Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de junho de 2019

Slope soaring/voo em encosta em Nova Iguaçu/RJ


Em 12/05/2019, eu e meu amigo piloto e construtor de aeromodelos Alan Negreiros, fomos a Serra do Vulcão voar com planador RC em encosta ou slope soaring, classificação F3F, aproveitando o lift ou vento orográfico que sobe a encosta mantendo planadores puros (sem motorização) no ar.

Se você quiser entender um pouco mais sobre Slope soaring/Voo de encosta acesse essa matéria no link Slope soaring - Voo em encosta - Voo em Lift

O maciço de Gerecinó é muito extenso, existem muitos pontos de voo inclusive para asas delta e parapentes, mas o local específico escolhido fica em frente a faculdade UNIG, próximo ao Shopping de Nova Iguaçu, o acesso é pela rua Tatu Gamela. O local é bem seguro com uma pequena e constante peregrinação de evangélicos que usam os montes como local de orações. 
Mostra o caminho a partir da Rua Tatu Gamela - A UNIG está ao topo da imagem a encosta a baixo.
Mostra o local de voo em encosta na seta - Serra do Vulcão - o caminho destacado na linha laranja 
Local de voo em encosta - Serra do Vulcão - encosta voltado ao quadrante ONO

O quadrante dominante é ONO, mas dá para voar com vento O e NO. Em um ponto mais abaixo, haveria um ponto de voo com quadrante N, mas não testamos porque não houve vento N.

O local destacado ao centro da imagem acima, é composto de grama média e grama baixa, suponho que pela movimentação das pessoas que oram lá.

Abaixo fotografia focado ao norte (virado para o alto da foto acima), o local de voo está a esquerda.
Fotografia do local do voo em encosta - Serra do Vulcão - câmera virada para norte - a local de voo fica a esquerda mais ou menos ao oeste - ao fundo o maciço de Tinguá 
 A foto abaixo mostra o quadrante de voo virado principalmente para ONO, tem grama média que ajuda no pouso e tem um ponto sem grama para o piloto se posicionar.
Vista do quadrante de voo em encosta - Serra do Vulcão - virado para ONO
Foto do aeromodelo planador em voo aproado com o quadrante ONO. Os ventos são médios para fracos, pode haver ventos fortes, mas é raro. As condições ideais de vento costumam ocorrer no fim da manhã.
Planador em voo em encosta - Serra do Vulcão - quadrante ONO

Os vôos duraram minutos, com intervalos quando o vento enfraqueceram muito. Do voo em lift é possível passar ao voo termal porque no campo de voo (o espaço onde é possível usar o lift e a velocidade do vento para manter o aeromodelo em voo) é possível acessar bolhas de térmicas.

Em breve edito acrescentando vídeo dos vôos.

Segue o vídeo resumo dos vôos realizados naquele dia:

O planador é um scratch building de isopor e depron com fuselagem de vara de pescar de fibra de vidro com 2 metros de envergadura construído pelo Alan. Um modelo simples que se saiu muito bem, inclusive com capacidade para voo termal como se vê no final do vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário