. (http://tracfoil.free.fr/tracfoil/telechargementE.htm

      É quase o mesmo processo encontra as coordenadas, salva no bloco de notas como "NNNNNNN.dat" e põe na pasta "airfoils" (pasta do Tracfoil).

      Obrigado por visitar meu blog e espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Me diz uma coisa..
    Voce saberia me informar altura do fio fixo da ponta em relacao a mesa... pelo video me parece que fica uns 5cm de altura da mesa.
    Voce poderia confirmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Alan, obrigado por comentar.

      Realmente a pergunta é muito relevante, então, editei o post para acrescentar como se mede a altura do ponto fixo. Espero que ajude.

      Excluir
    2. Valew Rivaldo.
      Muito obrigado pela informação e parabéns pelo teu blog, muito legal
      Abraço

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Rivaldo, estou cortando a asa trapezoidal como no desenho e video abaixo, mas o que ta acontecendo. fiz o molde pra cortar internamente como do video, mas corta perfeito so que na ponta da asa no bordo de fugaele afina, não mantén a mesma borada de fuga uniforme o que pode ta errado? agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vamos ver se eu poderei ajudar o senhor.

      O básico, acertou a altura do ponto fixo? Esta tem que ser mediana com a altura do perfil no meio.

      A distância correta entre o bloco de isopor e o ponto fixo foi respeitado? Senão há incorreção na geometria de toda a asa e principalmente da ponta. Vou pesquisar e por uma equação no corpo do post, não fiz antes por preguiça.

      O perfil é muito fino? Asas cortadas com fio elétrico funcionam melhor quando mais espessos.

      Retirou a parte final do molde? O bordo de fuga tem que ser acrescentado depois.

      Me ponho a disposição para tentar sanar quaisquer dúvidas, meu email é rivaldoluiz@gmail.com

      Excluir
    2. Quanto a distância correta entre o bloco e o ponto fixo, depois de pesquisar não encontrei nenhuma equação para calcular isso. As técnicas são empíricas, mover o bloco ou o ponto fixo e testando se no bordo de fuga e o no bordo de ataque o fio fica paralelo com ambos, dá um pouco de trabalho, mas depois de algumas tentativas dá para acertar bem.

      Excluir
  6. Experimente deixar o fio um pouco mais baixo no ponto fixo, comigo deu certo, e tentem usar palavras mais "normais" pois isso aqui ta bem complicado de entender kkkk

    Mais parabéns aew Rivaldo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos Antônio, obrigado pela dica.

      Me respoda, por favor, uma coisa, é para deixar o mais baixo possível, ou deixar um pouco abaixo do ponto central que citei no corpo do post?

      Aguardo tua resposta.

      Excluir
  7. Lembrando de que sempre use o lado "movel" do fio na parte mais grossa da peça.

    ResponderExcluir
  8. PREZADO RIVALDO
    VOCE NÃO TERIA OS MOLDES PARA O CESSNA EM PDF, POIS ATÉ SE ACHA EM DXF, MAIS NEM TODAS AS PESSOAS QUE TEM ESSE PROGRAMA ESPECÍFICO, ESTÃO DISPOSTAS A ABRIR O PROJETO EM DXF E IMPRIMIR, CASO TENHA EM PDF, AJUDARÁ MUITO, POIS AÍ DÁ PRA IMPRIMIR EM QUALQUER IMPRESSORA DOMESTICA.
    GRATO DESDE ENTÃO
    CDORNELAS
    caso possa ter nesse formato e puder compartilhar, segue email para envio.
    cdornelas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso, O que você quer dizer com "moldes para o cessna"?

      É a planta do modelo?

      Me manda o arquivo em DXF que você tem e eu tento converter para outro formato mais acessível, acho que será fácil converter para PDF.

      Meu email é rivaldoluiz@gmail.com

      Excluir
  9. Boa noite senhores eu estou iniciando nesta pratica e como todo iniciante estou tentando cortar uma asa para fazer junto com meu filho , porem estou tentando fazer um modelo trapezoidal mais estou tendo varias dificuldades vou listar quem sabe alguém pode me ajudar ne
    1- fabriquei um perfil sime-simetrico.
    2- tentei usar um perfil MH45 baseado em desenhos da internet
    3- eu estou tentando cortar uma asa de envergadura de 1.20m
    4- faço tudo que as informações retiradas na net pede mais nunca da certo
    5- o processo que eu estou tentando é o de ponto fixo mais sempre a ponta da asa fica muito fina
    bom gostaria de saber qual seria as melhores medidas para uma asa boa de envergadura
    qual seria a distancia certa do ponto fixo para o bloco de isopor
    e a mais importante na minha opinião seria de qual perfil usar ?
    a ideia de usar um perfil único e cortando um lado de cada vez acredito que seja mais fácil porem fica simétrica.
    a ideia é esta mesma
    por favor me ajude a entender melhor estas questões
    obigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tande Neto, olá tentarei ajudar no que souber. E poderemos verificar os avanços por email/chat/telefone/vídeo conferência/sinal de fumaça (rivaldoluiz@gmail.com).

      Algumas considerações:

      a) Asa retangular é muito melhor do que trapezoidal para cortar;
      b) Perfil para um modelo treinador (bom para iniciantes) seria um NACA 2415 (gosto muito)ou um Clark Y (acho que rende muito e isto atrapalha);
      c) Seria muito bom se baixasse um software de desenho de perfil para maior precisão. Tu dá o nome do perfil e informa a corda em milímetros, ai é só imprimir (http://tracfoil.free.fr/tracfoil/telechargementE.htm - trial de 45 dias com todos os recursos);
      d) Na asa retangular o melhor método de corte é com arco de corte e dois gabaritos;
      e) Pegar uma planta de um treinador elétrico com 1,2 metros e construir a partir disso seria mais prudente (Telemaster, Calmato, Avistar, etc);
      f) Se for cortar uma asa com 1,2 m, na verdade se corta duas meias asas de 60 cm para depois colá-las (muito mais fácil cortar dois blocos menores do que um grande);
      g) Corte de ponto fixo requer alguma matemática para dar certo. Tem muitas limitações no tamanho, afilamento e enflexamento da asa.
      h) Verifique se não está cortando muito quente, quer dizer, se o fio derrete muito mais do que o próprio diâmetro dele;
      i) Se entendi bem, o método que quer usar para cortar em ponto fixo não é adequado.

      Siga minhas recomendações e peça esclarecimento em caso de dúvidas, e com certeza vai cortar tua primeira asa.

      Forte abraço.

      Excluir
    2. Legal Rivaldo vou tentar abaixar o programa , porem a asa trapezoidal é para montar uma asa zagi que tem poucos detalhes é muito utilizada aqui na minha região
      o fio que eu estou utilizando é de 0.5 mm e tem um potenciometro para controlar a temperatura
      eu vi os desenhos aqui no blog mesmo que tem um modelo que parece ao que eu estou tentando fazer o que eu acho que a maior dificuldade para cortar com um ponto fixo é a distancia correta para que a ponta da asa zagi não fique tão fina
      de qualquer forma vou aproveitar muito as dica que vc me passou principalmente no programa para fazer os perfis por enquanto obrigado e assim que eu tiver algum resultado eu posto para que todos possa ver ok
      obrigado pela ajuda

      Excluir
    3. Tande Neto, com tudo o respeito ao amigo, mas zagi não é modelo apropriado para novatos. É chão com certeza!

      É enganoso achar que uma zagi é mais simples de construir, não é verdade, um avião convencional (com cauda)aceita melhor erros de construção, tem por essência uma aerodinâmica estável. Uma zagi, por outro lado, só depende da aerodinâmica da asa própria asa, é por essência instável. Com certeza é receita de desastre na construção e pilotagem para novatos.

      Não digo que é impossível um novato fazê-la ou voá-la, mas é uma complicação desnecessária para quem está aprendendo.

      Ponto fixo não é recomendado para asas com enflechamento e não dá para cortar corretamente uma asa de zagi por causa do grande enflechamento.

      O caminho que está trilhando só lhe trará contratempos e dores de cabeças, MAS SE QUISER TEIMAR... Fique atento as seguintes considerações:

      Uma zagi tem uma geometria muito complicada, então, não invente um desenho, pegue um dos muitos tutorias/plantas existentes na internet e siga a risca o desenho original.

      O melhor método para cortar uma asa com muito enflechamento é com arco de corte e com marcações, tem um excelente exemplo aqui: http://www.e-voo.com/tutoriais/asa/

      Achei o fio um pouco espesso, uso 0.3 mm, mas não afirmo que não dê para cortar com esse teu.

      Faça um treinador de asa alta e seja muito feliz...

      Qualquer coisa, estamos aqui.




      Excluir
    4. vc tem razõa em falar que é desastre isso ja aconteceu.
      Eu comprei uma ja pronta e não fui muito feliz com o resultado,
      eu ja fiz alguns voô com um modelo planador e não gostei muito,
      eu tambem fiz um voô com uma zagi de um instrutor e o resultado foi melhor, dai a proposta de montar uma
      na questão do fio eu ja troquei por um de 0.25 que eu tinha,
      fiz uma simulação no auto cad para saber coretamente a distancia para cortar a asa trapezoidal com meio enflexamento, vou diminuir a envergadura para 1m para ser melhor de trabalhar com a placa de isopor
      de qualquer forma agracadeço as informações serão muito utilizadas
      É um desafio bom, fazer uma asa partindo do zero

      Excluir
    5. Valeu parceiro, boa sorte para você.

      Muito sucesso.

      Excluir
  10. Gostaria de saber como fazer o outro molde da ponta da asa zagi.

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa tarfe rivaldo, sou iniciante no aeroporto modelismo, tenho diversas dúvidas sobre o assunto, uma delas é qual tipo de isopor usar???? E outra é como vi em um comentário acima, sobre a planta, a dúvida é, tem que imprimir a planta no tamanho que vai ficar o planador???? Se tiver como disponibilizar a planta pra mim eu agradeço, e farei o teste de acordo com o vídeo e comentários deixados aqui, e vou postar comentários também da minha experiência. Agradeço

    ResponderExcluir