Eu e Hércules, meu sobrinho, fomos voar na tarde de sábado (28/04/2012) no Aero-Xerém.
O céu estava nublado e não estava quente.
Não compareceram muitos aeromodelistas como esperado, por causa do feriadão.
PARAQUEDAS NA TÉRMICA?
Naquele dia o Gilvan usando um modelo elétrico soltou um paraquedas bastante simples, um sacola grande de lixo e alguns fios de linha de pipa.
Assistindo o vídeo, verá que o paraquedas cai como esperado, mas em determinado ponto ele simplesmente pára por cerca de 1m53s. Ficando parado em um ponto. Dá para se certificar disso usando o céu como ponto de referência.
Será que o paraquedas pegou uma térmica? Lá no Aero-Xerém tem muitas térmicas, pelo que já me disseram alguns planadoristas que visitaram o clube. MAS esteva um dia relativamente frio e sem sol. A ascensão orográfica (lift), acho eu, que está descartado, já que o paraquedas estava muito algo e longe do morro, ademais, o lift vem com o vento, não estava ventando e se estivesse o paraquedas teria sido empurrado para longe.
SPOT ON
Um destaque foi o Bruno, apenas 13 anos de idade, ele pilotou este Spot on e como sempre deu um show:
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World Models Spot on - modelo F3A - detalhe do voo em faca |
Este modelo é da modalidade F3A, modelo de acrobacia, note que o momento de cauda é bem longo para facilitar as acrobacias.
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World Models Spot on - modelo de acrobacia ou F3A - detalhe da bequilha traseira e a roda esquerda ainda não tocaram o solo |
COBRA CORAL
Este modelo foi construído por meu sobrinho Hércules. Ele se baseou em um Ugly Stick asa baixa, mas fez diversas modificações, usou perfil KFm4 e asa elíptica. Entelei-o com cores vibrantes e ficou bem legal.
Infelizmente o arame do profundor soltou, perdi o controle, cai e este foi o resultado:
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Cobra Coral - Ugly Stick asa baixa - caiu de bico. |
COMBATE DE ZAGI - aeromodelismo de demolição
Outra coisa que esta virando febre no clube é o combate entre zagis. Algumas fotos e vídeos.
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Zagi ou asa voadora do Ney perseguindo a zagi do Samir |
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Zagi ou asa voadora em combate ou dogfight |
Quatro asas voando uma contra a outra:
O combate é muito legal, mas cobra seu preço:
OUTROS DESTAQUES
Modelo asa alta do Alexandre. Ele quase sempre voa com modelos com motorização bem potente. Em vídeo contido em outro post, ele até perde o estabilizador em pleno voo por causa da força G.
Ainda bem que dessa vez correu tudo bem.
CAVEIRÃO DO GILVAN
Um Extra 300 com uma entelagem muito bonita e diferente. Eu acho muito bonito o modelo e seu voo.
Avistar
Nosso Avistar (Meu e do Hércules) voou pouco naquela tarde.
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Avistar .40 com motor O.S MAX .55 AX-BE |
Este vídeo mostra o pouso em que o motor apagou na aproximação final do pouso.
O problema estava na regulagem da agulha de lenta do nosso O.S MAX .55 AX-BE. Enfrentamos problemas ao ligar o motor na primeira vez naquele, primeiro foi o filtro que estava entupido, Alexandre descobriu o problema pela falta de combustível no carburador.
Havia uma sensível diferença de temperatura entre o último dia em que voamos e aquela data, o Alexandre, tem experiência suficiente e muita boa vontade, tentou regular a agulha de lenta, mas não conseguiu, ele foi ajustando o trim do acelerador até -120 e mesmo assim a lenta estava muito ruim e instável. O resultado foi que ficamos em uma situação em que se o acelerador do motor fosse posto alguns dentes abaixo da metade da aceleração o motor ratiava e apagava, e se acelerado um pouco a mais do meio, praticamente, ia a toda aceleração.
Ainda bem que consegui, usando uma busca aleatória em espiral, encontrar o ponto em que o motor foi ficando mais estável e com a lenta na condição normal, precisei só -16 de ajuste no trim para deixar o motor com a lenta baixa suficiente e muito estável, mas foi preciso fechar a agulha de lenta em 2,5 voltas, quer dizer, estava muito fora.
Apesar da experiência, acho que Alexandre, acostumado com os motores a metanol, sentiu muito diferença ao ajustar o etanol. Preciso conversar com ele sobre as impressões que ele teve.
Slideshow das fotografias tomadas naquele dia: