PORQUE É NECESSÁRIO UM INSTRUTOR
Um bom instrutor é muito importante para começar bem no hobby do aeromodelismo.
Uma das maiores causas de abandono ao hobby são as decepções e contrariedades geradas por tentar aprender a pilotar sozinho ou com um instrutor inadequado. Aí é "lenha" (quebra muito séria) do aeromodelo, compra de equipamentos inadequados ao iniciante/de péssima qualidade. Isto só causará dor de cabeça e decepção ao novato.
1- VALE A PENA PAGAR POR UM INSTRUTOR?
A resposta é simples: SIM, VALE A PENA!
A razão disso é que o gasto com esse tipo de profissional compensa pela economia futura com relação a aeromodelos destruídos prematuramente/equipamentos super dimensionados/incorretos/de má qualidade, que terão de ser substituídos com um gasto, as vezes, muito maior de dinheiro. Além da experiência de aprendizado ser muito mais agradável.
a) Ao vivo é diferente!
Não adianta, por mais que se treine no simulador, quando se pega um aeromodelo de verdade é diferente, a primeira coisa que muda é a perspectiva. A visão humana não é igual a das telas dos computadores, então, pilotar um modelo pela tela é assustadoramente diferente de a pilotar ao vivo. O novato é mestre no simulador, mas caí na primeira curva quando voa de verdade.
b) Equipamentos de aeromodelismo
Modelos, rádios controles, acessórios são muito bonitos e chamam muita atenção, principalmente os mais caros e sofisticados, quase todos elas são inadequados para principiantes, por diversos motivos, preço, nível de dificuldade em manipulação/compreensão dos recursos, grau de dificuldade no voo (modelos), etc.
Então, o instrutor mesmo que pago, vai lhe economizar dinheiro, porque ele passará a "receita do bolo" com equipamentos adequados ao novato em grau de dificuldade/preço.
Por outro lado, o atendente/dono de loja de aeromodelismo, por mais que tenha boa intenção, não é indicado para lhe recomendar equipamentos.
c) Rejeição ao hobby
Outro fator de economia proporcionado pelo instrutor, principalmente pago, é possibilidade mesmo que mínima de você SIMPLESMENTE NÃO GOSTAR DO HOBBY. Isto é improvável, mas é possível, simplesmente, não gostar de "mexer nos pauzinhos" do controle remoto, já vi acontecer, com meu primo, sempre aficionado por aeromodelismo desde da minha infância, quando começou aprender a pilotar, não gostou e desistiu. Continua admirando o hobby, mas não quer praticar.
Nesse caso usar o aeromodelo escola do instrutor poderá mostrar para você, se aeromodelismo realmente é o você que gosta.
2- Instrutores
Só vou por um nesse post (por enquanto), só porque não fiz ainda minha relação de contatos. Pretendo ampliar.
FERREIRINHA:
Mestre Ferreirinha |
Local: CMVM (Clube Militar da Vila Militar em Deodoro) à margem da Avenida Brasil, saída 27, no sentido Campo Grande. Tem um soldado que controla a entrada é só se identificar e estacionar.
Dia/horário de atuação: Sábados e domingos a partir das 9h.
Contatos: (21) 8180-1429; ferreirinhaflay@ yahoo.com.br
Texto pessoal do instrutor: "Não compre equipamentos...antes dar um voo com meu próprio aparelho com rádio duplo para sua segurança...para depois passar a lista de equipamentos ideal para iniciantes no aeromodelismo..."
3- Cadastro de instrutores
Por óbvio quero ampliar este post para comportar tantos instrutores quanto possível que desejam que seus serviços sejam informado aqui.
Vou contatar por conta própria outros instrutores, mas caso deseje que seu contato seja publicado, por favor, me envie um email (rivaldoluiz@gmail.com) com as seguintes informações: a) Nome; b) bibliografia (experiência; feitos no hobby, etc); c) informações sobre serviços (serviços que presta, configurações/trimagens, etc); d) Se possui aeromodelo escola; e) Local/locais de voo; e) Dias e horários de atuação; f) contatos (se não quiser que seu telefone seja publicado ou caso queira só informar para mim, para eu passar a quem perguntar, me avise; g) texto pessoal (algo que queira declarar/propagante pessoal); h) outras informações (valor da aula, condições, o que quiser informar, etc).
Se eu não conhecer o instrutor, vou publicar assim mesmo, mas vou informar que não o conheço.
Desde de já fico muito agradecido pela contribuição.
Desde de já fico muito agradecido pela contribuição.