Pesquisar neste blog

domingo, 25 de março de 2012

Visita ao Aero-Xerém em 24/03/2012

Numa manhã aparentemente chuvosa, eu e Alcimar fomos ao Aero-Xerém. Para nossa felicidade quando chegamos no clube não estava chovendo e até abriu um sol muito bonito, passamos um dia muito tranquilo.


Corsair elétrico da Hobbyking.com

Este pequeno modelo da Hobbyking.com chamou muito a atenção de todos no clube, além de muito bonito, o pequenino voa bem, conforme pode-se ver no vídeo abaixo:

Outro destaque foi este maravilhoso P-51 Mustang:



Mais algumas fotos interessantes:
Caveirão do Gilvan com nova entelagem
Piper J-3 Cub - belo modelo
Piper J-3 Cub - no momento do toque na pista



domingo, 18 de março de 2012

Lindos vídeos FPV HD

Dois aeromodelistas que respeito muito Antônio Lázaro e Alexandre Lopes, cujos canais sigo no Youtube, entraram no mundo FPV, acrônimo de first person view ou visão em primeira pessoa.
Multiplex - aeromodelo típico para voo FPV

Comecei a me interessar mais pelo assunto, que é complexo e requer muita pesquisa pelos múltiplos recursos, equipamentos, marcas, qualidade e preços disponíveis.

O que achei bastante interessante é o fato do sistema ser modular, quer dizer, é possível substituir/trocar parte um equipamento por outro melhor e acrescentar novas funções. Por exemplo, dá para trocar a câmera, que pode ser substituída por outra de alta definição e melhores características óticas. 

Inclusive, dos vários recursos disponíveis o que mais me interessou foi exatamente isto, filmagem em alta resolução.

Por fiz um seleção de vídeos HD de vôos em FPV:

Black Goat FPV Team - Praia da Macumba - Grupo de FPV que encontrei no Site de Integração dos Aeromodelistas do Rio de Janeiro, usando uma câmera  GoPro foi tomado este belo vídeo, quem já viu um vídeo FPV comum saberá a diferença em termos de qualidade de vídeo.



Vídeo das Everglades - usando um tricóptero são feitas tomadas estonteantes dos pântanos, crocodilos e até um tigre. Será aonde eles arrumaram um tigre?!

Quadricoptero FPV HD - frame com rotores, câmera Go Pro e antena de transmissão do vídeo
Eu sei que este é quadricoptero e não um tricoptero, mas o princípio é o mesmo, a câmera (dá para vê-la embaixo do frame) capta a imagem e transmite em tempo real para o piloto através da antena de transmissão (dá para vê-la pendurada no lado direito).


Vídeo tomado na Prainha



Vídeo tomado no Pontal do Recreio - o vídeo foi tomada por uma câmera Aiptek HD 1.


Lindo vídeo tomado nas praias brasileiras - observe que em algumas partes (são vários vídeos editados) dá para ver em funcionamento o sistema Head Tracking, que faz a câmera girar acompanhando o movimento da cabeça, usando um óculos especial para mostrar o vídeo e servir de controle para o movimento da câmera, que no modelo fica montada em suporte móvel (pan/tilt).