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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Solar Pleaser - aeromodelo elétrico com células fotovoltaicas

Não escrevi mais coisas sobre o Nature, o aeromodelo movido a energia solar, porque o criador dele não atualizou o post da construção no E-voo.com. Ele afirmou que está aguardando chegar um motor e hélice melhores para o projeto. Estou na torcida.

Enquanto isto estava pesquisando no próprio E-voo.com e encontrei um post que direcionava a outro post no RCGroups.com que descrevia um projeto de aeromodelo solar que voou, o Solar Pleaser:
Name: solarwholetop.jpg
Views: 5050
Size: 61.1 KB
Description:
Foto original do post: RCGroups.com

Envergadura: 104 Cm
O peso do modelo pronto para voar: 250g
Motor GWS com redução e hélice 10x4,7


Um modelinho bem leve com motor com redução para diminuir o consumo, nada demais. 


Quanto a distribuição das células solares:
São 48 células fotovoltaicas. Cada célula prove no máximo:  2.05V e 0.214A (0,438W).
O construtor organizou as células em quatro séries perfazendo: 8.2V
Cada série é composta por 12 células em paralelo produzindo: 2.56A
Potência máxima gerada: 21W

Em outro tópico do RCGroups (se quiser lê-lo clique aqui)  o pessoal afirmou que um motoplanador equipado com um motor brushless de alta eficiência exige cerca de 55-66 W/Kg para manter o voo, quer dizer, que se este calculo estiver certo o projeto do Solar Pleaser só precisaria de 15W, isto explica, porque o construtor afirma que conseguiu voar, mesmo com alguma dificuldade, num semi encoberto por nuvens e sem perder força para o receptor e servos.
Não encontrei nenhum vídeo no Youtube, mas o tópico é de 2003, então esse deve ser o motivo. Abaixo outras fotos do projeto: 
Detalhe do motor, receptor e servos

Detalhe de como as células foram soldadas. Note-se que é intradorso da asa e a parte voltada ao sol fica no extradorso da asa, é óbvio.

Este é o MikroSol um aeromodelo comercial movido a energia solar, vou pesquisar mais coisa sobre ele e farei um post.
MikroSol auf der Tartanbahn




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