No Aero-Nova Iguaçu, que atualmente voa no CMVM (Clube Militar da Vila Militar em Deodoro/RJ) conheci Ferreirinha ex-piloto de asa delta, aeromodelista R/C e
U-control, atualmente instrutor com mais de 30 anos de experiência no hobby:
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Instrutor Ferreirinha segurando um modelinho elétrico - foto da minha coleção |
Lá ele me apresentou a seguinte lista de equipamentos básicos:
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Rádio Futaba 6 canais 2.4 GHz, Avião (Avistar) .40, Motor OS Max .40 a .55 (letra do próprio Ferreirinha) |
Essa lista é rígida, ele não muda, nem a adapta por nada. Ele prescreve esta receita de sucesso para todos os aspirantes a aeromodelistas (e são muitos, há sempre fila para voar no aero-escola dele). Ele afirma algo assim: "Você precisa de um bom equipamento. Senão não saberá se é você que não sabe voar ou é o modelo que está com problemas...".
1 - O caminho correto e seguro
Este é o OS MAX .55 BE, que comprei seguindo a lista dele:
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OS MAX 55AX-BE - Bio ethanol - R$ 557,00 numa loja do Rio de Janeiro, pesquisa realizada em 06/12/11. |
É indiscutível, um bom motor, confiável, durável, aceita bem erros na hora de amaciar. É só montar no modelo e dar partida. Por ser movido a álcool de cana é muito econômico (da para voar mais de 15 minutos e voltar com combustível no tanque, isto usando tanque normal de 260 c/c).
Eu poderia ter usado os confiáveis e já bem testados OS xxAX movidos à metanol, mas confesso que tenho medo desse combustível por ser tóxico, então recorri ao combustível mais seguro. Os de metanol custam US$ 200,00 (sem frete) na HobbyKing.com. No Brasil é um pouco caro.
2- Há outro caminho?
Até agora nenhuma novidade, não é? Usar um motor de primeira linha para não ter dores de cabeça, mas o quanto isto é uma verdade absoluta se compararmos esse motor a uma solução baixo custo como os corajosos motores ASP:
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2T - ASP S52A - US$ 76,00 (produto + frete para o Brasil) - Hobbyking.com |
a) Propaganda boca á boca
Ouvi falar desse motor pela primeira vez na pista da boca de outros aeromodelistas mais experientes do que eu. Eu acho que sempre começa assim, a inserção de um produto novo de qualidade não reconhecida e preço atrativo, alguém com alguma experiência ou muita coragem, lê ou pesquisa algo na internete, lê um
review positivo em uma revista especializada e decidi fazer um teste, compra e põe em teste o produto e começa a expor suas experiências, fazendo uma "propaganda boca à boca" do produto, todos que confiam nele ou vêem os bons resultados ficam tentados a seguir aquele caminho. Até porque qual aeromodelista que tem um motor só?
No caso dos motores ASP tenho certeza que foi assim que se deu. Muitas pessoas falando bem desse motor, realmente mostrando o desempenho do "bicinho" berrando num rassante pela pista! Ai muitas outros pessoas começaram a comprar e testar e falarem bem.
b) Relação de custo e benefício e economia versus economicidade
Com certeza no momento em decidimos adquirir um produto o preço é fator essencial, mas o preço em relação ao tempo de utilização do produto, também, é outro fator importante.
Isto é fácil de entender se o motor do nosso aeromodelo puder ser usado por vintes anos em vários aeromodelos diferentes, mesmo se custar bastante o uso prolongado fará valer a pena.
Quanto a isto, a escolha de um motor de primeira linha está bem, um motor mais caro que dure muito se paga ao longo do tempo, mas o que dizer de um motor barato como um ASP (~US$ 80,00 já com frete)? Na minha opinião poderá valer também. Um motor barato que pode durar alguns anos pode valer a pena, usando um raciocínio invertido, gastar pouco agora e depois, quando for o caso, gastar um pouco novamente. No caso, a vantagem é a diferença entre economia e economicidade.
Economicidade é termo ouvido na administração pública para demonstrar a necessidade de economizar com inteligência acima de tudo, mais que simplesmente economizar, é fazer isto com método.
Por exemplo, se alguém comprar uma impressora barata, mas de má qualidade, o tempo que perderá operando/reparando a impressora, não valerá a economia de dinheiro. Por isso afirmo que há a necessidade de usar o raciocínio frio e lógico para sopesar se a decisão de adquirir um motor barato pode ser viável como primeiro motor, ou um motor para um novo modelo.
Qual a primeira lição em aeromodelismo? "Só existem dois tipos de aeromodelos os que caíram e os que vão cair..." Então a lenha é algo quase esperado, em caso de uma lenha mais grave a possibilidade de um dano ao bloco do motor ou coisa mais grave é possível, apesar de raro, então pois, trocar tais peças, é mais caro e tão trabalhoso, como comprar outro motor barato e amaciá-lo, ai está a tal economicidade, a tal economia com método e com raciocínio, gastar pouco para gastar pouco novamente em futuro a médio prazo.
Não havendo uma lenha grave comum um motor ASP, este vai durar alguns anos em relação ao motor de primeira linha, e nada prova que os motores antigos de marca que duravam trinta anos na época dos nossos pais, ainda hoje, duraram tanto tempo assim, as fábricas de motores de primeira linha estão se mudando para a China e perdendo qualidade por uma questão econômica, porque o fabricante faria um motor que durasse para sempre? Não é melhor fazer um produto que quebre com o tempo, isto se chama obsolescência prevista.
3- Opiniões dos que testaram e aprovaram
As opiniões dos que testaram sempre é muito positiva, até um pouco exagerada, talvez haja algum aumento de percepção em relação as boas qualidades do motorzinho guerreiro. É óbvio, se você gostar de algo, tenderá a falar muito bem daquilo, dirá que é "muito bom", então com nossa sensibilidade vamos tirar o "muito" e ficar com o "bom" que este é mais certo. Não quero depreciar o motor, muito menos quem os elogia, somente quero chamar atenção para uma questão de percepção da realidade sobre as coisas que nos cercam, até entrei para o clube e comprei um também, testarei em novo modelo em um futuro próximo e com muito alegria.
Do portal
E-voo.com extrai os seguintes comentários emblemáticos:
"muito bom motor, tenho 2 os e 2 asp, sinceramente não vejo diferença!!!" (
bilibira )
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"Olá pessoal
Tenho voado meu T-34 Mentor da Radar/TWM com esse excelente motor ASP .52, com hélice APC 11x6, vela OS A8 e glow 10/18%... Ficou muito rápido!!!
O segredo deste motor é o amaciamento, depois é só ajustar a alta e ser feliz!!! Diversão garantida!!!
Tenho um OS 55AX amaciado e lubrificado na caixa e nem penso em tirá-lo de lá tão cedo....
Melhor do que ASP 2 tempos só ASP 4T. O ASP .61FS também é fantástico.
Para mim ASP é o melhor motor na avaliação de custo-benefício!!!" (
Ricardo Kruger)
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"ricardo , no meu não foi só regular a alta e ser feliz não , tambem foi preciso mexer no parafuso da lenta...
eu regulei da seguinte forma :
agulha de alta 1 volta e meia , liga o motor , acelera devagar até o fim pra limpar o motor , depois deixa na lenta por uns 10 segundos e acelera tudo de uma vez. se o motor engasgar , feche 1/4 do parafuso da lenta.... liga denovo , acelera pra limpar , deixa 10 seg na lenta , e acelera tudo , se engasgar , fexa a lenta mais um pouco. ... liga denovo , mesmo procedimento , espera 10 segundos , acelera. se morrer de forma brusca , fexou a lenta demais , abre 1/8...
quando o tempo de resposta ficar 100% , acelere e coloque o modelo a 90º , motor pra cima , e ajuste a agulha da alta (se morrer quando colocado a 90º , abra a agulha da alta.)colocado 90º , acelera , se voce ve que o motor não apita , e sai muita fumaça pelo escapamento , está afogado , fexe a agulha ( com o motor acelerado ) até apitar.
SEMPRE regule a agulha da alta com o motor pra cima , a 90º
NUNCA regule o parafuso da lenta com o motor em funcionamento
SEMPRE tenha alguem segurando o modelo pra fazer as regulagens
FICA PERFEITO. RECOMENDO." (
sylviocrazypilot)
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4- Problemas/defeitos atribuídos ao motor
Como qualquer peça de produção em massa há relatos de defeitos ou impropriedades de fábrica, são três as principais queixas:
i) Limalhas e cavados de metal deixados em várias partes dentro do motor, causam grandes danos ao motor quando dada a partida. A solução é desmontar o motor por inteiro e limpá-lo cuidadosamente, tomando o cuidado de montá-lo da mesmo forma que foi desmontado com as peças na mesma posição e alinhamento.
ii) Camisa do pistão muito justa na pasta superior do pistão causando atrito exagerado no final do curso. Isto causa dificuldades ao girar o virabrequim principalmente quando o pistão atinge aquele ponto, barulho e vibrações ao ligar o motor. Segundo relatos há praticamente um degrau, onde deveria haver uma conicidade no pistão (esta conicidade faz parte da engenharia do motor que é feito como uma espécie "defeito" na geometria do cilindro para quando as peças se ajustarem no amaciamento tudo acabe totalmente alinhado e funcionando bem). Isto se resolve enriquecendo a mistura e mandando ver no amaciamento. No vídeo abaixo o problema apesar de sério foi resolvido assim:
iii) Problemas de regulagem entre testes no chão e vôos e problemas com a regulagem na agulha de lenta. Alguns atribuíram este defeito ao fato do motor se portar um pouco diferente ao voar de quando está no solo. A solução está deixá-lo aquecer em marcha lenta e regulá-lo usando o expediente de inclinar o bico do avião para cima na vertical(a posição modifica a mistura) e ver se o motor apaga, verificando o sistema de alimentação de combustível como um todo, mangueiras de combustível, mangueira de pressão, pescador, etc. Há um relato de que a vibração exagerada causaria a desregulagem da agulha de lenta. De modo geral alguns tiveram que mexer na agulha de lenta para alcançar bons resultados.
Os links para referência:
http://200.155.12.89/forum/viewtopic.php?p=1115886
http://200.155.12.89/forum/viewtopic.php?p=1073913
http://www.hangar3d.com/index.php?option=com_fireboard&Itemid=47&func=view&id=3657&catid=9
5- Conselho se você quiser iniciar com esse motor
Acompanhando o raciocínio dos 3B (bom, bonito e barato) este valente motor é uma boa e viável escolha para motorização de um treinador baixo custo e ótimo opção para quem começa e não quer/não pode gastar muito. Mas siga um pequeno conselho: Procure alguém com experiência ou acumule conhecimento necessário através de bastante leitura, de preferência ambos, antes de tirá-lo da caixa! Minha dica é encomendá-lo na
HobbyKing.com e enquanto aguarda os 40 dias para a entrega (e a demora dos nossos Correios) procurar ajuda e ler muito sobre o assunto.
6- Manual de amaciamento
O
E-voo.com maior portal de aeromodelismo elétrico do Brasil, também, é manancial de conhecimentos para nós do glow, no link abaixo há um manual simples em português de um motor com as mesmas caraterísticas do ASP:
Manual de amacimento do motor ASP 2T 52A
Leiam isto, vai ajudá-los. Quanto a isto um motor de primeira linha não fará melhor, para amaciar o meu (OS MAX 55AX-BE) tentei usar as instruções manual em português e simplesmente o motor não funcionava e nem funcionaria com a regulagem indicada lá, o problema é que os motores a etanol são mal lubrificados e têm que funcionar um pouco gordos naturalmente em comparação aos de metanol, amaciando com a mistura muito gorda (rica) e a mistura indicada como ideal no manual era por demais pobre.
7- Dúvidas, peculiaridades e vendas
Algo bem simples com referências ao motores ASP é que são vendidos dois tipos de cada cubagem (dois .52 e dois .61), um com e outro sem a agulha de alta acoplada ao carburador. Não há diferença no desempenho apreciável, somente a peça é separada para ser acoplada na carenagem e no outro não.
Esses motores costuram chegar juntos na distribuidora da loja virtual da
HobbyKing.com e costumam acabar logo, o suprimento é abastecido a cada duas semanas e devem ser encomendados logo, então peçam que a loja que avise por email, é lógico se optarem comprar naquela loja virtual.
No Brasil em rápida pesquisa vi o motor 52 sendo vendido a preços entre R$190,00 à R$ 280,00 (pesquisa 06/12/2011).
Conclusão - Os motores ASP não bons, bonitos e baratos, mas não são perfeitos
Estes motores parecem ser feitos com materiais de excelentes qualidades e excelente engenharia, não deve nada aos motores de primeira linha, tenho certeza que o "gargalo" esta no controle de qualidade, não é incomum que os motores virem com cavacos de metal até no cilindro, obrigando todos os felizes proprietários a desmontarem os motores para fazer uma boa inspeção.
São mais difíceis de amaciar e dependem muito de um bom processo de amaciamento para terem um excelente desempenho, ponto que todos destacam como muito positivo nesse motor.
Tido isto, o motor possui mais virtudes do que defeitos.