Dizer que as hélices/motores de aeromodelo são perigosos é algo até batido, bom pelos menos até se ver as lesões provocadas por uma hélice no corpo humano.
Ferimento na sola do pé do Hércules causado por hélice de aeromodelo elétrico |
Este acidente, até inusitado, demonstra que facilmente um aeromodelo pode causar um ferimento.
Segundo meu sobrinho Hércules, aconteceu assim: Ele estava testando a mixagem de um modelo elétrico (o Cobra Coral) para um projeto futuro, realmente brincando com os recursos de mixagem do Turnigy 9X dele sem muito compromisso com um uso prático para aquele modelo específico.
Ele estava sentado no chão, encostado na parede e descalço, com o modelo a sua frente com a hélice virado para ele.
Depois que ele testou o que queria nas mixagens dos comandos, inclusive no motor, ele pediu para uma pessoa que o estava assistindo para desconectar a bateria, mas a pessoa não desconectou.
Mesmo depois do teste, ele estava passeando pelos menus de mixagem do seu transmissor, quando ativou o recurso qualquer, QUE ESTAVA COM OS COMANDOS INVERTIDOS, dando inadvertidamente comando TOTAL de acelerar ao modelo (que ainda estava ligado), o aeromodelo avançou para o pé dele, que pela posição (sentado encostado na parede) veio a acertar a sua sola do pé causando a lesão da foto acima.
Algumas dicas colhidas na internete (em vários sites) e algumas dicas minhas com relação ao uso seguro de hélices:
1- Antes de instalar a hélice no modelo deve-se lixar as bordas da hélice com uma lixa fina, pois as bordas vêm afiadas de fábrica. Isto é necessário para evitar cortes nos dedos e mãos quando manipulando a hélice.
2- Mantenha o stick de comando do acelerador sempre abaixado, quando o rádio for ligado isto evita um avanço inadvertido do aeromodelo;
3- Tome cuidado ao mexer nas mixagens ou inversão dos comandos do rádio, pois se o canal do motor estiver invertido a aceleração do motor será total, quando o stick do motor estiver abaixado. Igualmente se houver atribuição de outro stick ao canal do motor, a aceleração estará em meia potência. Então mantenha o aeromodelo em segurança nesse sentido.
3- Tome cuidado ao mexer nas mixagens ou inversão dos comandos do rádio, pois se o canal do motor estiver invertido a aceleração do motor será total, quando o stick do motor estiver abaixado. Igualmente se houver atribuição de outro stick ao canal do motor, a aceleração estará em meia potência. Então mantenha o aeromodelo em segurança nesse sentido.
4- Dê partida no motor glow sempre com starter elétrico ou um bastão de partida, NUNCA COM A MÃO, pois há risco de ser atingido pelo rebate da hélice.
5- Use postes de contenção de aeromodelos ou peça a alguma amigo que segure com os pés quando dar partida no motor ou for testar os comandos, há sempre perigo do modelo avançar.
6- Não permita que pessoas fiquem a pouca distância a frente de um aeromodelo quando estiver em funcionamento, a distração delas pode gerar acidentes.
6- Não permita que pessoas fiquem a pouca distância a frente de um aeromodelo quando estiver em funcionamento, a distração delas pode gerar acidentes.
7- IMPORTANTE! Opere o aeromodelo estando ao lado dele, um pouco atrás da linha da hélice, NUNCA A FRENTE DO AEROMODELO! Pois sempre há enganos e se outras providências de segurança falharem isto salvará você de ser acertado (ou acertar) a hélice. É óbvio que para dar partida no motor você se postará a frente do aeromodelo, mas após isto fique ao lado/um atrás.
8- O acidente ocorre com algo que não se prevê, então, antes de operar o motor do seu aeromodelo, dê uma olhada ao redor, e pense o que pode dar errado e de maneira ativa tome providências para diminuir as chances de acidente.
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