Pesquisar neste blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Parapente R/C do Aykon

Hoje lembrei como é bonito ver os parapentes (full-scale) passando pelo Aero-Xerém, vindos de Petrópolis, se não me engano, e indo pousar em uma fazenda próxima, em Xerém mesmo.

Ver aquelas velas com cores fortes flutuando nos ares como anjos, pegando térmica com e como os urubus, é lindíssimo.

Então "tive" a ideia de ter um parapente R/C. Me pareceu um projeto perfeito para construir algo para voo planado.
Parapente na térmica com urubus - fotografia tomada no Aero-Xerém em 18/02/2012

Já havia visto na Hobbykink.com um velame de parapente/paraglider bem bonito chamado "HobbyKing Paraglider Parafoil 2.15m" (clique no nome para acessar o link).

Eu mencionei "bonito" porque nada entendo de velames de parapentes, olhando as fotos do produto da HK, me pareceu que o alongamento (aspect ratio) do velame é muito menor comparado com a fotografia do velame acima, se funcionar como nas asas rígidas, isto diminui a eficiência aerodinâmica.  Comprei mesmo assim para testes.

Imaginei que alguém já havia feito isso, então pesquisei no Google e descobri que paraglider e/ou paramotor (com motorização, é óbvio) era muito comum, mas parapentes (sem motor) era raro. Acabei encontrando este projeto:

 R/C Parapente do Aykon duas linhas.

Um jovem rapaz desenvolveu o projeto do velame ao piloto. Que raiva que fiquei desse "muleque" fazer um negócio tão legal assim e ainda pegar lift com ele, que raiva!
É brincadeira, o projeto ficou maravilhoso e voa muito bem. Vendo os vídeos do canal dele no Youtube se percebe que o parapente teve ótima receptividade e muitas propostas de compras.

Pode-se ver que o modelo voa muito bem:

Teve até reportagem sobre ele na TV:

O site dele em construção é o Parapentes Aykon rádio controlados.

Procurando no E-voo.com encontrei dois tópicos com informações importantes sobre como configurar um parapente/paraglider:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24244

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1072147

Vendo filmes e vídeos sempre tive curiosidade de como se manobrava um parapente, a imagem abaixo mostra como é:
Imagem tirada do E-voo.com - comandos parapente R/C - A esquerda posições dos servos - direita comandos no rádio


Outros vídeos do Youtube sobre o assunto:

Projeto start-zero italiano. O site dele: http://www.parapendiorc.it/


Nesse vídeo mostra como se lança um parapente R/C.

Finalizando: como um projeto futuro, deve ser bem interessante testar a ideia.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Visita ao Aero-Xerém em 14/07/2012

Nesse dia fomos eu, meu primo Pedro e minha sobrinha Elisa visitar o Clube de Modelismo Aero-Xerém.

O que logo chamou a atenção foi este helimodelo Logo 600 elétrico com bateria 10S. É muita potência!
Logo 600
A habilidade do Luís é inquestionável, deu um verdadeiro show no Aero-Xerém:


Este Flip 3D do Bruno/Jacque.
Bruno e seu Flip 3D

Bruno é um exímio piloto:


Outro voo dele.


Outro modelo muito bonito é este: 
Zoom-Zoom - Mazda - do Jacque


Este aeromodelo é realmente pesado, no vídeo dá para ver a dificuldade do Bruno em levantá-lo, mas munido com um motor 2T 190 voava com facilidade.

Dê uma olhada no tamanho desse motor:
Detalhe do motor glow 190 do Zoom-Zoom

O Ney Cruz (construtor da MaisHobby) testou uma asa voadora bastante rápida. Vejam o designer:
Zagi da MaisHobby
Zagi veloz



A gravação não ficou boa, mas dá para ver a velocidade acalçada. O Ney me disse que projetou a asa para velocidade, enflexamento, ponta das asas e motorização, tudo pensando na velocidade.


Slideshow das fotos do dia:

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Motor de aeromodelo - perigo real e imediato

Dizer que as hélices/motores de aeromodelo são perigosos é algo até batido, bom pelos menos até se ver as lesões provocadas por uma hélice no corpo humano.
Ferimento na sola do pé do Hércules causado por hélice de aeromodelo elétrico

Este acidente, até inusitado, demonstra que facilmente um aeromodelo pode causar um ferimento. 

Segundo meu sobrinho Hércules, aconteceu assim: Ele estava testando a mixagem de um modelo elétrico (o Cobra Coral) para um projeto futuro, realmente brincando com os recursos de mixagem do Turnigy 9X dele sem muito compromisso com um uso prático para aquele modelo específico.

Ele estava sentado no chão, encostado na parede e descalço, com o modelo a sua frente com a hélice virado para ele.

Depois que ele testou o que queria nas mixagens dos comandos, inclusive no motor, ele pediu para uma pessoa que o estava assistindo para desconectar a bateria, mas a pessoa não desconectou.

Mesmo depois do teste, ele estava passeando pelos menus de mixagem do seu transmissor, quando ativou o recurso qualquer, QUE ESTAVA COM OS COMANDOS INVERTIDOS, dando inadvertidamente comando TOTAL de acelerar ao modelo (que ainda estava ligado), o aeromodelo avançou para o pé dele, que pela posição (sentado encostado na parede) veio a acertar a sua sola do pé causando a lesão da foto acima.


Algumas dicas colhidas na internete (em vários sites) e algumas dicas minhas com relação ao uso seguro de hélices:

1- Antes de instalar a hélice no modelo deve-se lixar as bordas da hélice com uma lixa fina, pois as bordas vêm afiadas de fábrica. Isto é necessário para evitar cortes nos dedos e mãos quando  manipulando a hélice.

2- Mantenha o stick de comando do acelerador sempre abaixado, quando o rádio for ligado isto evita um avanço inadvertido do aeromodelo;

3- Tome cuidado ao mexer nas mixagens ou inversão dos comandos do rádio, pois se o canal do motor estiver invertido a aceleração do motor será total, quando o stick do motor estiver abaixado. Igualmente se houver atribuição de outro stick ao canal do motor,  a aceleração estará em meia potência. Então mantenha o aeromodelo em segurança nesse sentido.

4- Dê partida no motor glow sempre com starter elétrico ou um bastão de partida, NUNCA COM A MÃO, pois há risco de ser atingido pelo rebate da hélice.

5- Use postes de contenção de aeromodelos ou peça a alguma amigo que segure com os pés quando dar partida no motor ou for testar os comandos, há sempre perigo do modelo avançar.

6- Não permita que pessoas fiquem a pouca distância a frente de um aeromodelo quando estiver em funcionamento, a distração delas pode gerar acidentes.

7- IMPORTANTE! Opere o aeromodelo estando ao lado dele, um pouco atrás da linha da hélice, NUNCA A FRENTE DO AEROMODELO! Pois sempre há enganos e se outras providências de segurança falharem isto salvará você de ser acertado (ou acertar) a hélice. É óbvio que para dar partida no motor você se postará a frente do aeromodelo, mas após isto fique ao lado/um atrás.   

8- O acidente ocorre com algo que não se prevê, então, antes de operar o motor do seu aeromodelo, dê uma olhada ao redor, e pense o que pode dar errado e de maneira ativa tome providências para diminuir as chances de acidente




sábado, 7 de julho de 2012

Oficina de aeromodelismo - parte II - ferramentas comuns

Uma oficina ou ateliê de aeromodelismo é imprescindível para reparar, montar e construir aeromodelos satisfatoriamente.

As ferramentas, instrumentos, máquinas e aparatos necessários, e quantidade, complexidade e especialidade deles, vão depender daquilo que você se propõe fazer, do dinheiro disponível e de sua vontade

Neste post apresentarei minha pequena experiência na organização de uma oficina, separando as ferramentas/congêneres pela aplicação/função para uma determinada proposta, então, por exemplo, podemos montar uma mini-oficina de construção de aeromodelos de isopor/depron. 

Mas aqui não quero mostrar somente para que serve uma dada ferramenta em geral, mas sim seu uso ou usos específicos para cada uma dessas propostas/aplicações, é óbvio que não há receitas prontas e há muitas formas de fazer bem uma mesma coisa. Minha empreitada pretensiosa é dar uma base mínima para aqueles que vêm atrás...
Oficina de aeromodelismo - minha bancada


Farei uma série de posts abordando propostas e as respectivas ferramentas/instrumentos/máquinas:

1- Oficina de aeromodelismo - parte I - isopor/depron


I- Ferramentas comuns - o que é indispensável ter

1- Alicates

1-a: Alicate universal
Alicate universal - muito útil para qualquer trabalho

Ferramenta muito útil quando há necessidade em trabalhar com arames de aço, usados na lincagem (ou linkagem) dos comandos, bem como para fazer trens de pouso, ou lâminas de alumínio, também, usados em trens de pouso ou qualquer outra peça que seja necessário segurar/dobrar.

Um exemplo dos usos do alicate universal é para fazer lincagem dos ailerons, conhecido como torque rod.
Alicate universal dobrando arame para fazer linkagem de ailerons
Linkagem do ailerons pronto

Estas imagens foram retiradas desse excelente tutorial do E-voo.com: (clique aqui)


Na verdade, isto é óbvio para aqueles que fazem algum trabalho em mecânica, o alicate universal é muito versátil e útil. Abaixo figura com a descrição das partes de um alicate universal

O estriado (N.º 1- da figura acima) é possível dobrar precisamente em até 90º ou segurar uma pequena peça firmemente. 

A mandíbula (N.º 2- da figura acima) além de segurar, eu uso para desentortar arames mais grossos, por exemplo, do trem de pouso, onde o estriado seria inútil. A ideia é usar a mandíbula como alavanca, dosando força necessária para ir desentortando (ou entortando, se for o caso) o trem de pouso, conforme a necessidade.


1.b- Alicate de bico
Alicate de bico 

Alicate de bico é usado para desencapar fios e segurar firmemente pequenas peças. Com alguns elásticos pode se converter em um alicate de pressão para segurar porcas ou outras peças pequenas, com o bico fino é possível chegar a lugares de difícil acesso.


1.c- Alicate de corte
Alicate de corte
Alicate de corte junto com o de bico servem para desencapar fios. Mas é útil para cortar arames e varetas de fibras de vidro usadas para lincagem ou como reforço estrutural.

2- chaves de fenda/philips
Chaves de fenda / philips - três são recomendadas

Recomenda-se adquirir pelo menos três, uma pequena, uma média e outra grande. Serão usadas em muito parafusos, como por exemplo, para prender motores em seus devidos montantes; servos as suas mesas.

A dica é encapar a haste de metal da chave de fenda/philips para proteger um objeto delicado como um motor, pois o fato da haste metálica passar próximo ao bloco do motor pode danificá-lo.  


3- Ferro de soldar

Ferro de soldar - solda de estanho

O aeromodelista precisa muitas vezes fazer pequenos trabalhos de solda, como por exemplo, soldar conectores de baterias/ESC/motores elétricos. Na verdade sempre é útil saber soldar, então, se não souber, veja o tutorial e as explicações abaixo.

Vídeo tutorial de como soldar fios: (clique aqui)

Explicações técnicas de como soldar: (clique aqui)


4- Grosa/limas e congeneres

4.a- Lima: são usadas para desbastar metais, mas pode ser usados em madeira, bambu, ou qualquer outro material. 

Útil tanto na própria construção de modelos, de mil maneiras, tanto quanto para montar qualquer aparato/utilidade na própria oficina, como por exemplo, desbastar um dente em um arame para permitir um melhor aperto de um colar.
Formatos de lima

Como visto na imagem acima, há diversas formas. Eu, particularmente, acho mais útil a reta de um lado e meia cana do outro, pois poderá ser usada em quase todas as circunstâncias. 

4.b- Limas agulhas
Conjunto de lima agulha
Limas agulhas são importantes por dois motivos, primeiro, porque são delicadas o suficiente para trabalhar com materiais frágeis, como balsa/madeiras leves, segundo, porque são extremamente precisas em seu manuseio.

Lima agulha plana - desbastando um degrau no bambu para emendá-lo

O dente feito com a lima agulha plana

Lima agulha redonda - útil para abrir espaços para passar fios ou alargar um furo

Podem ser usados para retificar uma peça de madeira para permitir o encaixe de um servo, por exemplo.

5- Chaves allen

Necessárias para abrir parafusos usados em diversas partes de um aeromodelos e máquinas, como por exemplo, motores, lincagem, etc.

É necessário um jogo de chaves polegadas (só vendidas em lojas especializadas) e chaves milímetros (mais comuns), pois não há normatização dos diversos parafusos usados.
Chaves allen

DICA: Essas ferramentas sofrem desgaste, principalmente aquelas compradas em lojas de "1,99", usando uma micro retífica, dá para recuperar cortando a ponta desgastada, pois toda a extensão da ferramenta é sextavada.

6- Arco de serra

Arco de serra - cortando um tudo
É muito útil, necessário para cortar os mais diferentes materiais, este tipo de serra é pouco usada na construção de aeromodelos propriamente dito, mas é útil de modo geral para cortar peças de madeira/alumínio/aço, e mais especificamente para cortar vareta aço para trem de pouso, por exemplo.

Existem serras apropriadas para cortar madeira balsa, encontradas em lojas especializadas em modelismo.
Serra para balsa Revell 52 dentes - mais apropriada para balsa

Ferramentas para cortar balsa / materiais leves - foto: post do Alvaro Sala no E-voo
Na foto acima da esquerda para direita: a) uma tesoura bem afiada para cortar balsa com pouca espessura; b) tesoura comum para cortar gabaritos de alumínio, lixas e gabaritos de cartolina; c) serra para cortar em curvas, muito precisa e delicada; d) gillete para cortar entelagem (só usem gillete para entelagem!); e) serra comum com empunhadora, mas delicada e precisa do que a comum; f) estilete e x-acto ou faca de modelista.

7- Paquímetro
Paquímetro


Muitos pontos não são medidos com precisão mesmo usando uma boa régua, por exemplo, o diâmetro de um tubo, então o paquímetro se torna necessário, até mesmo os de plástico leem com mais precisão do que uma régua.
Paquímetro - descrição

Observe que o paquímetro possui várias partes capazes de medições, por exemplo, a haste de profundidade que é usado para quão profundo é um furo.

Observe na imagem abaixo como usar um paquímetro:
Paquímetro - como usar para fazer medições precisas


8- Morsa de bancada


Necessária para segurar peças firmemente para que sejam dobradas, limadas ou soldadas.
Morsa de bancada - segurando guia redonda

Vale muito a pena o investimento em uma morsa de bancada, porque ela pode ser uma mão na roda em mil situações diferentes. 

9- Gabarito para cortes em madeira 90 e 45º

Gabarito de corte 45º e 90º

Gabarito de corte 45º e 90º - os lados são perfeitamente esquadrinhados

Gabarito de corte 45º e 90º - a peça encostada com segurança na lateral - corte feito através das janelas

Gabarito de corte 45º e 90º - o corte ficar perfeitamente com 90º graus

Uso para cortar peças esquadrinhadas para montar alguma coisa, como por exemplo, um suporte. 

Sem esta ferramenta você passará muita raiva na hora de cortar peças esquadrinhadas. 


10- Martelo leve

Martelo leve 
Além de usado para fixar tachas e alfinetes firmemente, é usado para gentilmente desempenar peças de metal fino.


11- Furadeira e brocas 

Provavelmente você tem essa ferramenta em casa. Então a dica que deixo esta contida nesse tutorial do E-voo sobre como fazer suas próprias rodas usando uma furadeira:
Furadeira torneando uma roda de aeromodelo - Tutorial do E-voo

12- Elásticos

Muito importante esta "ferramenta" (?!), considerada por mim a "segunda panaceia universal da mecânica" (lembra-se que a primeira é a fita adesiva). 

Brincadeiras a parte, o elástico é usado em qualquer lugar que requer pressão, principalmente para peças frágeis, porque usar um grampo em uma peça de balsa, as vezes não dá.

DICA: Usando um alicate de bico ou alicate universal é possível fazer um alicate de pressão, neste caso a pressão é proporcional a quantidade de elásticos usados

Elásticos usados para fazer um alicate de pressão


DICA: Elásticos substituem molas em máquinas ou mecanismo, igualmente a pressão é ajustada pela quantidade de elásticos, por exemplo, para tensionar um arco de corte de isopor.

Arco de corte para isopor - as barras verticais são articuladas

Elásticos usados para tensionar o fio do arco de corte


13- Multímetro



Mesmo os baratos vendidos em lojas de "1,99" é útil para checar a polaridade de uma bateria, ou mesmo testar sua tensão

Também é útil para checar curtos-circuitos ou fios abertos (partidos), defeitos muito comuns e que derrubam facilmente um aeromodelo

Como todo os aeromodelos/planadores R/C (mesmo os glow) usam ligações elétricas/eletrônicas este aparato de medição se faz muito necessário.  


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Visita ao Aero-Xerém em 10/06/2012

O feriadão de Corpus Christi foi todo chuvoso, o tempo só melhorou no domingo, então, meu sobrinho Hércules, um amigo chamado Filipe e eu resolvermos ir ao Aero-Xerém rever o pessoal e voar um pouco.

Como é comum em épocas de feriados prolongados o clube estava relativamente vazio, mas pude tomar algumas boas fotografias e vídeos.

Extra 300S
Extra 300S
O piloto habilidoso fez muitas manobras.


O Mayhem 40 do Carlinhos sempre rende belas fotografias.
Mayhem 40

Mayhem 40

Mayhem 40 e o Carlinhos, o piloto.

Mini aeromodelo Cessna da Maishobby
Mini Cessna da Maishobby
O próprio Ney Cruz está pilotando a máquina como pode ser visto neste vídeo.


Easy Glider da Multiplex
Easy Glider da Multiplex


O Easy Glider voou bem alto.

Para nós (Hércules e eu) o ponto alto foi o voo do Cobra Coral.

Este modelo foi desenhado (na verdade adaptado de um Ugly Stick asa baixa) e construído por meu sobrinho Hércules.

Note que a asa lembra a asa de Spitfire e o corpo (é óbvio, um Ugly Stick). 

O aeromodelo tem 120 Cm de envergadura e tem perfil KFm4, este perfil é feito em camadas como um sanduíche e tem esta aparência:
Perfil (airfoil) KFm4 - o passo (degrau) fica a 50% da corda total

Este perfil é muito fácil de fazer, no caso do Cobra Coral foi feito com uma placa de depron 5 mm  no meio, uma placa de 10 mm de isopor p0 (de papelaria) colado em cada lado. O cuidado é lixar o bordo de ataque, não só para arrendondá-lo, mas, principalmente para fazer o "contorno" do perfil como descrito na figura acima, quer dizer, procurando ser fiel ao desenho aerodinâmico do perfil.


Cobra Coral pilotado por Hércules


Pilotado por mim.

O modelo precisa de um ajuste fino na trimagem e a motorização poderia ser mais forte, mas foi muito gratificante voá-lo.

Mentor do Alcimar
Mentor T-34
Zagi rápida que o Ney Cruz estava trimando.


O Filipe quer iniciar no aeromodelismo e comprou este micro helimodelo. O modelo realmente impressiona pelo tamanho, mas voa bem.


Este voo não foi bem sucedido, o modelo quase caiu no rio, mas foi recuperado sem dano.

O Filipe está aprendendo a voar.


O slideshow de todas as fotografias do dia: