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sábado, 27 de agosto de 2011

Fazendo combustível para motores O.S. BE (bio-ethanol)


Continuando o artigo sobre como fazer combustível para motores O.S. bio-ethanol, destacando que o "bio" é óbvio, pois o álcool etílico é feito de cana-de-açúcar.

Bio-Ethanol - combustível comercial 


O.S MAX .55 AX-BE

1- Como foi a experiência de usar um combustível caseiro:


Quero compartilhar minha experiencia com o combustível "feito em casa" para este excelente e econômico motor O.S. MAX BE, FOI EXCELENTE! Não pude notar qualquer diferença entre o combustível comercial (de excelente qualidade, isto é inegável) e o made by Rivaldo Voador. O motor mostrou a mesma potência, torque, rotação, confiabilidade e economia, também, mostrou os mesmos problemas, ou melhor, as mesmas peculiaridades em relação a gostar de rodar um pouco "gordo", não gostar de "pegar" quando o motor está muito quente e "apitar" menos na hora de regular a mistura, quer dizer, se ficar muito pobre a mistura o motor começa a variar a aceleração e morre. Neste caso quando se mede a temperatura passa dos 90º C e não pega até ficar morno novamente.


Resumindo: Depois de quase seis meses de uso do combustível "feito em casa", usando a receita dada pela própria distribuída do combustível comercial e usando os produtos da qualidade recomendada, não dá para perceber diferença no desempenho do motor entre o combustível comercial e o caseiro.



2- Onde comprar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro:


Os dois produtos químicos necessários para preparar o combustível são vendidos da Distribuidora de Produtos Químicos São Lázaro, situada na Rua Conde Agrolongo, 1092 - Penha, Rio de Janeiro - RJ, telefone: (21) 3592-6774. Para acessar o sítio eletrônico (clique aqui), mas não há muitas informações no sítio eletrônico, além da lista de produtos e o contato por formulário/email.

Para comprar é necessário fazer um cadastro na loja, é necessário apresentar o CPF, Carteira de identidade, um comprovante de residência (se não me engano) e eles pedem o número do BRA, mas não o exigem, então leve estes documentos. Nas próximas vezes basta se identificar para comprar.
Abaixo a localização no Google Maps da Loja:

Exibir mapa ampliado

3- O que comprar:


Para preparar o combustível, é importante ter alguns aparatos simples de química como uma proveta, copo de Becker e um funil. Podem ser comuns e feitos de plásticos, poderíamos fazer o combustível sem eles, mas tê-los facilita muito e podem ser adquiridos na própria loja e são baratos.


É lógico, que deve ser adquirido o álcool absoluto (99,5%) que é vendido em embalagens de 5 litros (custa ~R$ 5,00 o litro) e o óleo de rícino, que na loja é chamado de óleo de mamona, que é a mesma coisa, é vendido em embalagens de 1 litro (custa ~R$ 15,00 o litro). Importante ressalva que deve ser feita é que o óleo vendido lá NÃO É o óleo de rícino purificado para analise ou PA. O óleo tem cheiro muito forte, mas não parece com o cheiro de óleo de rícino que sobra na queima nos motores, mas apesar disso é cristalino. 


Li em alguns fóruns de discussões que este óleo é bom o suficiente para usar. E usar um óleo para PA seria considerado um exagero, todos do meu clube, que fazem combustível caseiro usam este óleo com diversas marcas de motores sem reclamações.


Li, também, em fóruns que alguns filtravam com dois filtros de papel para coar café o óleo de mamona antes de misturar ao álcool para reter impurezas invisíveis a olho nu, o que segundo quem postou aumentaria a qualidade do óleo.


4- Passos para preparar o combustível:


É muito simples preparar o combustível basta seguir alguns passos e prestar atenção em algumas coisas. Sequer as substâncias são tóxicas, o álcool não deve ser bebido, mas não é venenoso. O rícino do óleo de mamona é destruído no processo de produção, então, também, não é venenoso, não beba, pois deve dar diarreia, evite coçar os olhos, pois dá uma pequena coceira, mas como qualquer substância química deve-se ter cautela. Há risco sério de incêndio. NÃO FUMEM PERTO!


a- Coar o óleo de mamona


Se você, como eu, acreditar nas tais partículas invisíveis no óleo de mamona não purificado ou querer seguir os mesmo passos que eu faça o seguinte: 

Use o copo de Becker:
Copo de Becker

E um suporte para filtro de café grande comprado em qualquer supermercado:
Suporte de filtro de papel para café - grande

Ponha dois filtros de papel no suporte e acomode o suporte no copo de Becker de modo seguro e despeje devagar o óleo que é relativamente viscoso dentro do filtro até enchê-lo. Isto é um exercício de paciência, pois demora de dois a três dias para coar 1 litro de óleo, mas para coar uns 100 ml o suficiente para fazer 1,1 litro de combustível deve levar só umas quatro a seis horas, o que dará para fazer uns bons vôos. 

b- O quanto fazer de combustível por vez:


Um conselho, não faça mais combustível do que necessário para voar em um ou dois finais de semana, pois a umidade do ar degrada o combustível, como ficamos abrindo e fechando a garrafa de combustível no campo em condições adversas isto o contamina invariavelmente com água, é lógico que em um dia isto não fará mal, mas em vários dias causaria impacto na qualidade do combustível, então NÃO FAÇA 5 LITROS de combustível e leve ao campo. Talvez o tal antioxidante do combustível comercial faça falta, se você acreditar que isto seja verdade.

Também, um importante argumento é que da primeira vez que fizer o combustível você pode errar algo, se estragar um litro de combustível sobrara mais quatro para tentar.


c- Como preparar o combustível

Relembrando a receita 1 parte de óleo de rícino para 10 partes de álcool absoluto (99,5%).

INFORMAÇÃO ADICIONADA EM 17/04/2012:
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IMPORTANTE DICA DADA PELO MOURA, experiente aeromodelista e que faz combustível há muito anos, segundo ele o combustível deve ser feito a razão de 1 parte de óleo de rícino para 9 partes de álcool anidro, quer dizer, para fazer 1000 ml de combustível, deveria se misturar 100 ml de óleo a 900 ml de álcool. A diferença entre a receita que ele aconselha e a receita que ue uso é que a mistura dele ficaria exatamente 10% de óleo para 90%  de álcool. Segundo minha receita ficaria  9.1% de óleo para 90.9% de álcool. 

Finalmente, ele afirmou que a razão de 10% de óleo seria o correto para este combustível. Acho que a receita do Moura é correta e segura, porém, muito conservadora. É sabido que os atuais motores são produzidos a partir de uma metalurgia superior em comparação aos motores da época dos nossos pais e dos nossos avôs, de modo que os atuais motores aguentam uma menor lubrificação sem problemas. 

Não acho que deve ser desmerecida a opinião do Moura, nem eu mesmo a desmereço, pelo contrário até alterei meu post para acrescentá-la. Só que usando a minha receita atual, estou muito satisfeito. Use seu próprio critério para escolher.

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Então usando a proveta, pois é mais fácil de visualizar e dosar e não sujará o álcool (veja o texto abaixo), mas pode ser usado o próprio copo de Becker:

Proveta - melhor que seja de pelo menos 500 ml

Usando o funil posto dentro da proveta despeje devagar (senão entorna tudo!) o álcool até a marca desejada, por exemplo, 500 ml, ponha numa mesa para ver a marca com precisão (a proveta funciona com um nível de pedreiro) se tiver passado um pouco da marca desejada, despeje com a própria proveta de volta no recipiente de álcool (por isto é bom começar pelo álcool e usar a proveta para não sujá-lo com óleo). Ponha o álcool medido no vasilhame de combustível que você levará ao campo com ajuda do funil. Repita tantas vezes quanto for necessário para completar o combustível que você quiser fazer, por exemplo, se for fazer um mais ou menos um 1 litro, serão duas vezes, se for fazer ~1,5 litro, serão três vezes. Lembrando que sempre dará um pouco mais de combustível, pois entrará mais uma parte de óleo para cada 10 partes de álcool.

Depois usando o copo de Becker para não misturar o álcool com o óleo, caso seja necessário despejar de volta ao recipiente o óleo, se você passar um pouco da marca desejada, ponha a décima parte do que pôs de álcool, por exemplo, para um 1 litro de álcool, meça 100 ml de óleo, ou para 1,5 litro de álcool meça 150 ml de óleo e despeje no vasilhame de combustível que levará ao campo. Mexa um pouco, você perceberá que o óleo de mamona se dissolverá muito bem ao álcool e não decantará, bom eu não consegui perceber isto e o próprio movimento da viajam ao campo de voo deve remisturar muito bem o combustível.


O COMBUSTÍVEL ESTARÁ PRONTO!


d- Tingir o combustível


O combustível fica praticamente incolor, então fica difícil enxergá-lo na mangueira do motor, então para tingir o combustível é muito fácil, pegue celofane colorido, destes vendidos em papelaria, corte um pedaço do tamanho da metade de uma folha de papel e ponha dentro do combustível balance um pouco e tire o plástico e estará tingido.




5 comentários:

  1. Estou no Aguardo de noticias. Estou tentando encontrar onde comprar alcool absoluto e não estou conseguindo achar onde vendam.

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    1. Olha amigo, não sei se vai ajudar, pois o local serve para quem mora no Rio de Janeiro, mas aproveitei tua indagação e terminei a segunda parte do post: http://rivaldovoador.blogspot.com/2012/02/fazendo-combustivel-para-motores-os-be.html

      Acrescento que álcool absoluto ou anidro é encontrado em distribuidoras químicas (absoluto, é como chamam) ou uma usina de produção de álcool (chamam de anidro). Uma dessas duas coisas devem ter perto de tua casa.Espero que tenha sorte.

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  2. Excelente post Rivaldo! Aliás acho que ja li todos...rs. Bom, liguei para a Distribuidora São Lazaro, o atendente me pareceu um grosso pois o mesmo estava discutindo com um freguês no balcão.

    - Álcool absoluto (99,5%) sai por R$23,00 (5Lts);
    - Óleo de Mamona (rícino) sai por R$13.20 (1Lt).



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    1. Hélio, muito obrigado por atualizar os valores para mim.

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  3. E hj qual seria o valor do anidro ?
    E o ricino? Obg

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