Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de junho de 2019

Slope soaring/voo em encosta em Nova Iguaçu/RJ


Em 12/05/2019, eu e meu amigo piloto e construtor de aeromodelos Alan Negreiros, fomos a Serra do Vulcão voar com planador RC em encosta ou slope soaring, classificação F3F, aproveitando o lift ou vento orográfico que sobe a encosta mantendo planadores puros (sem motorização) no ar.

Se você quiser entender um pouco mais sobre Slope soaring/Voo de encosta acesse essa matéria no link Slope soaring - Voo em encosta - Voo em Lift

O maciço de Gerecinó é muito extenso, existem muitos pontos de voo inclusive para asas delta e parapentes, mas o local específico escolhido fica em frente a faculdade UNIG, próximo ao Shopping de Nova Iguaçu, o acesso é pela rua Tatu Gamela. O local é bem seguro com uma pequena e constante peregrinação de evangélicos que usam os montes como local de orações. 
Mostra o caminho a partir da Rua Tatu Gamela - A UNIG está ao topo da imagem a encosta a baixo.
Mostra o local de voo em encosta na seta - Serra do Vulcão - o caminho destacado na linha laranja 
Local de voo em encosta - Serra do Vulcão - encosta voltado ao quadrante ONO

O quadrante dominante é ONO, mas dá para voar com vento O e NO. Em um ponto mais abaixo, haveria um ponto de voo com quadrante N, mas não testamos porque não houve vento N.

O local destacado ao centro da imagem acima, é composto de grama média e grama baixa, suponho que pela movimentação das pessoas que oram lá.

Abaixo fotografia focado ao norte (virado para o alto da foto acima), o local de voo está a esquerda.
Fotografia do local do voo em encosta - Serra do Vulcão - câmera virada para norte - a local de voo fica a esquerda mais ou menos ao oeste - ao fundo o maciço de Tinguá 
 A foto abaixo mostra o quadrante de voo virado principalmente para ONO, tem grama média que ajuda no pouso e tem um ponto sem grama para o piloto se posicionar.
Vista do quadrante de voo em encosta - Serra do Vulcão - virado para ONO
Foto do aeromodelo planador em voo aproado com o quadrante ONO. Os ventos são médios para fracos, pode haver ventos fortes, mas é raro. As condições ideais de vento costumam ocorrer no fim da manhã.
Planador em voo em encosta - Serra do Vulcão - quadrante ONO

Os vôos duraram minutos, com intervalos quando o vento enfraqueceram muito. Do voo em lift é possível passar ao voo termal porque no campo de voo (o espaço onde é possível usar o lift e a velocidade do vento para manter o aeromodelo em voo) é possível acessar bolhas de térmicas.

Em breve edito acrescentando vídeo dos vôos.

Segue o vídeo resumo dos vôos realizados naquele dia:

O planador é um scratch building de isopor e depron com fuselagem de vara de pescar de fibra de vidro com 2 metros de envergadura construído pelo Alan. Um modelo simples que se saiu muito bem, inclusive com capacidade para voo termal como se vê no final do vídeo.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Planador lançado com Hi-Start - Genicinó - Nilópolis/RJ



Meu amigo Alan Negreiros, construtor e piloto de aeromodelos, aficionado por planadores puros (sem motorização), já praticante do voo em encosta ou slope soaring em Nova Iguaçu (Serra do Vulcão)me propôs voo termal, utilizando técnica clássica de lançamento a elástico, conhecido como Hi-Start.

Eu já tinha montado um conjunto Hi-Start faz algum tempo. É muito simples uma haste para prender firmemente ao solo, vários metros de elástico (usei o red 6mm borracha de silicone bungee da Hobbyking - 25 metros), um fio nylon de pesca 80 Kg com 60 metros, um paraquedas (como discutido a frente ficou muito ruim) e uma argola para enganchar ao planador, como descrito de forma simplificada no desenho abaixo:    
Esquema básico do Hi-Start: ancoragem, elástico, fio, paraquedas e argola

Com o material pronto, fomos ao campo mais próximo com área livre. O Parque Municipal Natural de Gericinó em Nilópolis/RJ. Lá é uma área militar, com permissão para uso civil pela Prefeitura Municipal de Nilópolis, convertido em bela área de lazer, para pratica de caminhadas, com partes arborizadas e grandes espaços livres. Abaixo podemos ver parte do parque. Cabe destacar que a maior parte da área total verde ou é de uso exclusivo das forças armadas ou áreas alagadas (há um represa lá), então, as áreas disponíveis ao uso da população são as mais próximas da cidade.
Parque Municipal Natural de Gericinó
Parque Municipal Natural de Gericinó - Nilópolis/RJ - área de voo em destaque em preto com o título "Local"

Após alguns minutos de caminhada, relativamente próximo da entrada, ao sul, encontramos uma área relativamente plana (dos sites 1 e 2 para o ponto de ancoragem há um declive de poucos metros, sendo que toda área para trás dos sites 1 e 2 é plana).

A imagem abaixo, retirada do Google Earth mostra o primeiro e segundo pontos de voo e o ponto de ancoragem. Como apontado entre o Site 2 e o ponto de ancoragem o Hi-Start foi estendido até 136 metros. 
Local de voo - ao lado da estrada pelo setor sul do parque - destaques do ponto de ancoragem e dos locais de voo

Usamos um planador  scratch building com 2 metros de envergadura (EPS + depron + vara de pescar) de desenho e construção do próprio Alan Negreiros. 

O vídeo que segue mostra o resultado do uso do Hi-Start. Em primeiro momento, o paraquedas por mim construído, na posição normal de uso, conforme o desenho acima, abria prematuramente, causando instabilidade aerodinâmica, impedindo o lançamento. O Alan notou o problema e resolveu invertendo o paraquedas. Daí obtemos um resultado bastante satisfatório, uma subida bem ingrime, sem praticamente nenhuma correção. Chegamos a boa altitude, mas não pudemos medir porque não possuíamos nenhum meio para tanto. Mas posso presumir que o planador foi lançado próximo ao tamanho máximo do Hi-Start, portanto, próximo 85 metros de altura, pelo menos nos melhores lançamentos.

O Alan conseguiu ficar em uma térmica por alguns segundos, mas as condições para voo térmico, acho eu, não estavam as melhores no dia que tentamos (26/04/2019).