A alguns posts atrás falando sobre a história do Slope soaring mencionei que li que os primeiro planadores slope surgiram nos anos 50 e eram de voo livre. Se mantinham no fluxo da corrente de ar, porque eram auto controlados por mecanismos magnéticos.
Descobri que até hoje isto é praticado é a categoria F1e (o número 1 indica voo livre, voam sem a interferência do modelista).
Engraçado que o modelo parece um pterodáctilo.
F1e - planador voo livre de encosta |
Engraçado que o modelo parece um pterodáctilo.
Só não imagino como é que eles descem o planador, será que tem um temporizador.
Este vídeo mostra o funcionamento do mecanismo, através de uma câmera onboard.
Mecanismo magnético de auto controle - F1e |
A figura ao lado mostra o estabilizador que fica no bico do modelo. É um mecanismo de estabilização que utiliza uma bússola. O imã (14) gira em torno do eixo (9) e os rolamentos (12 e 13) para o norte magnético. Se ajusta a posição do leme (6) relativamente ao eixo da bússola de modo que os dois viram juntos. O avião vai voar na direção que foi configurada e se manterá nessa posição. (explicação retirada do site: http://diydrones.com/video/f1e-class-slope-soaring)
No site afirma que o mecanismo desses na Europa é vendido por € 700! Muito caro, mas tem até competição deste negócio.
Se fosse montado por brasileiros custaria uns R$ 50,00.
Porque usar este mecanismo tão caro para voo livre? Porque não deixar o modelo voar sozinho?
Assistam ao vídeo abaixo de um brasileiro que fez um planador slope de voo livre de depron que deve ter custado uns R$ 10,00 (nada contra fazer um modelo que custe pouco, o que vale é a imaginação).
1º achei muito mais divertido que os tais F1e, este modelo rápido e ágil; 2º o problema que surge neste tipo de modelo de voo livre é enquanto ele se mantém a barlavento ele voa muito bem, mas ele acaba tendendo a fazer a volta e voar a sotavento, ai ele cai, observem.
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