Pesquisar neste blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Voando perigosamente

Tirei do Youtube mostras de algumas pilotagens, digamos que não deveriam ser tentadas nem por profissionais.

Os vídeos são muito legais e parabéns pela perícia dos pilotos. Sem críticas ou ataques pessoais a ninguém em particular. Show e diversão, mas vamos com segurança...

Lembrem-se aeromodelos não são brinquedos e quando mal pilotados/não observadas regras básicas de segurança podem causar danos ao patrimônio alheio, ferimentos graves a transeuntes, crianças ou ao próprio aeromodelista e até causa a morte de alguém.



 
Vídeo estrangeiro mostra aeromodelo voando pela estrada seguido por automóvel onde estava o piloto. Observem que motocicletas e carros vem pela mão contrária. Se por um erro de pilotagem/pane do equipamento o modelo acertasse algum deles produzia um sinistro.


Vídeo do Rio de Janeiro, mostra zagi voando por várias  ruas do Fundão, seguida por carro. Observem o  o motorista é também o cameraman. Segundo os comentários no próprio vídeo em alguns momentos chegam a 90 km/h! Em certo momento a zagi acerta um poste de iluminação, não porque o piloto seja ruim, pelo contrário, ele é muito bom, mas porque uma cidade é cheia de obstáculos aéreos, que a tornam impróprio ao voo de aeromodelos em condições normais. A zagi sobreviveu, era uma Iguaçu Hobby. 


Vídeo mostra duas zagis voando,  na descrição do vídeo não diz, mas pesquisei pelas pontos geológicos e descobri que o vídeo foi tomado na Avenida Pepe, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (olha o mapa abaixo). Após um belo voo na orla, tudo muito certo e seguro eles viram para o lado que ficam os prédios e uma das zagi erra o caminho (???) e acerta o 12º andar do Condomínio Leme, observe que nada aparentemente é danificado no apartamento, mas a zagi fica por um triz de cair da sacada. Se tivesse caído - é quase certo que tenha sofrido danos na queda e o piloto talvez não recuperasse o controle dela - então um aparelho de quase 1 kg cairia do 12º andar! Na cabeça de alguém ou em algo causando danos.


Exibir mapa ampliado

Uma última nota, percebo quem mora na Região Oeste ou Centro do Rio de Janeiro não têm boas opções de clubes/locais de voo. Eu moro em Belford Roxo (uma m**** em quase tudo) mais estou em vantagem em termos de opções de locais de voo e clubes de aeromodelismo em comparação a uma pessoa que mora na Barra da Tijuca. Ironias do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário