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sábado, 1 de outubro de 2011

Nature - aeromodelo brasileiro 100% movido a energia solar

No fórum do E-voo.com descobri um projeto que está em fase de finalização que propõe um aeromodelo totalmente movido a energia solar. O post original pode ser acessado em: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1091153

Na verdade é um modelo F3K (planador rádio-controlado lançado a mão, se quiser ver algo sobre isto clique aqui) modificado para motorização e com CÉLULAS SOLARES!

O vídeo abaixo mostra um teste com as tais células solares, duas no total:

Observem duas peças presas com fita branca acima dos servos, são capacitores, uma solução elegante para lidar com a incapacidade das células solares em produzir corrente suficiente para o motor e eliminar uma possível pane elétrica no receptor e servos. Abaixo eu explico que na teoria o capacitor funciona, mas na prática não.

No corpo da árvore de discussões o autor menciona que está fazendo experimentos com capacitores de carga para voar bem alto. Talvez tenha que pôr capacitores melhores, de alta capacidade para finalidades específicas (1 F para cima, para os entendidos em eletrônica 1 F é muito, mas é pouco para este uso e não daria para nada), não sei bem, só acompanhando mesmo para saber. Se isto se der vai ficar mais difícil o projeto, pois estes capacitores não são encontrados facilmente no Brasil.

 O que é capacitor? 

Uma analogia para se compreender a função do capacitor nesse contexto, é a seguinte: 
Nas casas norte americanas comumente as pessoas bebem água direto das torneira e no Brasil não. Muitos dirão que a qualidade da água norte americana é melhor em comparação a brasileira, mas isso não é necessariamente verdade. O problema é que usamos em nossas casas reservatórios de água (caixa d' água) e nesses reservatórios a água perde qualidade.
Então porque as usamos em nossas casas? O problema é a intermitência na distribuição de água no Brasil, ora tem água, ora não tem. Então a solução é pôr um reservatório que mantém o suprimento de água constante nas torneiras. Quando falta água corrente (ou da rua como se diz no Rio) se usa a água da caixa/reservatório. Quando a água corrente volta o reservatório é enchido novamente para uso posterior.
O capacitor funciona como um reservatório de corrente elétrica, quando as células começam a gerar energia vai carregando o capacitor devagar, (mesmo, que na comparação com a água, esteja só gotejando energia) e depois quando se acelera, os capacitores conseguem descarregar corrente rapidamente e em quantidade razoável por um tempo mais ou menos curto. Depois o processo de encher o reservatório (capacitor) é retomado e se repete indefinidamente e sem limites (pelo menos elétricos). Tudo aqui escrito está correto na teoria, mas pesquisando um pouco mais um capacitor leve o suficiente não daria conta da tarefa, na prática o capacitor descarregaria muito rápido em menos de 1 segundo.
Pesquisando vi propostas de usar baterias Lipos com circuitos de recarga em voo para aproveitar o momento em que o motor estiver desligado no voo a questão aqui é a relação entre massa e quantidade de energia que o dispositivo/bateria suporta levar, neste caso grama por grama a bateria conseguiria levar mais energia.

Usar motoplanador é uma excelente opção!

Por isso, no minha opinião, a ideia de um motoplanador solar é brilhante, porque mesmo que o sistema não produza  energia suficiente para manter o vôo motorizado o tempo todo, poderá produzir energia suficiente para armazenar no capacitor, se este for corretamente dimensionado, que possibilitará ao motoplanador uma retomada de altitude para buscar, após isso,  uma termal ou esperar que os capacitores recarregarem para uma nova retomada. Novamente aqui a teoria é boa, mas o capacitor não seria capaz de guardar energia suficiente para manter o motor ligado por tempo que fizesse alguma diferença em voo. Quem sabe a ideia de usar bateria que seria aos poucos recarregada pela células solares seria viável. PARABÉNS ALEXANDRE. 
Fotos do Nature, retiradas do post original: E-voo.com

Quanto as células solares em si (na foto acima são os retângulos pretos), consegui encontrar no Mercadolivre por R$ 8,00 a unidade, nesse projeto estão sendo usados duas, então com menos de R$ 20,00. Somente uma ressalva, lendo o tópico se percebe que no Mercadolivre os vendedores mentem com relação ao peso das células que é bem maior que é na verdade em torno de 50 g.

Estou acompanhando o tópico do E-voo.com e tomará que dê certo, mas agora estou menos crédulo, vou pesquisar e postar os projetos estrangeiros que voaram, mas saí caro, porque se usa uma célula flexível: uma célula solar pequena chega perto de US$ 30,00. Vou postar as novidades.


4 comentários:

  1. qual loja voce comprou a células solares

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    1. O projeto não é meu, é do Alexandre Lopes do E.voo-com.

      Eu acrescentei o link para respectiva árvore de discussão, no corpo do post.

      As células solares, segundo o projetista, foram compradas no MercadoLivre.com.

      Obrigado por visitar meu blog.

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  2. voce conseguiu armazena a enegia fornecida pelas placas aumentado a corrente ?

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  3. voce conseguiu armazena a enegia fornecida pelas placas aumentado a corrente ?

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