Um blog não é um site, tem o fito de funcionar como diário eletrônico do que faço/penso/pesquiso, e assim o é.
Estou muito interessado em planadores em geral e especialmente em voo em encosta, slope soaring ou lift, estes nomes são associados ao assunto como sinônimos (gramaticalmente não são).
Infelizmente ninguém do meu clube (Aero-Xerém) se interessa por planadores. Lá o foco é glow/gasoline, nada contra, glow é o máximo, o barulho, o cheiro e a diversão desmedida. Depois é só reabastecer e imediatamente voltar a voar se quiser, muito bom. Combustível na veia. A única coisa verde que tenho no meu Avistar é o motor é que movido a álcool de cana.
Meu único companheiro para este assunto é a internet (sei também que é o único aliado de muitos que visitam meu blog) estou pesquisando o assunto há meses, tentando construir alguns modelos, fiz buscas por lugares apropriados para voar, fiz testes de vôos, ainda sem sucesso, mas não desisti. O noob após tomar um blow death tem que recomeçar mesmo!
Vamos ao que interessa:
1 - O que é Slope Soaring?
a- Conceito: Categoria de aeromodelismo em que o piloto usando um planador se aproveita da força de ascensão gerada pelo vento ao atingir um obstáculo como um monte ou penhasco suficientemente ingrime para manter seu modelo no ar e fazer acrobacias sem auxílio de motor ou qualquer outro expediente. (não encontrei um conceito na internete e tomei a liberdade de criar um). A categoria é F3F.
b - História: Em pesquisas em fóruns da internete descobri que os vôos em encosta começaram com planadores full escala nos anos 20, provavelmente, porque não haviam na época outras maneiras de lançar um planador, imagino que os aviões da época não suportariam ser rebocados como são os de hoje. Este hilário vídeo demonstra tal fato (com todo respeito aos nossos pioneiros):
Os planimodelos para vôos em encosta começaram nos anos 50. Os primeiros eram de vôo-livre e usavam um sistema de imã para controlar o modelo (não sei qual sistema era esse, mas seria muito interessante descobrir como funcionavam). Haviam competições de duração (li um relato de um vôo que durou mais de 2 horas!).
Entre os anos 50 e 60 surgiram os primeiros modelos rádio-controlados mono-canal, com todas aquelas limitações sofríveis dos primeiros equipamentos de rádio-controle.
Ao lado foto da capa da revista Aero Modeller, edição de abril de 1966 que trazia o plano do Wizard-of-Oz um planador de encosta de canal único desenhado por James H. Osbourne.
Observem na imagem da capa o carinha segurando o rádio controle lá embaixo, imagina como isso deveria ser o máximo na época.
Minhas poucas pesquisas foram tiradas deste site:
http://www.rcmf.co.uk/4um/index.php?topic=64508.0
Minha percepção do assunto é a seguinte: o slope soaring surgiu com a mera observação da natureza, porque os primeiros a utilizarem da sustentação gerada pela vento ao ultrapassar um obstáculo foram os pássaros ou pterodátilos. As gaivotas sempre fizeram isto nas praias.
Origem da imagem da revista: http://www.rc-soar.com/tech/wizofoz/index.htm
2- Porque praticar?
Pode ser muito divertido e atende a muitos interesses:
a- Voo de duração: Voa-se tanto quanto os modelos motorizados ou até mais que isso sem qualquer problema. Não há necessidade de reabastecer ou recarregar as baterias. Sem críticas ao maravilhoso mundo dos vôos de planadores termais, mas aqui não há a penalidade de vôos lentos e quase sem comando. Quer dizer, dá para mexer bem os dedos.
b- Voo escala: Muitas pessoas gostam de voar devagar, fazendo curvas suaves e precisas. Voar como num avião/planador full scala, não entendo bem o gosto delas por isto, talvez queiram refletir uma espécie de meditação em voo ou sei lá, ou isto lhes acalme. A vida já é tão acelerada. O slope, também, oferece isto:
c- Acrobacias: Ao contrário há pessoas que gostam de levar o modelo ao limite da física fazendo manobras: roll, voo invertido, looping e tudo mais. Este é o barato. Então veja o vídeo:
d-velocidade: O Slope Soaring é tão versátil, inclusive, começo a pensar que os modelos slopes são motorizados na medida que são verdadeiramente propelidos pelas forças do vento, a favor, contra e força de ascensão. Para aqueles que gostam de velocidade há o dynamic soaring, vejam:
3 - Como começar?
a - Equipamento:
Rádio controle: um de quatro canais (ou pode ser ate dois canais) está bom. Não há muito o que dizer sobre isto, pois normalmente só se usam no máximo 3 canais. É útil ter mixagem tipo flaperon e elevon.
b - Equipamento de campo: Não tenho experiência suficiente para falar sobre o assunto e não vi em qualquer lugar dicas sobre isto. Mas quem sabe um inclinômetro que é muito fácil de fazer para saber se um morro tem a inclinação correta (veja a figura abaixo); um bussola para saber a orientação de determinada encosta; um anemômetro de mão da HK para medir o vento, será que seria útil, não sei. (vou atualizar assim que descobrir, porque já encomendei um)
Inclinômetro: Um cartão perfeitamente retangular de qualquer material razoavelmente rígido (papelão/depron), marcar um linha paralela com a borda do cartão. Com auxílio de um transferidor marcar a linha de 0º (90º do transferidor) , marcar a linha de 10º (80º do transferido) e assim por diante até chegar a 45º. Na intercessão da linha paralela com a borda e a linha de 0º fazer um furo e passar uma linha fina (de costura serve) e perdurar um lastro (porca pequena/pedaço de chumbo).
Para medir é só encostar a parte de baixo no morro e ler a inclinação indicada pela linha.
c- Modelos: Há muitas possibilidades de modelos. Para vender não tenho nenhuma dica, mas para montar na internete há vários modelos interessantes, vai alguns:
Canelinha - Clone do Alula, projeto do Vôo Silencioso. Tem 100 cm de envergadura e necessita de mixagem tipo elevon no rádio ou mixer separado para funcionar (aileron funciona junto com o pronfundor).
Usa o perfil não ortodoxo KFm4, é bem fácil de construir com depron e cola de isopor.
E-voo.com
Vídeo do Canelinha
Outro projeto do Vôo Silencioso feito em EPS (isopor) e polionda (pastinha de guarda documentos). Tem 2 metros de envergadura, pesa de 500 a 700g. No site tem um ótimo tutorial:
Voo Silencioso.com
Vídeo do Planador para iniciante do Voo Silencioso
New fish: feito todo em depron, acrobático, faz roll e voa até em faca, dá para acreditar? Dê uma olhada nos vídeos. A proposta é que seja simples de montar: a asa é de sanduíche e o corpo em depron, julgue você mesmo. A página com tutorial está aqui:
RCGroup.com
Vídeo do New Fish
b- Local de voo:
1 - O que é Slope Soaring?
a- Conceito: Categoria de aeromodelismo em que o piloto usando um planador se aproveita da força de ascensão gerada pelo vento ao atingir um obstáculo como um monte ou penhasco suficientemente ingrime para manter seu modelo no ar e fazer acrobacias sem auxílio de motor ou qualquer outro expediente. (não encontrei um conceito na internete e tomei a liberdade de criar um). A categoria é F3F.
Os planimodelos para vôos em encosta começaram nos anos 50. Os primeiros eram de vôo-livre e usavam um sistema de imã para controlar o modelo (não sei qual sistema era esse, mas seria muito interessante descobrir como funcionavam). Haviam competições de duração (li um relato de um vôo que durou mais de 2 horas!).
Entre os anos 50 e 60 surgiram os primeiros modelos rádio-controlados mono-canal, com todas aquelas limitações sofríveis dos primeiros equipamentos de rádio-controle.
Ao lado foto da capa da revista Aero Modeller, edição de abril de 1966 que trazia o plano do Wizard-of-Oz um planador de encosta de canal único desenhado por James H. Osbourne.
Observem na imagem da capa o carinha segurando o rádio controle lá embaixo, imagina como isso deveria ser o máximo na época.
Minhas poucas pesquisas foram tiradas deste site:
http://www.rcmf.co.uk/4um/index.php?topic=64508.0
Minha percepção do assunto é a seguinte: o slope soaring surgiu com a mera observação da natureza, porque os primeiros a utilizarem da sustentação gerada pela vento ao ultrapassar um obstáculo foram os pássaros ou pterodátilos. As gaivotas sempre fizeram isto nas praias.
Origem da imagem da revista: http://www.rc-soar.com/tech/wizofoz/index.htm
2- Porque praticar?
Pode ser muito divertido e atende a muitos interesses:
a- Voo de duração: Voa-se tanto quanto os modelos motorizados ou até mais que isso sem qualquer problema. Não há necessidade de reabastecer ou recarregar as baterias. Sem críticas ao maravilhoso mundo dos vôos de planadores termais, mas aqui não há a penalidade de vôos lentos e quase sem comando. Quer dizer, dá para mexer bem os dedos.
b- Voo escala: Muitas pessoas gostam de voar devagar, fazendo curvas suaves e precisas. Voar como num avião/planador full scala, não entendo bem o gosto delas por isto, talvez queiram refletir uma espécie de meditação em voo ou sei lá, ou isto lhes acalme. A vida já é tão acelerada. O slope, também, oferece isto:
c- Acrobacias: Ao contrário há pessoas que gostam de levar o modelo ao limite da física fazendo manobras: roll, voo invertido, looping e tudo mais. Este é o barato. Então veja o vídeo:
d-velocidade: O Slope Soaring é tão versátil, inclusive, começo a pensar que os modelos slopes são motorizados na medida que são verdadeiramente propelidos pelas forças do vento, a favor, contra e força de ascensão. Para aqueles que gostam de velocidade há o dynamic soaring, vejam:
3 - Como começar?
a - Equipamento:
Rádio controle: um de quatro canais (ou pode ser ate dois canais) está bom. Não há muito o que dizer sobre isto, pois normalmente só se usam no máximo 3 canais. É útil ter mixagem tipo flaperon e elevon.
b - Equipamento de campo: Não tenho experiência suficiente para falar sobre o assunto e não vi em qualquer lugar dicas sobre isto. Mas quem sabe um inclinômetro que é muito fácil de fazer para saber se um morro tem a inclinação correta (veja a figura abaixo); um bussola para saber a orientação de determinada encosta; um anemômetro de mão da HK para medir o vento, será que seria útil, não sei. (vou atualizar assim que descobrir, porque já encomendei um)
Inclinômetro: Um cartão perfeitamente retangular de qualquer material razoavelmente rígido (papelão/depron), marcar um linha paralela com a borda do cartão. Com auxílio de um transferidor marcar a linha de 0º (90º do transferidor) , marcar a linha de 10º (80º do transferido) e assim por diante até chegar a 45º. Na intercessão da linha paralela com a borda e a linha de 0º fazer um furo e passar uma linha fina (de costura serve) e perdurar um lastro (porca pequena/pedaço de chumbo).
Para medir é só encostar a parte de baixo no morro e ler a inclinação indicada pela linha.
c- Modelos: Há muitas possibilidades de modelos. Para vender não tenho nenhuma dica, mas para montar na internete há vários modelos interessantes, vai alguns:
Canelinha - Clone do Alula, projeto do Vôo Silencioso. Tem 100 cm de envergadura e necessita de mixagem tipo elevon no rádio ou mixer separado para funcionar (aileron funciona junto com o pronfundor).
Usa o perfil não ortodoxo KFm4, é bem fácil de construir com depron e cola de isopor.
E-voo.com
Vídeo do Canelinha
Outro projeto do Vôo Silencioso feito em EPS (isopor) e polionda (pastinha de guarda documentos). Tem 2 metros de envergadura, pesa de 500 a 700g. No site tem um ótimo tutorial:
Voo Silencioso.com
Vídeo do Planador para iniciante do Voo Silencioso
New fish: feito todo em depron, acrobático, faz roll e voa até em faca, dá para acreditar? Dê uma olhada nos vídeos. A proposta é que seja simples de montar: a asa é de sanduíche e o corpo em depron, julgue você mesmo. A página com tutorial está aqui:
RCGroup.com
Vídeo do New Fish
b- Local de voo:
Como em qualquer estilo de aeromodelismo slope soaring exige um local apropriado para a prática do hobby. Para voar com glow é preciso uma pista minimamente plana e uma área de vôo livre para voar. Não é diferente quanto ao lift.
Considerações para encontrar um morro para praticar slope:
1-
Nem todos os morros são adequados para voo em encosta;
2-
Há lugares que pode haver alguma restrição legal para voar: área
privadas que você não tenha autorização, áreas próximo a aeroportos ou qualquer fator que ponha em risco a segurança do modelista ou de outrem;
3-
A encosta ideal deverá ter no mínimo 30 metros de altura e ter uma
inclinação de 30º (há um instrumento para medir isto acima descrito), quanto mais íngreme melhor;
4-
O morro não deve ter árvores ou tê-las na metade inferior, pois as
árvores geram cisalhamento do vento, interrompendo o fluxo suave do
vento, dificultando o controle do modelo;
5-
Fator importante é que na parte superior do morro seja razoavelmente
plana e livre de obstáculos, pois essa será sua área de pouso.
6-
Fator primordial para escolha do local apropriado para voo em
encosta é a força e direção do vento. O vento deve atingir a
encosta de frente, vindo da parte mais baixa do aclive para a parte
mais alta e deve ser constante tanto quanto possível.

Encosta
ideal para voo lift
Posição correta do vento:
O vento vem contra a encosta.
c - Não é fácil localizar bom lugar para voar:
Estou com dificuldades em encontrar na minha área de atuação Queimados/Nova Iguaçu/Belford Roxo, pois quase todos os morros estão largamente habitados, outros há domínio do tráfico de drogas, outros são muito baixos, outros tem árvores, outros são inacessíveis. Há os que são particulares. Grande parte não tem a inclinação exigida, não passam de 15º.
Os poucos que não tem os problemas acima elencados estão com vento na posição errada.
Mas não desiste! Vou mapear aos poucos e as descobertas que eu fizer vou postar aqui com referências do Google Earth/Google Maps. Quem sabe alguém se interessa e ajuda aqui no Rio.
d- um bom lugar para praticar:
Na Encosta - Niterói - Museu de Arte Contemporânea
Site: Naencosta
Pelo que sei eles voam a tarde. Tudo que li diz que as condições de vôos lá são excelentes e há um grupo de pessoas, então você poderá receber alguma ajuda/orientação.
Pelo que sei eles voam a tarde. Tudo que li diz que as condições de vôos lá são excelentes e há um grupo de pessoas, então você poderá receber alguma ajuda/orientação.
Localização:
Exibir mapa ampliado
4 - Dicas
a- Lançar o planador:

Se
posicionar a 3 metros atrás do início do declive (onde o morro começa a
descer) de frente ao vento. Depois da checagem pré-vôo (teste dos
comandos) segure o planador na fuselagem abaixo da asa (se for um
modelo asa baixa atrás da asa). Não esqueça de
segurar firmemente o controle com a outra mão. O planador deve ser
lançado com firmeza horizontalmente ligeiramente para inclinado para
baixo.
b- Voar com o modelo:

Assim
que o planador sair de sua mão, imediatamente por o polegar o stick
para controlar, porque o modelo já estará voando.
c - Usando
o vento:
O voo em slope é possível pela ação do vento. O ar em movimento
que encontra um obstáculo inclinado (morro) naturalmente é forçado
para cima ao longo desse obstáculo. Este movimento do ar é chamado
“lift ridge” ou ascensão do cume. O vento ao ser forçado a passar pelo obstáculo pode gerar uma crista de até um terço do tamanho do obstáculo, então um morro com 100 metro de altura, o planador poderá voar até a 133 metros de altura (100 do morro + 33 da crista do vento).
A área ideal para se utilizar dessa ascensão do cume é a frente e
acima da parte mais alta da encosta. Observe a figura abaixo a área sombreada representa isto:
Então você precisará pilotar o seu planador paralelo à face da encosta não muito longe dela, ou seja, voar em passagem da esquerda para direita, ou vice-versa, para virar o planador em 180 graus e repita a passagem para o outro lado. A coisa importante a lembrar aqui é sempre fazer a volta contra o vento, quer dizer, para longe da face da encosta.
Se você voar muito longe da face da encosta, corre o risco de sair da zona de sustentação e perder o lift o que resultará numa longa caminhada para apanhar seu planador.
Se tudo estiver correto a princípio você descreverá um oito paralelo a encosta como da figura ao lado.
Observe que o modelo sempre entra contra o vento faz a volta e novamente entra contra o vento, senão o modelo será empurrado para a encosta contra você.
Se você fizer só isto verá que seu planador ganhará altitude, esta é a força de ascensão empurrando seu planador para cima.
Eu recomendo que faça um exercício com a mão simulando o modelo, imaginando que seu tórax é a beira da encosta: use a mão como se fosse o planador voando o lado direito para o esquerdo, por exemplo, então deve virar a mão para longe de seu tórax, voltando da esquerda para direita e virando novamente para o lado contrário de seu tórax (o tórax representa a encosta o lado contrário o vento), fazendo este exercício mental não haverá problemas na hora de pilotar.
Eu recomendo que faça um exercício com a mão simulando o modelo, imaginando que seu tórax é a beira da encosta: use a mão como se fosse o planador voando o lado direito para o esquerdo, por exemplo, então deve virar a mão para longe de seu tórax, voltando da esquerda para direita e virando novamente para o lado contrário de seu tórax (o tórax representa a encosta o lado contrário o vento), fazendo este exercício mental não haverá problemas na hora de pilotar.
A diversão começa e poderá fazer algumas manobras:
Excelente tópico! Sou apaixonado por voo silencioso, mas newbe e sua postagem me será muito útil!
ResponderExcluirObrigado!
SMotta
Olá SMotta, sou novato também.
ExcluirOnde moro é difícil encontrar as condições corretas. Só tem um aeromodelista que se dedica exclusivamente ao voo em encosta na minha área.
Este post, fiz com a finalidade de servir de base para divulgar e informar sobre esse tipo de voo.
Tomará que encontre menos dificuldade que eu.
Me manda um email para nos corresponder: rivaldoluiz@gmail.com.
Show, muito bacana as informações. Parabéns pelo trabalho!!!
ResponderExcluir