Pesquisar neste blog

domingo, 28 de agosto de 2011

Vacuum forming

Me pediram uma solução no Clube Aero-Xerem de como fazer um canopy em casa para reparar um modelo avariado, então, reuni o que consegui sobre vacuum forming, técnica que consiste em moldar em folhas plásticas formas complexas usando um modelo ou molde em três dimensões, usando calor e vácuo.

1) Assistam aos resultados impressionantes usando esta técnica: (forno comum, aspirador de pó, caixa e moldura de madeira e folha de plástico aquecido)









Dá até para fazer um modelo inteiro usando esta técnica, em depron. Observe essa árvore de discussão do RCGroups:
RCGroups.com

2) Veja esses tópicos do E-voo que mostram fotos detalhadas de como são os componentes de um vacuum forming. Faça com as medidas que lhe convierem, lembrando de que quanto maior a caixa, mais difícil será manter a vedação e mais vácuo será preciso.
E-voo.com (mais completo)
E-voo.com (no corpo da árvore de discussão, tem até quem sugira usar soprador térmico)

3) Com variações, os componentes são os mesmos:
a) Uma caixa de madeira ou de outro material com muito furos na face superior da caixa (pelo menos um a cada centímetro quadrado, quanto mais melhor) onde se põe o modelo a ser copiado. A caixa deve ser bem vedada, dotada de algum sistema de encaixe que permita que a moldura vede perfeitamente quando unida e óbvio uma interface (buraco) para por o aspirador de pó (que dá o vácuo);
b)Uma moldura de madeira ou outro material com duas partes que permita prender a folha plástica (pet, poliestireno, acetato ou depron) com medidas que precisas para encaixar e vedar quando posto na caixa de vácuo;
c) Fonte de calor, forno da cozinha ou até um aquecedor elétrico com temperatura suficiente para amolecer o plástico sem derretê-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário