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domingo, 3 de fevereiro de 2013

Modelagem de aeromodelos a partir de imagens de um avião - parte II

Vou continuar a discutir maneiras de compor moldes vetorizados de seções de um avião para fazer um aeromodelo em escala.

Por favor, visualize a parte I desta matéria clicando no link.

Este é nosso alvo:
Close do P-51 Mustang - alvo do trabalho de vetorização em 3D

Como já disse me inspirei na técnica do Brunnel do E-voo.com que faz modelos em escala muito fieis ao avião original, mas o que mais me interessou foi a própria técnica de "extrair" a escala em três dimensões usando uma imagem três vistas do avião para usar naquilo que quiser. Esta é minha proposta.

Continuando, temos todas os segmentos das várias seções do avião P-51 Mustang prontos, mas precisamos transformá-los em moldes.

Fiz em segmentos (meio molde) para garantir a simetria dos moldes. 

Esta matéria é didática, então, estou disponibilizando o arquivo *.CDR (abre com o Corel Draw) que criei para esta matéria, Clique aqui para baixar o arquivo. Use como quiser, desde de que cite este blog. Não garanto o resultado, já que não testei o corte ainda, o fim principalmente é didático. 

No arquivo os moldes estão prontos, mas podem ser separados e trabalhados, se você quiser seguir os passos.

O programa que usei é o Corel Draw, não sei se há programas alternativos, se alguém souber e quiser me informar, eu posto aqui.

1- Alinhando 

Primeiro temos que acertar as bordas dos segmentos para que fiquem bem alinhados. Use a ferramenta "Linha de 2 pontos", apertando CTRL e deslizando na vertical faremos uma linha vertical maior do que módulo, alinhado com as bordas como na imagem abaixo:
Linha vertical guia para alinhar o segmento - Seção da asa - P51 - Mustang

Com a ferramenta "Forma" vamos acertar as pontas alinhando com a linha vertical. Lembrando, isto é para garantir um molde bem alinhado.
Detalhe dos pontos da ferramenta "Forma" a ideia é puxar o ponto extremo até coincidir com a linha

Nesse momento, também, podemos corrigir alguns pequenos defeitos, vamos dizer de "fechamento" do módulo, por exemplo, a ponta está meio angulosa para cima, formando um "bico" para cima, então, eu reduzi esse ângulo, deixando mais arredondado.


2- Contorno interno

Vamos, ao contorno propriamente dito. Comecei pelo mais difícil (pelo menos para mim) as áreas da asa que por uma questão de integridade estrutural não serão completamente ocas. Explico, na região onde fica a asa, na linha dela, espera-se uma maior tensão mecânica, porque é a asa que sustenta a massa/peso do aeromodelo, então, essa parte deverá ser interiça.

Tive problemas ao imaginar como fazer isso, mas depois de pensar, imaginei duas soluções, a primeira é fazer uma elipse que se adequasse ao interior do molde, a segunda, acho que irá aliviar mais massa, é fazer o contorno de fora um pouco menor.

Este último método é mais complexo, porque parte será seguindo o contorno externo e a parte de baixo não, terá que ter um formato que possibilite uma transição com a parte interiça.

Vamos copiar e colar (CTRL + C, depois CTRL + V) o segmento que estamos trabalhando, depois, usando a ferramenta "Forma" vamos selecionar todos os pontos na parte de baixo do módulo (a parte do contorno da asa), também, você pode deletar ponto por ponto até, daí vamos apagar (delete) esses pontos deixando o módulo mais curto. Este é o resultado:
Detalhe da cópia do segmento com a parte final cortada separado do contorno externo 

Vamos alinhar com a linha vertical anterior criada, ainda na mesma posição. Desta forma:
Detalhe do contorno interno já editado e alinhado 


Temos que dimensionar este contorno interno recém criado com a aba lateral de redimensionamento para deixá-lo menos largo, senão, não ficará correto.


Depois com a ferramenta "Dimensão horizontal e vertical" vamos medir os nós entre o contorno de fora e o contorno interno, isto é importante, para ter ideia da espessura final do módulo.
Detalhe da ferramenta "Dimensão horizontal e vertical" medindo a espessura entre os contornos

É lógico que devemos reposicionar o contorno interno até a medida desejada, neste caso 15 mm, se usar as setas de direção do teclado permitirá um controle melhor, se apertar CTRL enquanto usa as setas, mas precisão ainda.

Vamos a sequência de copiar, colar, inverter e reposicionar os contornos para "fechar" os moldes.
Detalhe do contorno externo copiado e invertido

Quem tiver dúvidas, como relação a isso, é fácil, clique no contorno, use o atalho "CTRL + C", depois, "CTRL + V", depois lá em cima tem um ícone igual a um livro aberto ("Espelhar horizontalmente"), é só clicar lá, que inverte a figura. O resultado obtido deverá ser igual ao da figura acima.

Repita o processo com o contorno interno e o resultado final deve ser assim:
Detalhe do molde pronto para impressão - tudo posicionado e alinhado

Eu terminei o desenho do contorno interno fazendo uma linha horizontal fechando-o.

3- O contorno interno das outras partes. 

Felizmente as partes que ficaram ocas dos moldes é muito mais simples fazer.

Novamente, vamos criar uma linha vertical com a ferramenta "Linha de 2 pontos", vamos posicioná-la nos extremos internos do segmento, depois, usando a ferramenta "Forma" puxar os pontos que ficam nos extremos para alinhá-los com a linha vertical de referência.
Detalhe da linha vertical para guiar o alinhamento

Repito, esse passo é importante para que o molde feche corretamente, senão, poderá haver falhas no momento da junção, também.

Depois vamos copiar, colar e espelhar, é só selecionar o contorno, use o atalho "CTRL + C", depois, "CTRL + V", depois lá em cima tem um ícone igual a um livro aberto ("Espelhar horizontalmente") clique e pronto. 

Reposicione o segmento invertido no local final e bem alinhado, depois, clique em um dos segmentos, enquanto pressiona a tecla Shift, clique no outro (para selecionar os dois segmentos), depois usando a ferramenta "Agrupar' (ou o atalho "CTRL + G") para criar uma figura única. 

Perceba que fechei a parte de fora do molde antes de fazer a parte interna, diferente do processo anterior, porque é será mais fácil.

Este deve ser o resultado:
Detalhe do molde com os dois segmentos posicionados e alinhados - repare na linha vertical

Devemos copiar e colar o módulo já unido e trabalhar o contorno interno.
Detalhe do contorno interno redimensionado 

Devemos redimensionar o contorno interno obedecendo uma espessura mínima, no caso em torno de 15 mm, então, devemos usar a ferramenta "Dimensão horizontal e vertical" tanto em cima como na lateral. Lembre-se ao usar a ferramenta dimensão clicando entre os nós dos contornos externo e interno.
Detalhe da medida entre o contorno interno e externo que expressa a espessura do molde

Clicando a aba de redimensionamento do contorno interno enquanto  pressiona a tecla Shift, podemos fazer um redimensionamento simétrico, quer dizer, por exemplo, que ao redimensionar a aba de cima a aba de baixo será redimensionado na mesma proporção. Isto é importante para manter a simetria do molde.

O redimensionamento deve ser repetido na lateral, para ajustar essa parte a espessura mínima estipulada.
Detalhe da medida da lateral do molde

Depois de tudo redimensionado o molde estará pronto para ser impresso.

Na parte III (em breve) vamos discutir como usar esses moldes, desejo tentar montar em duas formas, a primeira com "fatias" de isopor como na técnica do Brunnel (citei na parte I), na verdade, tudo que fiz até o momento está direcionado a técnica do Brunnel, que corta "fatia" por "fatia" do aeromodelo, alternativamente quero fazer com cavernas de depron 5 mm e com cobertura com depron 2 mm (poderia ser de balsa), que precisaria de muito menos módulos, porém, mais trabalho de construção estrutural, mas isto vai depender da minha habilidade de construir a partir do que tenho, me desejem sorte. 

Especial agradecimentos ao Edmo Martins que me contatou, me ajudou com dicas e incentivos.

3 comentários:

  1. Oh Rivaldo, Eu quem tenho q agradecer pelo excelente tutorial feito por vc.
    Agora é mãos a obra.

    Abraço
    Edmo

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    Respostas
    1. Olá Edmo, excelente tutorial é por tua conta, mas um tutorial que me esforcei para ser didático e simples sim.

      Me esbarrei em algo inesperado, não sei o que usar para fazer os gabaritos, o material que o pessoal está usando no E-voo.com (chapa de impressão gráfica offset de alumínio) não sei onde encontrar.

      Formica só encontrei para vender em folhas muitos grandes e muito caras.

      Não dá para fazer em papelão ou outros materiais e ainda tem o problema que são muitos gabaritos.

      Estou tentando "tirar do chapéu" uma solução viável.

      Acho que vou montar primeiro em cavernas de depron.

      Obrigado e forte abraço.

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  2. Olá Rivaldo,
    Meu Nome e Daniel, sou de Porto Ferreira-SP, Excelente Blog, muitas dicas para quem esta inicializando neste hobby, baixei os arquivos que você postou em cdr, vc mensionou que o Brunnel do site e-voo de enviou os gabarito do tucano t27, você não tem ele para me enviar, dois aviões que estava procurando e este p51 e o tucano. Deixa eu tirar uma duvida como a asa do p51 e presa na fuselagem do avião? vi vários modelos na internet e não consegui descobrir. Se você tiver os gabaritos para enviar meu e-mail é dfopf@ig.com.br. Continue postando essas dicas porque são ótimas para quem esta começando agora, pois tem muita gente que não gosta de ajudar a dar dicas.... PARABÉNS

    Grato, Daniel

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