Pitanguinha Tripano |
Encontrei no Youtube alguns designers de aeromodelos "bonitinhos" observem:
O primeiro vídeo é basicamente é um tubarão, onde a fuselagem é o corpo do tubarão, que sabidamente tem boa penetração fluidodinâmica e as barbatanas são as asas. Até que esse é bonitinho mesmo.
O segundo vídeo é uma "coisa" chamada de Frankenstein porque é feito de sobras de depron postas juntas de uma maneira aparentemente aleatória. Voa, mas é feio para burro!
O terceiro, fecha com chave de ouro! É um triplano, não tem pares de asas, mas uma asa maior de uma lado e duas menores do outro lado, aproveitadas de modelos lenhados. A empenagem é aproveitada de outro modelo lenhado, é óbvio.
A fuselagem é feita de galho de pitangueira, para mim é o ponto fraco do projeto, observei que ele é muito flexível principalmente próximo a empenagem, exatamente onde deveria ser muito rígido para proporcionar "o momento de cauda" adequado.
O modelo é quase incontrolável, no eixo lateral, ou seja, na arfagem, quer dizer ele não cabra, nem pica direito, porque o estabilizador horizontal, nem o profundor funciona direito pelas causas acima expostas. Percebam que o modelo rola adequadamente apesar de três asas! Pelo menos na minha humilde opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário