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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nature - aeromodelo 100% movido a energia solar - continuação

Ainda seguindo o tópico sobre a construção do Nature, modelo que faria uso de células fotovoltaicas para alimentar o motor, tópico original: E-voo.com


O construtor confirmou o uso do motor HTX 5g de 2000KV e o triciclo de teste (ver o poste sobre isto aqui) pesa 150g, quase menos de 100 g da previsão RTF do modelo, talvez ele tenha que dar uma engordada no triciclo para usá-lo como plataforma de teste mais preciso. O legal é que ele disse que funcionou como carrinho, apesar de que motor tem que gerar uma velocidade mínima (velocidade de segurança, acima da de estol) para manter o voo.

Aqui vai minha pequena participação no assunto, retirado no tópico original do E-voo.com:


alexandre lopes escreveu:
sobre os capacitores (2x 6.3V 4700uF) realmente são pequenos para este projeto, o correto seria o uso de super capacitores 2,5V 55F, cinco em série daria 12,5V 30mah de corrente.


Rivaldo Voador: Além caros e difíceis de encontrar, em série (necessário para chegar a uma voltagem aceitável) cai muito a capacitância dos monstros para 11F.
Com esses 30mA/h, caso fosse usar os tais capacitores, daria para manter o voo por menos de um minuto, não é? Iria adiantar em algo?

ze_mayer escreveu:
a maioria usa uma bateria pequena ao invés de capacitores. mas pra isso precisaria de um circuito para carregá-la, e a tensão varia muito com a intensidade do sol.


Rivaldo Voador: Esta ideia de usar baterias Lipos pequenas como carga parece mais viável, elas tem densidade energética muito superior a dos capacitores, ou estou enganado? São fáceis de encontrar e o circuito de carga não deve ser difícil de projetar.

Alexandre, me responde se esta ideia é muito fora da realidade: Se o conjunto bateria Lipo/células solares fossem usadas somente para retomadas de altitude. Idea

Eu explico meu pensamento:
Um motoplanador somente usa o motor para tomar altitude, uma vez lá no alto, o piloto usa vários expedientes para mantê-lo o máximo possível no alto como planador (sem propelir o modelo com o motor).

Quando o planador perde altitude, o piloto liga a propulsão e retoma altitude e a brincadeira recomeça até a bateria acabar e modelo não conseguir mais manter altitude, não é assim? Question

Sinceramente, eu voo com Glow, ninguém do meu clube voa com planador, uma pena, pois tenho interesse nisso. Por esta razão não entendo nada sobre o assunto.

Arrow CONCLUSÃO: Você acha que poderia em condições normais de voo, manter o Nature no alto até as baterias regarregarem com as células solares? Depois usando as baterias e não as células, tomar altitude para mantê-lo em voo por mais tempo? Se isto funcionasse daria muita flexibilidade para voar, poderia voar o dia inteiro se quisesse, isto não seria possível? Question

Talvez, um parkflyer com a configuração baixo custo não daria certo (vi em post do RCGroups que para manter a altitude de um planador de desempenho necessitaria de cerca de 55-60W/Kg!), mas um modelo que racionalizasse o uso das células solares poderia funcionar como motoplanador muito bem.



 IdeaDesculpo-me antecipadamente por qualquer besteira que tenha escrito. Embarassed

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Estou esperando na torcida o desenrolar desse projeto.

Um comentário:

  1. Muito legal e tem a venda as placas solares no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-630577180-aeromodelismo-placa-solar-para-avio-roberto-montiel-_JM

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