Pesquisar neste blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Planador de Pau - Projeto do Raphael Rigoto - feito com machado

Raphael Rigoto criou uma plank (ou um planador curto) com a fuselagem esculpida em madeira, usando um machado.

Ele é um aeromodelista focado em planadorismo e slope soaring (voo em encosta), que tem projetos interessantes com materiais alternativos, como, bambu e isopor. Eu assino o canal de no Youtube há bastante tempo e se quiser assinar também, clique em: http://www.youtube.com/user/rapharigoti?feature=watch

Este é o planador/asa dele:
Plank do Raphael Rigoto - planador de madeira - fuselagem insculpida em madeira de pinnus e pintado com aerosol

O Raphael "mata a cobra e mostra o pau", neste vídeo ele mostra como fazer a fuselagem usando um sarrafo de 5 x 5 Cm de pinus:

Voa muito!

Para aqueles que quiserem fazer algo parecido o vídeo serve bem como tutorial, se você tiver um asa já pode fazer. Acredito eu, que caxeta (ou caixeta) servirá como madeira base, mas pinus é uma madeira bem fácil de encontrar.

O problema é que ele sempre posta neste link http://www.youtube.com/watch?v=47HTLrl6-NQ&feature=plcp as plantas dos seus aeromodelos, mas quando vi, ainda não havia atualizado. 

A planta já está no link acima:


Como se vê na imagem acima o doravante "Plank Machado" tem um perfil ao que me parece feito a mão (tem um tutorial do Rapharigoti que ele ensina a fazer uma asa com faca afiada e todas as medidas básicas estão presentes.


Esteja atento, porque as plantas estão na descrição do vídeo.


2 comentários:

  1. meu amigo gostaria de saber qual é a polegada que ficou o cokpit e qual o perfil da asa, e gostaria de um conselho seu, se eu posso colocar 33 cm no centro da asa
    at
    deoclecio
    deosilva1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deoclecio, obrigado por visitar meu blog.

      O projeto é do Raphael Rigoto, cujo canal do Youtube pode ser acessado aqui: http://www.youtube.com/user/rapharigoti?feature=watch

      Procurei na página de plantas dos projetos dele, mas ele ainda não a postou. Pedi que ele postasse a planta.

      Lendo os comentários ao vídeo ele afirmou que a asa teria 100 Cm de envergadura e a corda da raiz (centro) tem 18 Cm a ponta parece ser bem fina próxima ao 0 Cm.

      O perfil alar ele não menciona, mas deve ser um perfil reflex fino (MH64 ou outro). É melhor que seja reflex para diminuir a tendência da "plank" (é este tipo de asa) de picar excessivamente e desestabilizar, já que se trata de um planador sem cauda, ou ainda uma asa voadora (ou tailless aircraft). Pode ver alguns desses perfis nesse site: http://www.aerodesign.de/english/profile/profile_s.htm#hs130

      Quanto a aumentar para 33 Cm a corda da raiz, eu só recomendaria fazer isto se for aumentar, também, e proporcionalmente a envergadura, pois isto irá mudar o alongamento da asa (envergadura dividida pela corda média) isso muda o voo do modelo, mas esse modelo altamente experimental (sei porque é este o processo criativo do construtor).

      Então você tem duas escolhas, pesquise modelos plank com envergadura semelhante e copie as medidas (método mais seguro) ou simplesmente crie da sua cabeça as medidas usando critérios mínimos razoáveis (chute científico), o resultado pode não ser o esperado, tendo em vista a ação de algum fator aerodinâmico inesperado. As vezes dá certo e voa bem!

      Quanto a posição do encosto da asa (é o cockpit que você mencionou, não é?) no vídeo dá para ver que fica a uma mão mais alguns dedos de distância.

      UMA CONSIDERAÇÃO IMPORTANTE! Esse modelo é altamente especializado para voo em colina (ou slope soaring) e só voa em condições especialíssimas (uma colina com inclinação correta, vento com certa velocidade, vento encabeçado com a colina, etc). Não sei a tua experiência nesse campo, pode ser que você o dômina, mas se não sabe nada sobre isso acesse este post: http://rivaldovoador.blogspot.com.br/2011/11/slope-soaring-voo-em-encosta-voo-em.html.

      Espero ter ajudado e mandarei uma cópia para teu email.

      Excluir