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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

TGY AerodriveXp SK Series 28-22 1200 KV 150W - teste de bancada

Estou montando um pequeno avião elétrico para meu sobrinho brincar no trabalho dele e o modelo escolhido foi o Funder & Lightning pela facilidade de construção e características acrobáticas.

Montei a asa com perfil KFm2 e 110 cm de envergadura. Fora o perfil Kline-fogleman e fazê-lo um pouco maior, não há nada demais neste projeto em particular.
Funder & Lightning KFm2 e 110 Cm de envergadura

Para motorização tenha a disposição este motor:
TGY AerodriveXp SK Series 28-22 1200 KV 150W 
É um motor ruim (foi descontinuado) e com certeza estes 150 W inscritos não expressão a potência real do motor.
Para motores desta mau fadada série SK (são produtos assim que fizeram a má fama da HobbyKing.com), tem que haver um limite severo de corrente, por segurança, então estipulei para 3S (a única bateria que tinha para testar) o limite de 10A (~110W). 

Realizei teste de bancada com as hélices que tinha disponível. Segue o resultado: 

Hélice Corrente Potência RPM Empuxo
9x6E TGS 12A 148W 6800 500g
9x4.7E TGS 13A 160W 6800 510g
9x4 TGS 11A 135W 8100 390g
9x3.8SF  TGY 11.7A 141W 7600 523g
8x8 JXF 11A 136W 8070 370g
8x7¹  11A 136W 6600 350g
8x6E TGS 12A 148W 6300 360g
8x6 JXF 9.6A 116W 8700 420g
8x5² 9A 102W 8500 430g
8x4 TGS 9.4A 116W 9300 400g
7x6E TGS 8.7A 107W 9600 340g
¹ Eletric Master Aircrew; ² G/F 3 Series Master Aircrew; os campos em vermelho representam a ultrapassagem da margem de segurança estipulada.

Bateria Turginy 2200 mAh 3C (capacidade máxima do motor)
ESC Turginy Plush 25A
Tacômetro Turnigy
Watímetro Turginy
Sistema de medição de impulso estático à alavanca com uso de balança de precisão (presicão de ~5%)

Acredito que usarei a hélice 8x5 para empuxo ou a hélice 7x6E para velocidade se o modelo ficar em torno de 450g RTF como esperado. 





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