Voar com aeromodelos começa quase sempre como um sonho. Conhecemos alguém que tem e voa um, ou vemos um filme ou reportagem sobre o assunto e começamos a desejar controlar estas mágicas máquinas voadoras.
Quando em dado momento nos aproximamos do hobby, descobrimos que controlar um aeromodelo de modo que ela faça o que nós queremos requer habilidades quase jedis (pelo menos esta é a impressão que dá nas primeiras vezes).
A referência do modelo em comparação ao nosso próprio ponto de vista é algo que foge ao senso comum e como nossos cérebros funcionam. Se o avião está com a cauda virada para nós, tudo ok, mas quando fazemos a volta e o avião está de frente, o aparelho passa a ter os comandos invertidos! Não se engane: Isto vai fundir tua cabeça!
Sem o devido treinamento voar por mais de 10 segundos ou fazer uma curva sem lenhar o modelo, talvez se torne impossível.
1- O advento dos simuladores de aeromodelismo
Para sorte de nós novatos e desorientados espacialmente a computação se desenvolveu ao ponto de se criar um ambiente de simulação muito próximo a experiência real de voar com aeromodelos, a física, o vento, falhas, a capacidade de manobras dos modelos e PRINCIPALMENTE a REFERÊNCIA passaram a ficar a um clique de distância. Com relação a referência é absolutamente igual a experiência de voar, quer dizer, os tais comandos invertidos são exatamente como o são em um aeromodelo de verdade. Proporcionando um treinamento muito próximo da realidade neste aspecto.
2- O simulador não dispensa obrigatoriamente a figura do instrutor.
Na verdade o simulador treina os dedos e o cérebro a pensar como um modelo age e reage aos comandos, mas é muito recomendável ter um instrutor gabaritado para aperfeiçoar os conhecimentos do aspirante a aeromodelista, senão o desastre pode ser inevitável ao tomar o controle de um modelo real.
3- Qual simulador usar?
'
Existem muito simuladores comerciais, como o Realflight, Aerofly ou Phoniex, com vários implementos que aumentam a sensação de realidade. O RealFlight, por exemplo, permite voar em "slope". É claro que tais avanços tem um preço! Um simulador comercial custa tanto como um treinador básico.
Mas há uma opção gratuita o FMS, este não tem um visual tão realístico como os comerciais, mas é uma mão na roda para começar a treinar os dedos e não fazer feio quando começar o treino com um instrutor. Qualquer instrutor sabe a diferença entre uma pessoa que começou a treinar em um aeromodelo sem passar por um simulador antes.
Mas há uma opção gratuita o FMS, este não tem um visual tão realístico como os comerciais, mas é uma mão na roda para começar a treinar os dedos e não fazer feio quando começar o treino com um instrutor. Qualquer instrutor sabe a diferença entre uma pessoa que começou a treinar em um aeromodelo sem passar por um simulador antes.
FMS - simulador gratuito - não tão bonito, mas uma opção viável |
4- Joystick com formato de "TX"
Para simular melhor a experiência de controlar um aeromodelo nada melhor do que um joystick com o formato de um rádio transmissor igual aos usados para controlar aeromodelos de verdade. Existem vários no mercado, por exemplo, este da HobbyKing.com pode ser comprado por US$ 15,00 + frete no exterior.
'
Outra opção é encomendar um cabo adaptador USB e usar seu próprio rádio transmissor para controlar o aeromodelo simulado. A pegada é mais real, pois os dedos se acostumam com as nuanças do seu próprio transmissor dando confiança e precisão no momento do comando do modelo real. Existem muitos cabos no mercado, por exemplo, este da Hobbyking.com custa US$ 5,00 + frete
Na verdade não há necessidade de comprar um cabo USB, é possível usar um cabo P2-P2 mono como cabo treinador, seguindo este tutorial do site do Evandro. Será necessário instalar e configurar dois programinhas (PPjoy e o SmartPropPlus).
6- Opção mais barata de todas: usar um joystick com analógicos
Sem dúvida é a opção mais barata, simplesmente, pegar um joystick tipo camelô clone do PS2 com dois analógicos que custam entre R$ 15,00 a R$ 20,00.
É a opção menos realísticas e haverá alguns problemas, por exemplo, este joystick são projetados para ter um ponto morto bem no meio do curso do comando de modo que se ele estiver totalmente centralizado não haverá controle ali, o negócio e ir dando comando e compensando o tempo todo (pelo menos você ficará bem esperto). Outro problema é que o analógico da esquerda tende a centralizar (é obvio) se for solto não permitindo um ajuste fiel da aceleração (o stick vertical da esquerda no modo 2 controla a aceleração e não centraliza automaticamente), para contornar isto vai ser necessário segurar o "acelerador" o tempo todo na posição desejada.
Apesar disto tudo, semanas antes de começar meu treinamento com o mestre Ferreirinha no CMVM, foi assim que comecei a aprender a controlar o modelo no simulador. Na pista fez muita diferença.
Para ajudar um pouco na manipulação dos sticks, você poderá desmontar o joystick com uma chave de fenda e tirar as manoplas de borracha e encaixar dois parafusos, desta forma:
Para ajudar um pouco na manipulação dos sticks, você poderá desmontar o joystick com uma chave de fenda e tirar as manoplas de borracha e encaixar dois parafusos, desta forma:
Joystick PC clone do PS2 - tirei as manoplas de borracha e atarrachei dois parafusos para um pegada mais realística |
Porque voce é rival do voador?
ResponderExcluirO que o voador fez de ruim pra voce?