Pesquisar neste blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Walkalong - como fazer um planador de voo livre controlado

Walkalong, já postei sobre este assunto antes. Encontrei um vídeo no Youtube que mostra um modelinho simples feito em dobradura de papel:

O vídeo não mostra nada de mais, um planador de voo lento e estável, sustendado pela força de ascensão gerada por uma placa de vidro ou acrílico que se vê imediatamente a frente e abaixo do modelinho. Quando o ar é obrigado a ultrapassar a placa inclinada (vidro/acrílico, poderia ser qualquer material) o fluxo de ar é obrigado a se comprimir e desviar gerando a força de ascensão que mantém o modelo voando. Walkalong,  diz-seporque o modelista tem que ficar andando atrás do planador para controlá-lo e mantê-lo no ar.

O vídeo abaixo mostra como dobrar um walkalong de papel


Nesse site há maiores informações sobre como fazer a dobradura: Instructables.com

No próprio vídeo não muita informação sobre a dobradura, além do vídeo em si, mas o papel que ele usou é do tamanho A4 (ofício normal), de preferência é bom usar papel sulfite que é leve e vinca bem. Na verdade o papel sulfite é excelente para fazer aviões de papeis, mas para walkalong não serve. O papel usado é uma folha de lista telefônica cortada (22x27Cm). 
Para cortar a folha do tamanho apropriado basta medir a largura (22cm), segurar a régua sobre a folha e cuidadosamente forçar a folha contra a régua para cortar o papel.
Já fiz alguns aviões de papel, então vão alguns conselhos: 
1) Mantenha a simetria, quer dizer um lado tem que ficar idêntico ao outro; 
2) Sempre vinque bem cada dobradura para que não se desmanche, eu usava a unha para vincar mais uma régua, também, pode ser usada; 
3) Observe que uma dobradura sempre ajuda a marcar a próxima, dá para ver no vídeo que ele quando vira o avião, sente com o dedo onde está uma dobradura do outro lado e ali ele usa como referência para fazer a próxima dobradura; 
4) No site ele aponta alguns detalhes importantes no avião, certifique-se de que o seu está igual; 
5) provavelmente você não vai acertar de primeira, treine com algumas folhas;
6) Se quiser embelezar um pouco o modelo, pinte a folha antes de dobrar usando giz de cera preenchendo bem os desenhos, o resultado será aleatório, mas bonito, pois dará alguma cor.

Outro projeto semelhante de papel

O site onde se encontram as informações está aqui, inclusive como pilotar: Instructables.com 
















Vídeo do voo do modelinho:

A primeira vez que vejo essa técnica com voo outdoor.


Vídeo mostra a técnica de dobradura. Observem que ele usa uma placa bem grande de papelão (96Cm x 75Cm)

10 comentários:

  1. como se deve cortar a folha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, obrigado por acessar meu blog. Veja que acrescentei informações de como cortar a folha no corpo do próprio post.
      Observe, também, que a indicação anterior para usar papel sulfite estava incorreta. Na verdade é para usar papel de lista telefônica, que é um papel mais leve.

      Excluir
  2. Olá Rivaldo...
    Fis um modelo desse avião com folha de oficio, simetria PERFEITA..
    usei uma pasta para o controlar no ar, más nada, ele sempre caia...
    o que eu fiz de errado ...
    Obrigado...
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, obrigado por visitar e comentar no meu blog.

      Realmente é bem difícil voar com este modelo. Estou muito na dúvida se o problema está na construção do modelo (ou no próprio modelo em si) ou a na prática em controlá-lo.

      Porque é muito difícil criar a onda de lift imediatamente a frente do modelo e mantê-la na posição e velocidades certas.

      Minhas experimentações e de outros que pude conversar, me convenceram que o modelo é relativamente pesado, então, a velocidade de stoll é relativamente alta, pois haveria a necessidade de andar muito rápido, isto dificulta o controle, é óbvio.

      Estou devendo há muito tempo, uma matéria descrevendo a construção de outro walkalong, feito de uma maneira absolutamente diferente. Nos próximos dois dias eu posto.

      Aguarde...

      Excluir
  3. Oi, meu nome Vinícius, eu fiz esse modelo antes de conhecer esse blog, sim é bem dificil controlar o Walkalong porem depois de alguns treinos vc pega o jeito, para vc apreneder melhor escolha um lugar reto e bem longo pq depois que vc pega o jeito quer levar até cansar, se vc pegar uma placa grande va andando devagar pq vai criar mais vento, se for um pequena va mais rapido, eu treinei tanto que consigo dar um razante.
    essa fui minha dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, obrigado por visitar meu blog e pela dica.

      Estou testando outros modelos de walkalongs.

      Vou tentar treinar mais.

      Excluir
  4. da certo com folha de caderno ?

    ResponderExcluir
  5. Eh para fazer vento com o controlador ou deixa-lo inclinado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita.

      É para deixá-lo inclinado. O ângulo de ataque da placa gera uma turbulência ou lift do/no vento que dá sustentação ao planador. Há muitos relatos que uma curva de aprendizagem para controlá-lo, quer dizer, demora um pouco para pegar o jeito.

      Excluir
  6. faz um video ensinando a fazer um omniwing que voe mt bem

    ResponderExcluir